Artigo

Duas questões de Macroeconomia da CESGRANRIO

Olá prezados amigos(as)!!

Tendo em vista o lançamento do edital do BNDES, é hora de começarmos a praticar as questões de macroeconomia da CESGRANRIO.

Começaremos resolvendo duas questões de estilos semelhantes sobre Balanço de Pagamentos presentes nas últimas provas da CESGRANRIO.

Resolveremos agora a primeira questão, a segunda ficará como questão proposta para que vocês possam praticar um pouco mais, na sexta-feira publico sua resolução. Combinado?

Vamos lá!

1. (CESGRANRIO – ECONOMISTA/ELETROBRÁS 2010) A conta corrente do balanço de pagamentos de um país está superavitária quando ocorre uma redução no pagamento de juros e dividendos para o exterior. Em consequência,

A) aumenta o superávit em conta corrente.
B) aumenta a entrada líquida de capitais externos.
C) há uma queda nas reservas de divisas internacionais
dos residentes do país.
D) há uma desvalorização cambial da moeda do país.
E) não se altera o superávit em conta corrente.

Observem que a questão nos apresenta dois momentos do balanço de pagamentos: no primeiro a conta corrente do balanço de pagamentos de um país é superavitária, no segundo ocorre uma redução no pagamento de juros e dividendos ao exterior. A questão nos pede o efeito que essa redução no pagamento de juros e dividendos causa a conta corrente de balanço de pagamentos.

Lembrem-se, o saldo da conta-corrente do balanço de pagamentos (ou saldo de transações correntes) nos dá o valor total líquido de divisas que entraram ou saíram do país em transações envolvendo mercadorias, remunerações de serviços e transferências unilaterais (doações). Se o saldo for superavitário, significa que essas transações resultaram em entrada de divisas no país (poupança externa negativa), se for deficitário, resultaram em saída de divisas (poupança externa positiva).

Matematicamente:

Saldo da conta-corrente do balanço de pagamento (TC) = Balança Comercial (BC) + Balança de Serviço (BS) + Transferências Unilaterais (TU)

Lembrem-se, o pagamento de juros e dividendos para o exterior (remuneração do fator de produção capital) é uma operação que reduz a Balança de Serviços (BS) já que envia divisas para fora do país.

Ora, se houve uma redução no pagamento de juros e dividendos para o exterior também houve uma diminuição do envio de divisas para fora do país. Percebam, se a conta corrente do balanço de pagamentos já era superavitária antes dessa redução no pagamento de juros e dividendos, após a redução ela passará a ser ainda mais superavitária.

A resposta é a alternativa A.

Se você tem dificuldades em fazer a análise desta maneira, sugiro que atribua valores a questão como faremos a seguir.
Aproveitaremos para dar uma olhada na estrutura antiga do balanço de pagamentos (bastante cobrada em provas) e nas contabilizações.

Suponha que no primeiro momento só existiram duas operações: um pagamento de 20, relativo a juros e dividendos para o exterior, e uma exportação no valor de 120. Observem que colocamos uma operação de exportação no valor de 120 para que o saldo TC fosse superavitário como nos fala a questão (poderia ser qualquer outro lançamento que acarretasse no superávit de TC). Segue a contabilização dessas operações no balanço de pagamento (os itens da estrutura do balanço de pagamento estão enumerados de 1 a 8 e as contabilizações estão registradas com as letras A e B):

1) BALANÇA COMERCIAL (BC)
(A): +120 (Exportação de mercadorias à gera entrada de divisas)

 

BC = + 120
(Superávit da balança comercial)


2) BALANÇA DE SERVIÇOS (BS)
(B): – 20 (Pagamento de juros e dividendos ao exterior à gera saída de divisas)

 

BC = -20
(Déficit na balança de serviços)


3) TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS (TU)

 

TU = 0


4) SALDO EM CONTA CORRENTE (TC = BC + BS + TU)

 

TC = + 100
(Superávit em transações corrente)


5) BALANÇO DE CAPITAIS AUTÔNOMOS (Ka)

 

Ka = 0


6) ERROS E OMISSÕES (EO)

 

EO = 0


7) SALDO TOTAL DO BALANÇO DE PAGAMENTOS  (BP = TC + Ka + EO)

 

BP = +100
(Superávit do balanço de pagamentos)


8) BALANÇO DE CAPITAIS COMPENSATÓRIOS (Kc)
(A): -120 (Entrada de divisas decorrente das exportações)
(B): +20 (Saída de divisas para pagamento de juros e dividendos)

 

Kc = -100


No segundo momento houve apenas uma diminuição do pagamento de juros e dividendos ao exterior, passando de 20 para 15, tudo mais fica constante. Segue a alteração no balanço de pagamentos:

1) BALANÇA COMERCIAL (BC)
(A): +120 (Exportação de mercadorias à gera entrada de divisas)

 

BC = + 120
(Superávit da balança comercial)


2) BALANÇA DE SERVIÇOS (BS)
(B): – 15 (Pagamento de juros e dividendos ao exterior à gera saída de divisas)

 

BS = -15
(Déficit na balança de serviços)


3) TRANSFERÊNCIAS UNILATERAIS (TU)

 

TU = 0


4) SALDO EM CONTA CORRENTE (TC = BC + BS + TU)

 

TC = +105
(Superávit em transações correntes)


5) BALANÇO DE CAPITAIS AUTÔNOMOS (Ka)

 

Ka = 0


6) ERROS E OMISSÕES (EO)

 

EO = 0


7) SALDO TOTAL DO BALANÇO DE PAGAMENTOS (BP = TC + Ka + EO)

 

BP = +105
(Superávit do balanço de pagamentos


8) BALANÇO DE CAPITAIS COMPENSATÓRIOS (Kc)
(A): -120 (Entrada de reservas decorrente das exportações)
(B): +15 (Saída de reservas para pagamento de juros e dividendos)

 

Kc = -105


Observem que a redução do pagamento dos juros e dividendos ocasionou um aumento no superávit da conta corrente da balanço de pagamentos, passando 100 para 105.

Aproveitemos para analisar as demais alternativas.

A alternativa B afirma que a redução do pagamento dos juros e dividendos ao exterior aumenta a entrada líquida de capitais externos. Observem que não houve aumento de entrada líquida de capitais externos, mas sim uma redução líquida da saída de capitais externos.

A alternativa C afirma que a redução do pagamento dos juros e dividendos ao exterior gera uma queda nas reservas de divisas internacionais. Ora, a redução do pagamento dos juros e dividendos significa que menos divisas saíram do país, assim, há um aumento nas reservas de divisas internacionais.

A alternativa D afirma que a redução do pagamento dos juros e dividendos ao exterior gera uma desvalorização cambial da moeda do país. Vimos que a redução do pagamento dos juros e dividendos acarreta uma menor saída de divisas do país e, consequentemente, uma maior oferta da moeda estrangeira. Lembrem-se, o aumento da oferta de moeda estrangeira significa a diminuição do valor (preço) da divisa, que é o mesmo que uma valorização da moeda nacional.

A alternativa E afirma que não há alteração no superávit em conta corrente. Observamos que houve um aumento no superávit em conta corrente.

Terminamos a primeira questão!

Deixo com vocês a segunda. Na sexta-feira trago a resolução!

2.(CESGRANRIO – ECONOMISTA JÚNIOR/PETROBRÁS 2010) Quando há um superávit em conta corrente no balanço de pagamentos, em um determinado período, isso significa que, nesse período, necessariamente, o(a)

A) valor das exportações de bens suplantou o das importações.
B) pagamento de juros para o exterior foi reduzido.
C) entrada líquida de capitais financeiros externos foi positiva.
D) reserva de divisas internacionais aumentou.
E) poupança externa foi negativa.

Resposta: E

Abraço!

Prof. Eduardo Moura
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.