Jurídico

Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal.

Seja muito bem-vindo (a), caro (a) leitor (a)! Na postagem de hoje, trouxemos algumas dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal ao mesmo tempo!

Se preparar para um concurso por vezes já pode ser um grande desafio, imagina quando aparece mais de uma oportunidade de carreira que você faz gosto, e então se vê dentro da grande batalha de estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo?

Muita calma, porque vamos hoje te ajudar neste propósito!

Já ficou interessado né? Então bora, vem com a gente, rola o mouse!

Introdução – Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal.

Não é segredo que passar em um concurso público pode concretizar o grande sonho da maioria dos brasileiros de estabilidade financeira.

É por isso que ultimamente os concursos andam tão disputados, pois a remuneração sempre é satisfatória, podendo ultrapassar positivamente as perspectivas do concurseiro.

Se preparar para fazer as fases do concurso pode ser uma verdadeira odisseia, uma vez que, a maioria do povo brasileiro tem uma rotina árdua de trabalho, estudos, cuidados familiares, restando muito pouco para o lazer do dia a dia, que por vezes, é esse pequeno tempo de lazer que “sobra” que é utilizado para o estudos para os concursos públicos.

Não há um tempo certo de preparação, pois será adequado de acordo com a rotina e tempo disponível de cada estudante, entretanto, alguns professores costumam dizer que precisa-se em média 3 (anos) de preparo e estudos para ser viável participar de um concurso.

Esse tempo porque, embora você possa adquirir conhecimento o suficiente para passar nas fases do concurso em menos tempo, as especializações e títulos levam algum tempo para se conseguir, e serão cobrados na fase de prova de títulos, a qual é recomendável providenciar antes de fazer o concurso, pois sua classificação final pode depender desses títulos!

Só nesse ano (2023), o governo federal anunciou 4,4 mil vagas em concursos públicos, algo muito esperado pelos concurseiros, e que foi muito bem-vindo!

Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação, disse que ao todo poderão alcançar 4.436 (quatro mil e quatrocentos e trinta e seis) vagas, para preenchimento dos quadros de 20 (vinte) órgãos federais, e ainda, podendo ao todo chegar a 8 (oito) mil vagas disponíveis até o próximo ano!

Já pensou quanta oportunidade de estabilidade na sua carreira?

Com base nessas novas possibilidades, preparamos um guia especial para você, que vai lhe ajudar não só a estudar para apenas um concurso, mas para vários ao mesmo tempo, aumentando suas chances de consolidação na carreira desejada!

Mas você sabe como são os exames?

Como funcionam os exames – Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal.

Os exames podem ter mais de uma fase, ou apenas uma, isso dependerá da banca organizadora.

Poderá ter fases inteiras focadas em questões de múltipla escolha, e outras focadas inteiramente em questões discursivas.

As questões costumam abranger os conhecimentos gerais, como por exemplo: Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico e as legislações que regulamentam as atividades do órgão público para qual aquele concurso foi criado.

Ainda, atualmente, vem se cobrando bastante a prova de títulos, que consiste em uma fase onde o candidato após ter passado pelas fases do concurso de questões objetivas e discursivas, tem que demonstrar seus aprofundamentos nos estudos, ou seja, o quão qualificado é para preencher aquela vaga, desta forma, cabe dizer aqui, cada especialização, como por exemplo mestrados, doutorados, pós-graduações, livros e artigos publicados, etc… são contabilizadas como títulos, e aqueles que possuírem mais e com melhor qualidade, vão recebendo pontos e se classificando em posições melhores.

Também pode o examinado passar pela fase que avalia a condição física e mental, os chamados exames psicotécnicos, que podem possuir testes físicos, esses últimos podem ser vistos com mais frequência em profissões que envolve uma atividade física em destaque, como por exemplo, um policial. 

Mas tudo isso pode ser verificado no edital de cada concurso, este descreverá inclusive as matérias bases em que você deve focar seus estudos, e aqui pode estar escondido o segredo de estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo, Mas vejamos melhor adiante!

Como conciliar os estudos para mais de um concurso? Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal

Já sabemos que é necessário ler e compreender o que o edital prevê sobre o concurso que você escolheu para prestar, para verificar as matérias e a forma que serão cobradas durante o concurso.

Também pode ser interessante analisar os concursos anteriores dessas áreas, para verificar como a banca cobra os assuntos nas questões.

Neste sentido, uma das sacadas mais inteligentes, pode ser: estudar uma matéria base aplicada/cobrada por vários concursos, do que focar em uma específica que será aplicado apenas em um exame!

Estar atento ao tempo que sobra da sua rotina também é importante, considere o tempo despendido para trabalhar, estudar e lazer, ida e volta de cada lugar. Adapte o estudo conforme sua realidade, nem sempre o jeito que alguém estuda será o melhor para você.

Uma boa opção para quem depende muito de transporte e perde tempo no deslocamento entre casa e trabalho/estudo, é estudar a matéria durante esse tempo! Se você dirige, os podcasts são a melhor opção, todavia, se você usa transportes, você pode escolher ler e assistir vídeo aulas.

            Por isso a opção de aprender matérias aplicáveis a mais de um concurso, utilizando esses períodos que em tese antes você estava perdendo. Veja, se você aplica seus estudos em muitas matérias ao mesmo tempo vai gerar um tempo muito grande no estudo de cada matéria, quase impossível ver tudo durante esses períodos de transporte por exemplo.

Estude o essencial e mais cobrado, é importante estudar todas as matérias ao mesmo tempo para estabelecer conexões interdisciplinares, mas estude aquelas aplicáveis a mais de um concurso.

O Cebraspe no seu site oficial, traz as provas de concursos recentes, em estilo de múltipla escolha, o qual você pode usar para estudar e aprende como a banca organizadora vai cobrar essas matérias.

Esse foco em matérias que se conversam entre vários concursos não exclui o estudo totalmente das matérias específicas! Você pode e deve estuda-las também, aqui trazemos apenas o que deve ser priorizado em primeiro momento, para pessoas que tem pouco tempo e querem prestar mais de um concurso a mesmo tempo, mas, se você possuir outros momentos do dia, o qual pode destinar também aos estudos, aí você destaca eles para as matérias específicas.

Cursos preparatórios, estudos com bastante antecedência à data do exame, conhecer sua melhor forma de absorver conteúdo, se videoaula, se lendo, se resolvendo questões, fazer pausas estratégicas para recuperar a eficiência mental, é importante o descanso, sem ele seu rendimento pode cair muito, isso já foi diversas vezes comprovado por estudiosos, e por últimos, mas não menos importante, sempre observe o local que você está estudando e pergunte-se: Será que este é o local correto? Tranquilo e acolhedor para estudar? É indispensável um local calmo e tranquilo para estudar, e nesse local sempre deixe a seu alcance todo o material necessário para o seu estudo: notebook, canetas, papéis, cadernos, livros, textos, fones de ouvido, lanches estimulantes, água para manter-se hidratado, etc.

As vantagens da carreira pública – Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal.

Os benefícios podem variar conforme o cargo, mas é indiscutível quando comparado com os cargos de iniciativa privada.

Na área pública, você pode gozar de estabilidade no emprego, que significa, que após certo período no cargo, você cria uma imunidade contra dispensas/despedidas.

Os subsídios/remuneração, bem como os benefícios oferecidos como recompensa pelo trabalho prestado são bem atrativos, os salários costumam ser maiores que nas empregadoras privadas.

Em muitos cargos federais são ofertados possibilidade de capacitação, ao qual o servidor terá direito de tirar 3 meses remunerados para isto, a cada 5 anos. 

Conclusão – Dicas de estudo para prestar mais de um concurso público federal.

É um verdadeiro desafio prestar mais de um concurso ao mesmo tempo.

Mas não desanime caro (a) amigo (a)! Pois é possível, porque como vimos hoje, o segredo maior está na organização de tempo e material de estudo, além de saber no que focar na hora de estudar!

Esperamos que tenha sido útil para você. Continue pesquisando com a gente, e nos vemos na próxima!

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

REFERÊNCIAS.

https://www.unibf.com.br/novidades/dicas/5-dicas-para-quem-vai-prestar-concurso-publico-em-outra-cidade

https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/06/16/governo-anuncia-vagas-em-concursos-publicos.ghtml#1

https://www.cebraspe.org.br/concursos/

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/02/26/concurso-ibgecenso-2021-veja-dicas-de-estudo-para-as-provas-de-recenseador.ghtml

https://blog.estacio.br/futuro-profissional/prestar-concurso-publico/

https://blog.estacio.br/futuro-profissional/prestar-concurso-publico/

https://revistaforum.com.br/economia/2023/8/7/vai-prestar-concurso-saiba-como-se-preparar-para-as-mais-de-oito-mil-vagas-disponiveis-141795.html

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/concursos-publicos-confira-5-dicas-de-estudo-para-ser-aprovado-em-2023

Coordenação

Posts recentes

Edital do concurso TJ RR será publicado amanhã (18/6)

Prepare o seu coração! Amanhã será lançado mais um edital da carreira de Tribunais! É…

28 minutos atrás

Fontes de recursos para o TCE PA

O Tribunal de Contas do estado do Pará está com concurso aberto, são várias oportunidades…

37 minutos atrás

Anexo de Metas Fiscais da LDO

Anexo de Metas Fiscais da LDO

37 minutos atrás

Concurso SME São Joaquim de Bicas: inscrições abertas!

O edital do concurso SME São Joaquim de Bicas está com as inscrições abertas! Conforme…

37 minutos atrás

Concurso Concórdia SC: 47 vagas e iniciais de até R$ 23 mil!

Gabaritos divulgados! Foram publicados os gabaritos das provas de concurso da Prefeitura de Concórdia, em…

2 horas atrás

Salários atrativos? Veja os do concurso TCE AC!

Está na praça mais um ótimo edital na área de controle! Estamos falando do concurso…

2 horas atrás