ENTREVISTA: Thaisa Ribeiro - Aprovada no XXVIII Exame da OAB

Entrevista:

ENTREVISTA: Thaisa Ribeiro – Aprovada no XXVIII Exame da OAB

“Eu diria para dar o seu melhor. Se você se propôs a fazer algo, faça com todo seu coração e toda sua dedicação que os resultados virão. Mas como nada cai do céu, ESTUDE como se não houvesse amanhã, e você vai ver que o resultado desse estudo todo é MARAVILHOSO. Eu sempre achei que eu não era boa o suficiente, que não era inteligente o suficiente e falei com Deus: Se eu for aprovada na 2ª fase, terei a certeza de que posso fazer o que eu quiser e chegar onde quiser, e a resposta dele foi essa: Aprovada com 9,3!!!!!”

Confira nossa entrevista com Thaisa Ribeiro, aprovada no XXVIII Exame da OAB:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?

Thaisa Ribeiro: Eu me chamo Thaisa Matos Ribeiro, 22 anos, Araruama – RJ. Ainda não concluí a graduação, estou no 9º período.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Thaisa: Eu faço faculdade no turno da manhã, faço estágio na Vara de Família da Defensoria Pública na parte da tarde (6 horas por dia), e aos finais de semana vou para as competições de três tambores.

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Thaisa: Essa foi a primeira vez que prestei o exame de ordem, e para a 1ª fase também estudei com o Estratégia.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?

Thaisa: Quando vi que fui aprovada, estava na aula de Prática Trabalhista na faculdade. Meu coração já estava disparado e eu não conseguia procurar meu nome, minha amiga que achou. Eu chorava, tremia e nem acreditava, rs. Liguei para os meus pais na mesma hora.

Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Thaisa: Boa parte dos meus amigos também foram aprovados. Creio que o meu diferencial tenha sido minha dedicação e meu foco. Tudo que me proponho a fazer, dou o meu melhor. Eu assisti todas as aulas, revisões, fiz todas as peças e simulados, isso me ajudou bastante a conhecer a banca.

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Thaisa: A minha vida social ficou bem dividida, vez que já é conturbada por tantas atribuições, mas abri mão de certas coisas sim. Nos finais de semana, eu ficava no quarto estudando enquanto meus pais, namorado, meus sogros, minha família estavam na piscina, fazendo churrasco. Mas, tenho certeza que tudo valeu a pena.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Thaisa: Usei o material inteiro do Estratégia, PDFs, videoaulas e simulados. A vantagem da videoaula é que me prende mais, por ser algo menos monótono. O PDF disponibilizado foi de suma importância, visto que ajudava demais na compreensão e tinham detalhes que fizeram muita diferença na prova. O grupo no WhatsApp que o professor criou também ajudou muito, pois conseguíamos tirar nossas dúvidas com ele e com os colegas.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?

Thaisa: Conheci o Estratégia por uma amiga que já tinha estudado para OAB.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Thaisa: Eu me programei para estudar, pelo menos, 4 horas diárias com foco total, que era o horário que eu tinha ao chegar em casa. Mas na última semana, eu faltei a faculdade, foquei apenas na OAB e consegui fazer uma super revisão. Obviamente o fato de já estagiar há mais de 2 anos me ajudou com as estruturas das peças, mas a dedicação que me fez chegar onde cheguei.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Thaisa: Nos estudos eu percebi que temos mais afinidade com certos assuntos. Na parte das contribuições federais (PIS, PASEP, COFINS) eu fiquei meio desesperada porque não entrava muito na minha cabeça, por ser algo bem abstrato para mim. Mas, fui tirando dúvidas, fazendo exercícios e fiquei tranquila para a prova.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Thaisa: Na reta final eu foquei na prática 100% e tirei 2 dias inteiros para revisão. O que mais me preocupava era a peça, e como eu tenho uma memória muito boa, eu consegui aprender e gravar todas as estruturas das peças estudadas, o que também me tranquilizou bastante. O professor também ajudou demais na reta final com as revisões e com as conversas de sempre, ele é muito gentil.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Thaisa: É bem particular esse posicionamento, mas eu sou daquelas que estuda até o último minuto. Estudei intensamente a semana inteira e parei no sábado à noite. Eu não faria a prova tranquila se não tivesse estudado dessa forma.

Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?

Thaisa: Optei por Direito Tributário, por ser a matéria que eu mais me identificava e por ter visto há pouco tempo na faculdade.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Thaisa: Acho que o erro foi não ter me dedicado um pouco mais pela minha rotina corrida. E o acerto foi o meu total comprometimento para a prova.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Thaisa: O medo de falhar, de me decepcionar e decepcionar meus pais foi a parte mais difícil. O cansaço na reta final também vai tirando nossas energias e esperanças. Não é fácil, mas não é impossível. Toda vez que eu cansava, achava que era impossível e que seria muito difícil, eu lembrava de uma frase: O impossível é dividido em várias partes possíveis, e seguia o meu estudo. Por vezes também parei 10 minutinhos para descansar a mente que já estava estufada de tanta coisa.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Thaisa: Eu diria para dar o seu melhor. Se você se propôs a fazer algo, faça com todo seu coração e toda sua dedicação que os resultados virão. Mas como nada cai do céu, ESTUDE como se não houvesse amanhã, e você vai ver que o resultado desse estudo todo é MARAVILHOSO. Eu sempre achei que eu não era boa o suficiente, que não era inteligente o suficiente e falei com Deus: Se eu for aprovada na 2ª fase, terei a certeza de que posso fazer o que eu quiser e chegar onde quiser, e a resposta dele foi essa: Aprovada com 9,3!!!!!

Agradeço de coração ao mestre Rodrigo Martins por todo conteúdo exemplar passado para nós, por todo suporte e atenção.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x