ENTREVISTA: Salvador Neto - Aprovado no concurso ISS Campinas no cargo de Auditor Fiscal

Entrevista:

ENTREVISTA: Salvador Neto – Aprovado no concurso ISS Campinas no cargo de Auditor Fiscal

“Assinem o Estratégia e sigam as trilhas estratégicas. Não perca tempo planejando seus estudos, siga a trilha que você terá uma boa noção de como estudar para concursos até que fará as suas próprias trilhas. Faça muitos exercícios e estude apenas a teoria que você realmente não sabe. Seja disciplinado, sua hora vai chegar!”

Confira nossa entrevista com Salvador Neto, aprovado no concurso ISS Campinas no cargo de Auditor Fiscal:

Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é? 

Salvador Neto: Sou formado em Contabilidade e estou me formando em Direito neste ano. Tenho 30 anos e moro em São Paulo.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Salvador: A minha paixão pelos estudos. Vi nos concursos a oportunidade de ter uma carreira estável, altos salários e fazer o que amo que é estudar.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Salvador: Sempre trabalhei e estudei. Durante a minha faculdade de Direito ainda tinha que me preocupar em estudar para concursos e com o trabalho. Trabalho seis horas no Banco do Brasil e assim podia ter um tempo disponível para me dedicar aos estudos. No fim de semana eu estudava quase que o dia inteiro para compensar a minha rotina atribulada durante a semana. Organizei bem o meu dia para estudar de 2 a 3 horas durante a semana e 8 horas no sábado e domingo.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Salvador: Fui aprovado no ISS Guarulhos em 7º lugar na lista especial de deficiente e tenho poucas chances de ser chamado. Fui aprovado aos 19 anos no Banco do Brasil e tomei posse aos 21 anos. Fiz carreira no banco e juntei dinheiro para focar nos concursos.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Salvador: Eu não acreditava, achava que tinha um erro na lista de classificação. Achei que era um sonho em que eu acordaria a qualquer momento. A ficha ainda não caiu. Acho que vou realmente perceber o tamanho da conquista na posse.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Salvador: Não abri mão de toda minha vida social, mas tive que reduzir muita coisa. Eu saía muito pouco com os amigos para poder dar mais atenção para minha família e minha namorada. Minha namorada morava em Curitiba e essa distância me ajudou. Não fiz exercícios físicos porque não tinha tempo, mas aconselho. Minha rotina era trabalho, estudo e concurso basicamente.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma? 

Salvador: Eu namoro e morava com meus pais. Como fiz carreira no banco e já estava lá há muito tempo, juntei dinheiro durante a preparação, comprei meu apartamento e comecei a morar sozinho. Foi muito bom porque tinha meu espaço para estudar. Minha família sempre me apoiou de todas as formas com muito carinho e amor. Eles sempre me levantavam quando eu desanimava.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Salvador: Vale a pena fazer concursos da mesma área que você pretende se aposentar. Nunca fuja do seu foco e nunca se prenda a um concurso muito específico. Já não sai concurso da Receita Federal desde 2014 e saíram vários concursos da área fiscal. O importante é fazer o que gosta, ganhar bem e estar perto da família. Não prestava concursos para muito longe da minha família, que é a base de tudo na minha vida.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? 

Salvador: Estudo para concursos desde 2013 e foquei na área fiscal há cerca de 1 ano.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Salvador: Só estudava com edital, porque eu não conseguia manter o foco quando não tinha. Estudei para o ICMS SC, ICMS RS, ISS Guarulhos e ISS Campinas. Antes de sair o resultado de Campinas estava estudando para o TCM SP, que também pode sair edital. Logo, não consigo estudar para um concurso sem previsão.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? 

Salvador: Conheci em 2013 e fiquei pasmo com a qualidade do material e a velocidade que as aulas eram postadas.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Salvador: Usei basicamente aulas em PDF e resolução de exercícios. Eu utilizava os resumos e mapas mentais do Estratégia para revisar e também praticava fazendo os simulados.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Salvador: Estudava por ciclos e as matérias que tinha mais dificuldade eu lia o PDF inteiro e as matérias que tinha mais facilidade apenas fazia exercícios. Não fazia resumos, não via videoaulas e não grifava o texto. Focava em exercícios e simulados constantemente. Comecei o ciclo com as matérias mais básicas da área fiscal e ia incluindo as matérias específicas de cada concurso que prestava. Estudava 25 horas por semana.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Salvador: Tinha muita dificuldade em TI e nesse caso tive que recorrer à videoaula.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Salvador: Foi dia de estudo até entrar na sala da prova. Revisava o material constantemente. Tirei férias 3 semanas antes da prova. Foi muito estressante, mas só revisava, não procurava aprender nada.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Salvador: Assistir a muitas videoaulas e fazer resumos foram meus maiores erros. Meus principais acertos foram fazer exercícios, revisões por meio dos resumos e mapas mentais prontos do Estratégia e fazer muitos simulados.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Salvador: Cheguei a pensar em desistir e desisti por alguns anos. Fiz a faculdade de Direito para continuar estudando, o que eu amo fazer. Conheci na minha sala um Auditor Fiscal que também é deficiente e se tornou meu melhor amigo. Se não fosse ele, eu não acreditaria que era possível.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação? 

Salvador: Passar em um concurso grande para mostrar para meus filhos que se o pai deles conseguiu fazer algo tão difícil com um problema na visão, eles podem fazer o que eles quiserem.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Salvador: Assinem o Estratégia e sigam as trilhas estratégicas. Não perca tempo planejando seus estudos, siga a trilha que você terá uma boa noção de como estudar para concursos até que fará as suas próprias trilhas. Faça muitos exercícios e estude apenas a teoria que você realmente não sabe. Seja disciplinado, sua hora vai chegar!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • TRF 4a Região - 2019 14 alunos do Estratégia ficaram em 1º lugar, em suas respectivas regiões
  • Tribunal de Justiça-PR 2019 Dos 10 primeiros colocados, 7 foram nossos alunos
  • Agente da Polícia Federal 2018 Dos 180 aprovados, 113 foram nossos alunos
  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos