ENTREVISTA: Roberta Tavares de Oliveira - Aprovada no XXVII Exame da OAB

Entrevista:

ENTREVISTA: Roberta Tavares de Oliveira – Aprovada no XXVII Exame da OAB

“Eu aconselho a acreditar em si mesmo, a não ter dúvidas. Acreditem em seus potenciais, nada é impossível. Tudo que é feito com dedicação, disciplina, esforço e renúncia nos levará consequentemente ao resultado. O Exame da Ordem não é maior que o seu potencial. Dedique-se, persista, nunca deixe ninguém lhe desviar do seu objetivo, seja forte e você conseguirá a tão sonhada aprovação!”

Confira nossa entrevista com Roberta Tavares de Oliveira, aprovada no XXVII exame da OAB:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você. Qual sua idade? De onde você é?  

Roberta Tavares de Oliveira: Meu nome é Roberta Tavares de Oliveira, tenho 27 anos e nasci em Niterói/RJ, mas quando eu fiz 2 anos de idade, meus pais se mudaram para Além Paraíba/ MG, uma cidade pequena que fica localizada no interior de Minas Gerais, passei a maior parte da minha vida nessa cidade, depois, no ano de 2017 nos mudamos para Sapucaia / RJ, onde resido atualmente.

Estratégia: Já concluiu sua graduação?

Roberta: Sim, conclui no mês de dezembro de 2017.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Roberta: Quando eu estava estudando para o Exame da Ordem eu não trabalhava, eu me dediquei totalmente aos estudos.

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Roberta: Foi a segunda vez que fiz o Exame da Ordem. A primeira foi no XXV exame e fui reprovada na primeira fase, então comecei a levar os estudos mais a sério, fiz o XXVII e consegui a sonhada aprovação.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?

Roberta: Foi a melhor sensação que já senti na minha vida, nunca tinha sentido nada igual, foi uma alegria contagiante, mas eu não conseguia expressar, eu senti um silêncio dentro de mim, fiquei olhando várias vezes o resultado para sentir aquela sensação de novo, para mim foi um sonho realizado, fiquei mais feliz porque pude fazer meus pais felizes, eles torceram muito por mim durante toda a minha preparação, sempre me apoiaram. Eu sou de uma família muito humilde, e eu só pensava em como minha vida mudaria e principalmente a dos meus pais, eu só pensava neles, só queria ver o sorriso no rosto dos meus pais, e hoje sou a primeira advogada da família, me sinto muito feliz e agradeço a Deus por poder mudar a história da minha família, pois sei que meus familiares poderão se inspirar em mim, eu me sinto a pessoa mais feliz desse mundo!

Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Roberta: Eu não sei muito sobre meus colegas da faculdade, porque eu me mudei de cidade e acabei ficando muito afastada deles. O diferencial foi acreditar no meu potencial, ter um bom material de estudo e disciplina.

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Roberta: Durante a minha preparação não tive muito convívio social, quase não saía, só saía de casa se fosse para fazer algo muito urgente. Bom, no meu caso foi diferente, eu estava me preparando para casar, a prova da 1ª fase era no dia 18 de Novembro e meu casamento era no dia 30 de Novembro, mas deixei os preparativos do casamento nas mãos dos meus pais e nas mãos do meu esposo, meu foco foi a prova, foi difícil porque tinha coisas que somente eu poderia fazer e decidir, mas permaneci firme.

Na fase de preparação eu acordava cedo todos os dias e começava estudar, tomava café, voltava a estudar e continuava na parte da tarde, eu estudava praticamente quase 8 horas por dia. Na preparação para a 2ª fase eu estava recém-casada, não tive lua de mel, continuei firme, abri mão de tudo, ficava só estudando trancada dentro do meu quarto, foi uma luta que valeu a pena!

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Roberta: Na 1ª fase, eu comecei a fazer exercícios, muitos exercícios, resolvi questões de provas anteriores, assisti à semana da aprovação no canal do YouTube do Estratégia OAB, assisti a todas as transmissões das aulas gratuitas no canal do YouTube e fazia questões, li a lei seca, li mais de 3 vezes o Estatuto da OAB, o Código de Ética e o Regulamento Geral. Na 2ª fase eu adquiri o curso no site do Estratégia, e fiz tudo que a professora Priscila falou, segui o cronograma, fiz os simulados, assisti as videoaulas, li as apostilas, fiz resumos, fiz as questões no final de cada apostila, e treinei as peças, mas treinei muito, fiz tudo que a professora Priscila falou para fazer e deu certo!!! Estou muito satisfeita, melhor professora de Direito do Trabalho que conheci, com ela comecei a amar o Direito do Trabalho, excelente profissional!

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Roberta: Conheci o Estratégia através do Google, entrei no site e vi o depoimento de uma menina que tinha sido aprovada e ela falou com detalhes sobre a didática do curso e o depoimento dela me deixou alegre, me animou. Com isso me inscrevi no canal do YouTube e comecei a assistir às aulas gratuitas, acabei conhecendo a professora Priscila e adorei a aula. Comecei a entender a matéria e eu ficava entusiasmada, porque estava finalmente aprendendo de uma maneira mais clara e objetiva. Consequentemente adquiri o curso e foi a melhor escolha que eu fiz.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Roberta: Eu foquei nas principais 7 matérias, assisti às aulas no YouTube, anotava no caderno, baixei as últimas 4 provas. Todo domingo fazia uma prova ou um simulado. Fiz simulados, lia os resumos, e resolvia muitas questões.  

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Roberta: Eu tinha dificuldade em todas as disciplinas, mas a pior era constitucional, processo civil e processo do trabalho. Eu tive que me dedicar mais ainda a essas disciplinas, já que elas tinham um peso maior na prova, por causa do número de questões. Tive que estudar muito mais para conseguir aprender.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?

Roberta: Na reta final foquei nos resumos e resolvia a maior quantidade de exercícios que conseguia. Quando eu tinha dúvida de alguma coisa, assistia aula sobre aquele tema e resolvia exercícios com aquele tema que eu ainda tinha dúvida.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Roberta: No me caso, eu desacelerei um pouco, minha mente estava cansada, mas mudei a estratégia. Se antes eu acordava cedo todo dia para estudar, na semana da prova eu tentava acordar mais tarde e começava a estudar na parte da tarde, resolvia questões, refazia as peças, lia novamente os resumos e assisti à revisão com a professora Priscila. Eu aconselho a desacelerar um pouco, tentar ficar o mais tranquilo possível, afinal você fez a sua parte. Não adianta na semana da prova fazer um monte de coisas, isso pode prejudicar na hora da prova, aconselho a fazer revisões e resolver exercícios.

Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?

Roberta: Optei pela área do Direito do Trabalho. Eu sentia dificuldade de entender essa disciplina, mas era com ela que eu mais me identificava.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Roberta: Não tive erros, tudo que eu fiz, todas as escolhas que eu fiz, eu não me arrependo, faria tudo de novo. O acerto foi ter escolhido o material certo, o curso certo, ter renunciado a muitas coisas de que gosto em prol do meu objetivo, e ter disciplina para estudar.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Roberta: O mais difícil é a insegurança, o medo de não conseguir, o medo do fracasso, da derrota e também o isolamento da vida social. Minha maior motivação foi me imaginar com a vermelhinha em minhas mãos e também meus pais, quero dar uma vida melhor para eles, amo os dois muito, de coração. Minha família, sem eles eu não seria nada, eu queria retribuir tudo aquilo que eles fizeram por mim com a feliz notícia da aprovação e consegui!

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Roberta: Eu aconselho a acreditar em si mesmo, a não ter dúvidas. Acreditem em seus potenciais, nada é impossível. Tudo que é feito com dedicação, disciplina, esforço e renúncia nos levará consequentemente ao resultado. O Exame da Ordem não é maior que o seu potencial. Dedique-se, persista, nunca deixe ninguém lhe desviar do seu objetivo, seja forte e você conseguirá a tão sonhada aprovação!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso Analista e Assistente DPE AM 2019 Dos 134 primeiros colocados, 52 são nossos alunos
  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos