Mirelton Barauna
Aprovado no concurso FUNDAC PB para o cargo de Agente Socioeducativo

“Estudem e não parem se não passar de primeira. Persista, você vai conseguir. Eu já estive no lugar de vocês sentado, pensando se daria certo mesmo, e hoje eu sei que dá”.

Confira nossa entrevista com Mirelton Barauna, aprovado no concurso FUNDAC PB para o cargo de Agente Socioeducativo:

Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Mirelton Barauna: Tenho 35 anos e sou de João Pessoa/PB, atualmente curso Ciências Contábeis na UFPB.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Mirelton: Em primeiro lugar, foi a oportunidade de sair da iniciativa privada e migrar para pública e assim obter melhores condições financeiras. Em segundo lugar, o desafio de conseguir sempre chegar mais longe.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Mirelton: Sempre trabalhei e estudei. Me virava como podia (chegava mais cedo no trabalho e antes do expediente estudava, estudava na hora do almoço) e quando chegava em casa, à noite, concluía o cronograma do dia.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Mirelton: Fui aprovado em 2018 na Policia Militar da Paraíba, mas infelizmente fui reprovado no TAF, e em 2019 fui aprovado para o cargo de AGENTE SOCIOEDUCATIVO da Paraíba na posição 65. 

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Mirelton: Eu sempre digo para as pessoas que em um concurso a aprovação é uma recompensa, ou seja, você se dedica e se esforça e a aprovação é sua recompensa. Fiquei muito feliz e é uma sensação sem palavras quando vi meu nome do DOE.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Mirelton: Nunca fui fã dessa ideia de abdicar de tudo, temos que ter consciência da hora de estudar e da hora de se divertir. Tem sim como conciliar as duas coisas, é só organizar.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Mirelton: Sou casado e tenho dois filhos, sempre que posso mostro para eles que o futuro deles está ali nos estudos e se eles se esforçarem, conseguirão chegar onde quiserem. Eles sempre apoiaram todas as decisões

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Mirelton: Com certeza, não devemos nos apegar ao concurso. Eu acredito que não devemos desviar o foco, por exemplo, estudar para Carreiras Policiais e ficar misturando com Tribunal. Eu mesmo, agora em 2021, vou tentar a PF e PRF, mas sabendo que é complicado conciliar os dois.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?

Mirelton: No concurso da Policia Militar foram, em média, 45 dias entre o edital e a prova, e de Agente Socioeducativo foi em média 60 dias.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Mirelton: Sim, já estudei sem edital. Sempre estudava as matérias básicas que caem em todo concurso (Português, RLM, Informática, Constitucional).

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Mirelton: Por indicação de outros concurseiros e propagandas na internet.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Mirelton: Eu assisti aulas presenciais de algumas matérias especificas, onde eu tinha certa dificuldade, mas a maior parte da preparação é com Videoaulas + PDF.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?

Mirelton: Sempre tive muita dificuldade de memorização, por isso que a medida que vou estudando, vou montando meus resumos. Colocava duas matérias por dia, intercalando com resolução de questões até bater o edital.

Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Mirelton: Sempre fui péssimo em português e foi resolvendo muitas questões que eu fui assimilando o assunto.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Mirelton: Semana final para muita gente é de descanso, para mim não, eu revejo os principais assuntos de cada matéria, cada dia uma matéria até a véspera. Na véspera eu sempre busco locais que tenham aulões com revisão de véspera para pegar aquela motivação para o dia da prova.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Mirelton: Os erros foram muitas vezes procrastinar, sempre tive esse problema com atenção e de concentração, isso faz com que eu perca o foco durante os estudos rapidamente. O acerto foi dizer a mim mesmo que eu era capaz de conseguir a aprovação. Não esperar por ninguém dizer isso para você.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Mirelton: Em desistir? Todo dia (risos). Mas eu comecei a assimilar as coisas que eu estava estudando com meu dia a dia, por exemplo, se eu fosse escrever um e-mail, eu ficava olhando e analisando sintaticamente (risos).

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Mirelton: Meu irmão, ele é sargento da marinha concursado. E eu sei a dificuldade que foi para ele chegar onde chegou. Comecei a perceber que as pessoas ao meu redor estavam todas passando em concursos e eu sabia que eu tinha essa capacidade também.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Mirelton: Estudem e não parem se não passar de primeira. Persista, você vai conseguir. Eu já estive no lugar de vocês sentado, pensando se daria certo mesmo, e hoje eu sei que dá. No dia 20/01/2021 vou tomar posse como servidor público e o conhecimento que adquiri durante todo esse tempo ninguém pode tirar de mim. Acreditem, pois vocês são donos de seus destinos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Posts Relacionados

  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Paulo Neto - Aprovado no concurso TST para o cargo de TJAA
  • ENTREVISTA: Rener Ribeiro Guimarães Pereira - Aprovado no concurso DEAP-SC para o cargo de Agente Penitenciário
  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Samuel Izidoro - Aprovado no concurso TRF-1 para o cargo de TJAA