Entrevista com aprovado OAB - Estratégia Concursos

Entrevista:

ENTREVISTA: Michel de Carvalho Rodrigues – Aprovado na segunda fase do Exame de Ordem

“Mantenha o foco, estabeleça sua meta, crie seu plano de estudo que com certeza você vai ser aprovado.”

Confira nossa entrevista com Michel de Carvalho Rodrigues, aprovado na segunda fase do Exame de Ordem (OAB).

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Qual o seu nome? Qual sua idade? De onde você é? Já conclui sua graduação?

Michel Rodrigues: Me chamo Michel de Carvalho Rodrigues, tenho 34 anos, moro em Itamonte/MG, e estou cursando o nono período de Direito na Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro/SP

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Michel: Eu trabalho no Polícia Militar de Minas Gerais, então tenho que trabalhar tanto de dia, como a noite, e curso a faculdade. Aproveitava na parte da tarde, nos meus dias de folga para estudar.

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Michel: Sim. Fiz a primeira etapa do exame assim que pude fazer, quando estava cursando o oitavo período.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?

Michel: Nossa, nem acreditei! Estudei muito e todo mundo sempre me falava que a prova era difícil demais, ainda mais para quem escolhe para a segunda fase Direito Civil.

Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que também estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Michel: Infelizmente não. Para mim o diferencial foi a atenção do professor Paulo M H Souza, que sempre respondeu minhas perguntas e tirou minhas dúvidas com relação a matéria.

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Michel: Minha vida social, a mantive. Tenho duas filhas e sempre as mantive comigo. Não foi necessário me privar de nada, apenas segui o plano de estudo do professor.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Michel: Para primeira etapa vi um anúncio do início dos “aulões” do Estratégia, fiz o curso de uma semana e consegui a aprovação. Conhecendo o material para segunda etapa, fiz minha inscrição no curso de direito civil para segunda fase no Estratégia, onde fiz o curso em pdf.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Michel: Através de um anúncio no Facebook. Daí assisti ao vídeo dos “aulões” da preparação da primeira fase, momento que fiz minha inscrição.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Michel: Na verdade, devido a meus horários de serviço e da faculdade, estabeleci a seguinte meta: todos os dias que eu estava de folga estudava uma hora de teoria, uma hora de videoaulas e uma hora e meia eu fazia simulados da OAB.  

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Michel: Sim, direito internacional e direitos humanos, matérias que ainda eu não tinha estudado na faculdade. Dediquei mais tempo ao estudo destas matérias durante a semana. Mas com as informações que recebi nos “aulões” foi o suficiente para conseguir aprovação. 

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Michel: Na reta final, foquei na releitura do curso em pdf, dando enfoque para as explicações principais e dicas do professor.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Michel: Com certeza ir desacelerando, não parar de estudar, mas ir diminuindo a rotina de estudos, para chegar descansado, mas preparado. A segunda fase a prova é pauleira, se chegar estressado não consegue resolver as questões. 

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Michel: Sobre erros, acho que foi não me ater a toda matéria relacionada no edital, pois são cobradas muitas leis, e é interessante marcar todas para acelerar a procura de acordo com o que é pedido nas questões. Meu maior acerto foi estabelecer metas de estudo. Assim como na realização da prova, estabeleci que faria as questões primeiro, e depois a peça, dessa forma terminei as questões sabendo que tinha ido bem, isto me deixou mais tranquilo para fazer a peça.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Michel: Tempo para estudar. Sempre achamos que estamos estudando pouco, minha motivação principal foi minha namorada que sempre me incentivava a estudar e Deus que não me deixou perder o foco. 

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Michel: Mantenha o foco, estabeleça sua meta, crie seu plano de estudo e com certeza você vai ser aprovado.

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Confira nossos Cursos Online para Concursos

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x