“Considere o seu estudo como se fosse o seu trabalho diário (eu mesmo me referia aos meus períodos de estudo como trabalho). Controle a sua mente, pois o desafio é muito psicológico. Planeje-se e execute o seu planejamento”
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Márcio Hormes: Sou Graduado em Redes de Computadores, Tecnologia da Informação. tenho 48 anos e sou natural do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Márcio: Trabalhei muitos anos no mercado privado, começando como Programador e, por último, como Gerente de Projetos. Na iniciativa privada, há um ritmo bastante acelerado que já vinha me cansando há algum tempo, portanto, a busca de maior estabilidade e qualidade de vida foram determinantes para começar a estudar para concursos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Márcio: Quando saí do meu último emprego, fiz um planejamento financeiro com a finalidade de me dedicar aos estudos inteiramente.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Márcio:
DPE-RJ – Técnico superior TI – 9 lugar
CREMERJ – Analista de TI – 17 lugar
BRB – Analista de TI – 53 lugar (fui convocado em 18/1 e pretendo assumir)
ME – Analista de Projetos – 3 lugar
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Márcio: Sensação de dever cumprido e esperança de tempos melhores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Márcio: A vida social do concurseiro tem que ser limitada. A renúncia é necessária como qualquer outro “trabalho”, mas creio que a palavra-chave é equilíbrio.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Márcio: Divorciado, 2 filhos, namorando com a minha doce Ana Luíza, que também é concurseira, e moro com minha mãe. Minha família sempre me apoiou, assim com a minha namorada. Não posso reclamar da dedicação dessas pessoas na minha caminhada.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Márcio: Fazer concursos quase sempre é interessante. Sempre há ganho mesmo que seja apenas pela experiência, mas não percebo vantagem em fazer provas sem estar minimamente preparado. Acho também que é preciso manter o foco na área escolhida. Pretendo assumir o cargo no BRB e entender os desafios para tomar uma decisão quanto a continuar estudando. Meu objetivo principal é Auditor de Controle Externo ou Auditor Fiscal de TI.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Márcio: Difícil precisar, pois estamos um período muito atípico, mas levei 1 ano e meio para passar no BRB.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Márcio: Sim, sempre me mantive estudando. Não tenho problemas em manter a disciplina. No entanto, ressalto que o desafio dos concursos é muito mais psicológico do que qualquer outro.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Márcio: Pela minha namorada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Márcio: Grande parte de PDFs, pequena parte de videoaulas e nunca telepresenciais. Não tem muito segredo, os PDFs são mais densos e profundos. É necessário estudar por eles para ter bons resultados.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Márcio: Sim, de acordo com o meu ciclo de estudos. Estudava de 5 a 8 matérias simultaneamente. Para algumas matérias sim. Fazer resumos toma tempo e tem que saber quando vale a pena investir tempo neles. Dependia do ciclo de estudos para decidir em que iria focar. Usei as trilhas estratégicas com adaptações minhas para montar o plano de estudos. Estudava de 5 a 6 horas líquidas diárias, mas emendava muitos períodos ininterruptos. Já cheguei a estudar mais de 30 dias sem intervalo, mas buscava diminuir o ritmo em alguns dias.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Márcio: Sempre os Direitos e também não tem muito segredo. Simplesmente estudei até aprender.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Márcio: Revisões e mais revisões. Buscava me atentar aos detalhes de decoreba nesse período pré-prova. Sempre estudo na véspera da prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Márcio: Falando do BRB, estudei pelos cursos do Estratégia e aconselho segui-los.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam?
Márcio: Ter começado a estudar na Área Fiscal sem formação específica. Passei um ano desta forma e deveria ter optado por estudar para a área de TI. Quanto mais específico, melhor.
Estratégia: Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Márcio: Ter decidido migrar para a Área de TI foi o maior acerto.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Márcio: Nunca pensei em desistir, mas a caminhada é bem mais dura do que se imagina no início dela.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Márcio: Maior estabilidade e qualidade de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar onde você chegou!
Márcio: Considere o seu estudo como se fosse o seu trabalho diário (eu mesmo me referia aos meus períodos de estudo como trabalho). Controle a sua mente, pois o desafio é muito psicológico. Planeje-se e execute o seu planejamento.