ENTREVISTA: Luciene Almeida - Aprovada em 16º lugar no concurso AGU para o cargo de Contador

Entrevista:

ENTREVISTA: Luciene Almeida – Aprovada em 16º lugar no concurso AGU para o cargo de Contador

“Não desista. Acredite em seu potencial. Nessa caminhada, infelizmente, temos reprovações. Mas utilize-as como o alicerce para sua vitória! Para uns chega mais rápido e para outros demora um pouco. A fila não para, só não pode sair dela”

Confira nossa entrevista com Luciene Almeida, aprovada em 16º lugar no concurso da Advocacia-Geral da União (AGU) para o cargo de Contador:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Luciene Almeida: Sou formada em Ciências Contábeis pela UERJ, tenho 34 anos e sou natural do Rio de Janeiro.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Luciene: Inicialmente a questão salarial e a estabilidade. Com o tempo comecei a ver uma oportunidade para melhorar na vida pessoal e profissional.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Luciene: Trabalha e estudava.  Para estudar, acordava de madrugada porque era o horário que estava mais silencioso. E, às vezes, tentava dormir mais tarde para tentar otimizar o meu tempo de estudo.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Luciene: Não sei dizer a quantidade de concursos que fiz. Conseguia ser aprovada, mas não era classificada entre as vagas. O último concurso que fiz foi para contador da AGU, que fui classificada em 16° lugar.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Luciene: No primeiro momento não acreditei. Ficava vendo várias vezes a lista de classificação. Até contar para uma amiga e comemorar.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Luciene: Quando comecei a estudar, meu filho tinha 7 anos. Tentava conciliar estudos, trabalho e lazer. É bem complicado. Em alguns momentos sentia que meu filho merecia mais tempo comigo, mas ao mesmo não podia desistir. Uma vez não pude ir a festa da escola dele, porque precisava fazer uma prova. Foi bem difícil.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

 Luciene: Sou solteira, tenho um filho (que hoje está com 12 anos), e moro com meu pai.

Não tive muito o apoio do meu pai na caminhada. Alguns dos meus familiares diziam que era um “jogo de cartas marcadas” e que eu estava perdendo o meu tempo.

Preferi não desistir dessa jornada. O caminho é árduo, mas vale a pena esperar pela vaga em um concurso público.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Luciene: Cada prova e cada concurso é uma experiência nova. Você consegue ver suas dificuldades, o que é necessário melhorar. Eles são como degraus de uma escada, que te fortalecem para o seu objetivo principal. Quanto mais pesado o treino, mais fácil a prova parece.

Meu objetivo é o TCMRJ. Admito que relaxei um pouco depois de ser aprovada porém, aos poucos, estou retornando a rotina de estudos.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?

Luciene: Estudei por 2 meses. Como a prova que fiz, em Dezembro/2018, foi cancelada, ganhei mais um mês para estudar.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Luciene: Acho que todo concurseiro já estudou sem edital na praça. Essa é a parte mais difícil. É preciso ter disciplina e foco, porque o conhecimento você vai adquirindo aos poucos. Se ficar esperando edital, provavelmente não irá conseguir estudar toda a matéria.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Luciene: No inicio, fiz vários módulos teóricos presenciais. Depois tentei vídeo aulas, mas não conseguia focar no estudo. Aos poucos fui intercalando entre presencial e online, para me adaptar.

A grande vantagem de um curso presencial é você perceber que outros alunos tem as mesmas dúvidas, alguns mais avançados em uma matéria, o “calor humano”…

A desvatagem é que a turma presencial geralmente é heterogênea. Alguns começando, outros no meio do caminho. Para “igualar” a turma, o ritmo se torna mais lento, desestimulando os alunos mais avançados.

 Isso acaba se tornando a vantagem do online: cada um faz da forma que consegue, seja em relação a tempo de estudo ou absorção de conteúdo.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Luciene: Através de um amigo, com quem fiz um curso presencial.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Luciene: No inicio, estudava apenas uma matéria por dia. Com o tempo percebi que se continuasse nesse ritmo, não conseguiria. Tentava estudar 3 matérias por dia. Fazia exercícios das matérias que havia este estudado, mais ou menos dois dias depois para ver quanto tinha absorvido do conteúdo. Lia a letra “seca” da lei. Tentava fazer analogias que me ajudassem a lembrar. Além dos macetes dos professores.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Luciene: No início, tinha dificuldade em todas as matérias ligadas ao Direito, raciocínio logico, informática, estatística e economia.

Em relação ao Direito, foi mais fácil perder o medo. O segredo: exercícios de todas as bancas.

Raciocínio lógico fiz dois módulos teóricos presenciais, com o mesmo professor. Tentei entender e não decorar. Deu certo.

Pode parecer estranho, mas o que aprendia na teoria de informática, tentava aplicar no computador de casa ou no trabalho (principalmente atalhos) e a matéria já não parecia tão assustadora.

Economia e estatistica não são matérias comuns em editais. Fiz módulos teóricos das duas, mas só estudava quando precisava. Até hoje tenho muita dificuldade.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Luciene: Assisti os vídeos do projeto reta final, do Estratégia. Gostei muito. Consegui revisar bem o conteúdo da prova. Na véspera da prova tentei descansar e relaxar. Li alguns artigos da Constituição e algumas leis mais específicas.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Luciene: Eu estudava fazendo resumos das matérias específicas. Tentava colocar tempo para finalização da tarefa.

O interessante dos resumos é que auxiliam na revisão da matéria.

A questão discursiva, para mim, foi uma grande surpresa, pois jamais imaginaria que seria sobre a importância do contador no setor público.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Luciene: Os maiores erros foram: desistir de provas que eram da banca Cespe (achava que iria zerar a prova); quando tinham matérias que eu tinha dificuldade não fazia (eu estava me eliminando); e quando tive a oportunidade de fazer concursos fora do RJ e não fui.

Acredito que o maior acerto foi quando olhei para os obstáculos e enxerguei oportunidades. Oportunidade de adquirir conhecimento, de superar desafios, de conhecer novos lugares, de acreditar que um dia o meu sonho seria realizado.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Luciene: O mais difícil na caminhada é aceitar um resultado negativo e continuar lutando pelo sonho. Por várias vezes pensei se estava no caminho certo, que poderia ter investido meu tempo e dinheiro em outras coisas. Porém, não podia jogar tudo fora. Lembrava de todos os momentos que abri mão e percebia que desistir não era uma opção. Levantava a cabeça e continuava estudando até o próximo edital.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

 Luciene: Dar uma vida melhor para meu filho e mostrar para ele como os estudos podem mudar a vida de uma pessoa.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Luciene: Não desista. Acredite em seu potencial. Nessa caminhada, infelizmente, temos reprovações. Mas utilize-as como o alicerce para sua vitória! Para uns chega mais rápido e para outros demora um pouco. A fila não para, só não pode sair dela.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x