ENTREVISTA: Letícia Danieli - Aprovada no concurso DETRAN SP

Entrevista:

ENTREVISTA: Letícia Danieli – Aprovada no concurso DETRAN SP

Confira nossa entrevista com Letícia Danieli, aprovada no concurso DETRAN SP:

“Apensar das falhas, não desista, persista, acredite em você! É difícil, muito difícil, cansativo e muitas vezes desanimador, mas não é impossível e vale MUITO a pena. Seu único concorrente é você, esteja cercado de pessoas que te apoiam e acrescentam coisas boas no seu caminho, você vai conseguir!”

Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Letícia Daniel: Sim, sou formada em Ciências Econômicas pela UNIFAI, tenho 22 anos e sou de Adamantina, interior de São Paulo.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Letícia: A ideia sempre foi da minha mãe, era o sonho dela! No começo eu não gostava muito da ideia, confesso, ficar estudando o dia todo em casa, sendo que podia estar trabalhando, ganhando meu dinheirinho. Eu era muito nova e não tinha muitas ideias formadas, eu estava no ensino médio, só queria acabar aquilo logo e trabalhar rsrsr! Mas aí comecei a faculdade e a ver que nem todo mundo que se formava saía empregado. Decidi entrar nesse mundo de verdade, e aí sim eu comecei estudar com vontade!

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Letícia: Sim, sempre trabalhei meio período e logo depois comecei a faculdade. Acreditava que se eu ficasse em casa o tempo todo, iria procrastinar mais do que estudar, então eu estudava pelo menos 1 período. Quando terminei a faculdade, em 2018, foquei mais ainda nos estudos, pois ganhei mais tempo para isso e foi importantíssimo para minha aprovação, pude ver mais matérias ao longo do dia.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Letícia: Já prestei 6 concursos, tive 6 reprovações, essa foi minha primeira vitória, fui aprovada em 1º lugar no cargo de Agente de trânsito para o Detran/SP, e melhor ainda, para minha cidade.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Letícia: Indescritível, parece clichê, mas só quem já passou sabe a delícia que é, não dá para descrever em palavras… Ver aquele 1 ao lado do meu nome…nossa! Ver que todo trabalho, esforço, dedicação valeu a pena, e todo o desapontamento que passei ficou para trás, tive a certeza de que fiz a escolha certa, é maravilhoso, incrível!

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Letícia: Concurseiro raiz não tem muita vida social não, rsrs. E a minha não é muito diferente… Abri mão de muitas festas, saídas com amigos e até momentos com minha família.  Mas não fui tão radical, como tinha 2 períodos para estudar, conseguia ter um pouco de vida social aos finais de semana e acredito que isso me ajudava muito… É importante estudar, e também relaxar um pouco.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Letícia: Ainda estou noiva, mas agora o casamento sai rsrsrs. Moro com meu pais. Minha família e noivo foram maravilhosos e indispensáveis na minha caminhada, sempre me incentivaram, me ajudaram financeiramente e, o principal, me deram forças para não desistir a cada reprovação, que não é fácil!

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Letícia: Eu acredito que vale a pena sim, porque geralmente nós temos sonhos grandes, difíceis de alcançar (não impossíveis) e que podem demorar um pouco mais de tempo, e nem sempre de primeira! Então é bom começar devagar, e foi o que eu fiz. O meu concurso dos sonhos é Banco Central, e pretendo continuar me preparando, agora com mais forças do que nunca!

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?

Letícia: Eu já estudo há mais de 4 anos, tenho uma bagagem boa daquelas matérias mais comuns, dos conhecimentos gerais. Comecei a estudar para o Detran/SP em fevereiro, antes de sair o edital, e então precisei acrescentar 2 matérias, que foram as específicas, tive 6 meses (o que considero pouco tempo) para devorá-las, e acredito que o tempo que tinha de estudo durante o dia foi o que me fez conseguir entendê-las muito bem! 

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Letícia: Sim. Não é fácil manter a disciplina, tem dias que dá vontade de desistir de tudo, mas eu tinha fé que minha hora ia chegar, pois eu estava no caminho certo, e acreditar nisso me fazia sentar e estudar.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Letícia: Eu estava procurando alguma aula no Youtube, e eu lembro que estava tendo um ao vivo no canal do Estratégia.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Letícia: Telepresenciais, videoaulas, apostilas e cursos em PDF, e questões, MUITAS questões. Sem dúvida a combinação de videoaula + apostilas + resolução de questões foi essencial, é o que funciona pra mim.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Letícia: O acúmulo de matérias é o terror de todo concurseiro, chega uma hora que parece que não vou dar conta de tanta coisa! Costumava ver 3 matérias por dia, sempre mantive aquelas básicas, e quando tinha algum concurso em vista, acrescentava as específicas, costumava estudar 6h por dia (3 de manhã e 3 à tarde).

Como já tinha uma bagagem, na reta final revisava as matérias que já tinha bom conhecimento, com resumos, apostilas e infinitas questões. E nesse concurso, especificamente, contei com a Trilha Estratégica, e foi maravilhoso acompanhar o resultado dos meus rendimentos acertando tantas questões. Ter alguém para me guiar foi fundamental e tenho certeza que foi o pulo do gato dessa aprovação!

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Letícia: Sim, eu tenho muita dificuldade em Direito Constitucional e Direito Administrativo. Essas duas belezinhas foram o motivo de eu procurar ajuda para estudar, precisava de alguém que me ensinasse, sozinha não estava conseguindo. Acredito que precisamos enxergar onde estão as nossas dificuldades e procurar soluções, a minha era que não conseguia entender nada quando lia sozinha, por isso procurei alguém que me ensinasse, tudo ficou bem mais claro e fácil de entender.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Letícia: A semana que antecede a prova é a pior de todas, parece que não sabia nadinha… Nessa hora não há mais tempo de aprender nada novo, apenas revisar o conteúdo mais importante, com mais chance de cair  (e isso eu só sabia porque tinha professores incríveis pra me guiar) e resolver muitas questões! No dia que antecedeu a prova, foi o dia que mais estudei na vida, rsrs. Teve a hora da verdade com a revisão de véspera das 8h às 18h no canal do Estratégia e eu estava lá, firme e forte, depois, descansei e dormi bem cedo.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Letícia: Esse sempre era meu pavor das provas, cheguei a deixar de fazer um concurso de tanto medo dessa bendita! Mas precisava encarar e precisava de ajuda, assim como Direito Constitucional e Administrativo, precisava de alguém que me ensinasse! As aulas de redação foram muito importantes, e principalmente a prática. Nós não estamos mais habituados a escrever textos longos, e no começo foi bem difícil, nada vinha na minha cabeça, era desanimador… mas os professores me avisaram que seria assim, então continuei e consegui! Meu conselho é: pratique, pratique muito!

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Letícia: ACERTOS: resolver questões da banca, conhecer a banca é muito importante e a assinatura ilimitada do Estratégia, melhor coisa que fiz na vida! Nós precisamos de ajuda, de pessoas que nos ensinem, sozinhos não fazemos nada!

ERROS: procrastinaria menos, e teria começado antes.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Letícia: O mais difícil é continuar após as reprovações… porque foram várias, e eu ficava muito desapontada, já pensei em desistir várias vezes (e já desisti por um período, mas graças a Deus voltei, srsrs). O apoio da minha família me fazia seguir em frente, eles não me deixaram desistir!

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Letícia: O que me motiva, além da minha família, é a estabilidade financeira, e segurança de um cargo público, e queria provar para mim mesma que eu seria capaz de realizar algo que parecia impossível.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Letícia: Apesar das falhas, não desista, persista, acredite em você! É difícil, muito difícil, cansativo e muitas vezes desanimador, mas não é impossível e vale MUITO a pena. Seu único concorrente é você, esteja cercado de pessoas que te apoiam e acrescentam coisas boas no seu caminho, você vai conseguir!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Analista Administrativo 2019 Dos 10 primeiros colocados, 8 são nossos alunos