ENTREVISTA: Karla Moreira - Aprovada em 1º lugar no concurso CGE CE no cargo de Auditor de Controle Interno

Entrevista:

ENTREVISTA: Karla Moreira – Aprovada em 1º lugar no concurso CGE CE no cargo de Auditor de Controle Interno

“Sempre manter a disciplina, perseverar e acreditar que um dia a aprovação vai chegar. A caminhada é grande, mas a aprovação é muito gratificante. É uma sensação inexplicável ver o resultado positivo de seu estudo”

Confira nossa entrevista com Karla Moreira, aprovada no concurso CGE CE no cargo de Auditor de Controle Interno:

Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é? 

Karla Moreira: Sou formada em Direito. Tenho 27 anos e sou de Fortaleza, Ceará. 

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? 

Karla: Desde o início, já entrei no curso de Direito visando a ingressar no serviço público, pois sempre acompanhei de perto o trabalho de alguns familiares que estão no serviço público e sempre admirei suas rotinas e estabilidade.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Karla: Eu me dedicava inteiramente aos estudos para concurso. 

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? 

Karla: Fui aprovada em alguns para o cargo de analista e em outros para técnico dos seguintes concursos: TRT – AM, TRT – CE, TRT – RJ, TRT – SP, porém todos em cadastro reserva e sem nomeação até o presente momento, e, por fim, em 1° lugar para o cargo de Auditor de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará para a área de correição (setor jurídico). 

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)? 

Karla: Foi uma sensação única, indescritível e muito recompensadora por todo esforço e dedicação minha e das pessoas que me apoiaram.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social? 

Karla: Tinha uma rotina de muita disciplina, na qual estudava durante a semana e descansava/saía com meu namorado nos fins de semana para programações leves.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma? 

Karla: Não sou casada e não tenho filhos, porém namoro há 4 anos. Moro com meus pais. Tanto meu namorado como meus pais me apoiaram muito nessa caminhada. Sou muito grata a eles. 

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Karla: Acho válido fazer vários concursos para que o candidato possa adquirir experiência de prova, porém indico bastante que foque em uma área específica. Sim, esse é meu concurso fim.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada? 

Karla: Eu já estudo para concurso há 4 anos, mas direcionada a esse concurso estudei durante 6 meses. 

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos? 

Karla: Sim, durante esses 4 anos, estudei muito tempo sem edital. Durante esse período, foquei em melhorar aquelas matérias chaves que caem na maioria dos concursos.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? 

Karla: Conheci logo no começo dos meus estudos. Meu namorado e vários amigos indicaram os materiais em PDF que, por sinal, são excelentes.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você? 

Karla: Confesso que já usei de tudo durante essa minha trajetória, porém indico os PDF’s associados a algumas videoaulas de matérias mais complicadas com, posteriormente, muitas questões em sites específicos para consolidar bem todo conteúdo estudado.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar? 

Karla: Eu fiz um cronograma no qual eu separava, no começo, 3 matérias por dia, depois fui aumentando. Eu colocava mais tempo para aquelas matérias que tinham mais peso/pontuação ou que eu tinha mais dificuldade, mas eu sempre ia mudando o cronograma de acordo com minha evolução nas disciplinas. Fazia resumo apenas dos conteúdos que eu tinha mais dificuldade e fazia muitas questões por dia. Minhas revisões eram geralmente com questões. Estudava, em média, 8 horas líquidas por dia. 

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades? 

Karla: Tinha mais dificuldade em auditoria e empresarial. Tentei fazer o maior número de questões sobre essas matérias, além de fazer alguns resumos e mapas mentais, colando-os nas paredes do meu quarto. Rsrs 

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo? 

Karla: Tentei dar meu máximo até a penúltima semana, já na última diminuí levemente o ritmo. Na véspera, foi dia de estudo, assistindo a aulões e revisando aquilo que considerava mais importante, porém somente até 17h.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS? 

Karla: O maior acerto foi resolver o máximo de questões possíveis e sempre manter a regularidade no estudo.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente? 

Karla: O mais difícil foi controlar o emocional e me manter positiva diante das dificuldades. Não cheguei a pensar em desistir em momento algum, porém em vários momentos passei por decepções em alguns resultados de provas, entretanto, segui firme com a ajuda das pessoas queridas que estavam ao meu redor.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação? 

Karla: A minha principal motivação foi a realização pessoal de ingressar em um cargo de alto nível como o de Auditor da CGE-CE. Além disso, o fato de poder morar na minha cidade natal perto dos meus familiares também contribuiu bastante.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou! 

Karla: Sempre manter a disciplina, perseverar e acreditar que um dia a aprovação vai chegar. A caminhada é grande, mas a aprovação é muito gratificante. É uma sensação inexplicável ver o resultado positivo de seu estudo.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso Analista e Assistente DPE AM 2019 Dos 134 primeiros colocados, 52 são nossos alunos
  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos