ENTREVISTA: Frederico Zaganelli - Aprovado no XXIX Exame da OAB

Entrevista:

ENTREVISTA: Frederico Zaganelli – Aprovado no XXIX Exame da OAB

“Meus sinceros agradecimentos a todos do Estratégia, se hoje sou advogado é porque vocês completaram a lacuna que faltava nos meus estudos. Em breve voltarei para dar seguimento, mas desta vez iremos juntos para magistratura! Gratidão eterna ao Estrategia e que Deus abençoe imensamente vocês!”

Confira nossa entrevista com Frederico Zaganelli, aprovado no XXIX Exame da OAB:

Estratégia Concursos: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?

Frederico Zaganelli: Tenho 38 anos, sou de Vitória – ES e me graduei em 2007 pela Universidade de Vila Velha – ES.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos? 

Frederico: Trabalho como professor de Jiu-Jitsu e defesa pessoal, faço duas pós-graduações e cuido da minha família. Estudava sempre nas horas vagas.

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Frederico: Esta foi a 8ª tentativa.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?

Frederico: Demorei para acreditar pois havia reprovado algumas vezes, então não queria criar expectativa falsa para minha família. Inclusive eu já estava estudando para a 1ª fase novamente. Mas claro que ao se confirmar a aprovação foi emocionante. 

Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Frederico: Tenho alguns alunos do Jiu-Jitsu que inclusive pensaram em desistir do curso e eu os motivei a continuar. Formei um grupo de apoio no WhatsApp com o intuito de fortalecer cada um com seu objetivo e alcançar a tão sonhada aprovação, não somente OAB, mas também magistratura ou PF. Meu diferencial foi usar a disciplina das artes marciais ao meu favor. Histórias de pessoas próximas a mim, concursadas e hoje são bem sucedidas como meus pais e irmãos. Meu sogro e sogra, meu cunhado e amigos. Essas pessoas me motivaram e muito, mas sem dúvida minha esposa e meu filho acreditaram muito em mim. Pedi a Deus e Ele concedeu!

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Frederico: Nunca fui de sair à noite por ter sido atleta a maior parte da vida, inclusive alcançando ranking mundial algumas vezes. Meu cunhado disse que se eu utilizasse minha disposição espartana nos estudos alcançaria o que quisesse eu segui 100%. 

Um dia meu falecido avô disse que eu poderia ser qualquer coisa que eu quisesse nessa vida e eu me apeguei a isso. Acredito firmemente que os dias que não fiquei com minha família para estudar valeram a pena pois penso que daqui a 20 anos quando estiver concursado e estabilizado vou poder envelhecer de forma digna sem sustos no orçamento. Não acho que fui radical, apenas me concentrei e equilibrei as coisas. Acho que perdemos muito tempo às vezes com coisas que não agregam em nada e eu utilizei esse tempo que seria perdido nos estudos. Sempre dei e darei tempo para meus familiares pois tudo que faço é para eles.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você? 

Frederico: Foram 2 anos estudando pelo YouTube em especial com professor Paulo Souza pois não tinha condições de arcar com o curso, na verdade ainda não tenho. Apesar das aulas grátis terem me ajudado muito a chegar lá, eu sabia que para a 2ª fase deveria me abdicar de algo para poder fazer o cursinho e resolvi contratar uma coach, Juliana do Estratégia, que me colocou em contato com o Professor Paulo. Tive um desconto no curso e segui 100% todas as dicas dos dois. Utilizei muitos vídeos, porém prefiro a leitura do código seco, dos PDFs do Estratégia que realmente fizeram a diferença e simulados, claro!

Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB? 

Frederico: Quando comecei a estudar foi pelo YouTube. Lá peguei as aulas do Estratégia e virei um fã do professor Paulo, nunca mais deixei de acompanhá-lo.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Frederico: Errando e errando como faço no Jiu-jitsu . Acredito que quem tenta, erra e segue em frente alcança. Fiz uma analogia com as artes marciais e segui isso 100%. O que me faltava era a orientação exata do que a banca queria e consegui isso com a coach Juliana e as aulas com professor Paulo. Não tem mistério, é fazer questões até acertar. Com o tempo as questões mudavam apenas o nome do personagem mas as situações acabavam sendo iguais. Percebi que a FGV repete as questões, só mudando mesmo os nomes. 

Realizei um simulado de 1ª fase para o XXX exame porque não sabia que tinha passado e superei os 40 pontos com facilidade. Se você não ler o edital, não fizer questões e errar muito não vai entender o que eles querem e graças a Deus eu entendi.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Frederico: Em Empresarial, trabalho, processo do trabalho e filosofia tenho muita dificuldade. Já li empresarial mil vezes e sempre erro, mas jamais irei desistir.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?

Frederico: Videoaula do YouTube, revisão e exercícios. Nada mais que isso.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Frederico: Se você se dedicar a aprovação chega, não adianta muita coisa na reta final. Eu aconselho uma boa preparação pelo menos 6 meses antes para chegar confiante. O estresse da semana é prejudicial e acaba atrapalhando sua aprovação, recomendo fazer relaxamento e seguir a vida normalmente e encarar a derrota como algo normal na vida assim como a vitória.

Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão? 

Frederico: Optei por Civil por me identificar. Quando voltei a estudar tive essa ótima impressão das aulas do professor Paulo e inspiração no meu sogro e cunhado que são civilistas. Eles alcançaram o sucesso e acreditei em mim mesmo sabendo que a hora chegaria. Algumas pessoas vieram me falar para desistir de Civil porque era difícil demais. Eles queriam me ajudar e eu entendo eles, mas não entendem que eu não iria conseguir viver em paz sabendo que mudei de curso para pegar um caminho teoricamente mais fácil. Não tenha dúvida que para mim é muito mais fácil fazer outra prova de Civil do que uma de trabalho pois além de não gostar não estudei com afinco para isso. Tem de acreditar no seu sonho e a reprovação não iria me parar pois Deus está comigo e sabe minha hora.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Frederico: Errei muito porque deveria ter começado no Estratégia logo que iniciei os estudos e contratado logo uma coach. Se eu pudesse voltar ao tempo teria contratado a coach no início, provavelmente teria passado mais rápido. Meu erro foi ter ficado apenas no YouTube, mas não tinha condições na época de contratar então fiz o que dava. Acertei em não desistir com os fracassos das reprovações. A FGV não conhece meu coração e ela me derrubou algumas vezes mas eu sabia que iria vencer. Sou grato a FGV demais pois ela me fez superar algo que para muitos é um bicho papão e se hoje evolui é porque tive um adversário de alto nível. Recomendaria primeiro o curso do Estratégia, a coach Juliana com as orientações do professor Paulo e muito exercício. Se eu vou realizar questões na prova preciso simular todos os dias. Sempre fiz poucas questões e algumas vezes cheguei a tirar uma semana inteira com o simulado, corrigindo e estudando ele para entender o que estava acontecendo. Tem que se debruçar realmente sobre as  questões, mas se não tiver um orientador fica mais longe do objetivo sem dúvida.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Frederico: O problema financeiro pois temos que investir, as reprovações que fizeram até familiares acreditarem que eu estava no caminho errado, pessoas dizendo que era pra mudar de Civil para outro pois eu não iria conseguir (essa parte doeu o coração demais), a disciplina de estudar de segunda a segunda sem intervalo e dar atenção devida para minha família. Abdicar de momentos com meu filho e esposa pra estudar foi difícil demais. Não saber se estava evoluindo ou não pois nunca passei em um simulado de 2ª fase ou da repescagem, foram 10 simulados com 10 reprovações. Eu fui para a repescagem sem dormir pois meu caçula nasceu no dia 17 de madrugada, mas pedi a Deus mais uma vez e disse a Ele que minha família precisava desse resultado e sei que haveria um milagre ali naquele momento, antes da prova pedi e hoje estamos aqui falando sobre isso. Nunca duvide do seu poder de superação e da força divina, eu nunca duvidei.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Frederico: Gostaria de dizer que se você quer passar na OAB com todo respeito aos outros cursos, mas o Estratégia tem as melhores condições, invista no seu futuro pois vai ter resultado. Nunca me esqueço da 2ª fase quando o professor Paulo em uma aula disse que muita gente se preocupa com a peça e esquece as questões e eu reprovei exatamente nas questões, acertei a Contestação com Reconvenção e fui péssimo nas questões. 

Saí dali sabendo que precisava melhorar nisso e contratei imediatamente o curso com a coach. Me aproximei do Professor Paulo, confiei 100% nele, tive dicas semanais e trocava conversas. 

Quando meu filho nasceu um dia antes da prova, avisei a ele e a minha coach e foi uma surpresa, mas ambos confiaram em mim e sempre me incentivaram. Se você quer ser um leão deve andar com leões, se almeja ser um advogado deve se relacionar com os melhores, aqueles que conhecem os segredos da FGV e ao me aproximar deles obtive o que faltava para ser aprovado. 

Meus sinceros agradecimentos a todos do Estratégia, se hoje sou advogado é porque vocês completaram a lacuna que faltava nos meus estudos. Em breve voltarei para dar seguimento, mas desta vez iremos juntos para magistratura!

Gratidão eterna ao Estrategia e que Deus abençoe imensamente vocês!

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x