ENTREVISTA: Francisco Castro - Aprovado no concurso CGE CE no cargo de Auditor de Controle Interno

Entrevista:

ENTREVISTA: Francisco Castro – Aprovado no concurso CGE CE no cargo de Auditor de Controle Interno

“Saiba que seu sacrifício será compensado, acredite e lute pelos seus sonhos. Com disciplina e fé, a aprovação será consequência do seu esforço”

Confira nossa entrevista com Francisco, aprovado no concurso CGE CE no cargo de Auditor de Controle Interno:

Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?  

Francisco Castro: Sou formado em Ciências Contábeis, tenho 41 anos de idade e sou de Fortaleza-CE.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? 

Francisco: Os benefícios e as atribuições do cargo.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Francisco: Trabalho e estudo. Ocupo as horas de descanso com o estudo.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Francisco: Fui aprovado em alguns, mas sempre fora das vagas. Os que considero mais relevantes são os seguintes: 65º no TCE-PB em 2018; e 153º na Sefaz-SC em 2018.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Francisco: Felicidade pela conquista e um certo alívio, porque a gente se cobra e também é cobrado por resultados, principalmente pela família.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Francisco: Procurei sempre conciliar, até porque tenho filhos adolescentes e esposa que precisam da minha companhia nos momentos de lazer.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma? 

Francisco: Tive apoio total da família, principalmente por compreenderem que o sacrifício seria compensado com uma futura aprovação.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Francisco: Sou servidor público desde fevereiro de 1997. Então, vale a pena, sim, passar logo em algum cargo intermediário, até chegar àquele que realmente possa proporcionar satisfação plena.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? 

Francisco: Eu vinha acumulando experiência de concursos anteriores, de modo que, especificamente para esse para o qual fui aprovado, creio que uns 2 ou 3 meses.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Francisco: Sim, mas para outros concursos. Para este, eu só estudei pós-edital. Nos anteriores, a base era o edital anterior, focando nas disciplinas em que eu tinha mais deficiência.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? 

Francisco: Conheci o Estratégia pela internet. Tive também a oportunidade de conhecer alguns professores ao assistir a um aulão presencial para a Sefaz-GO.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Francisco: Para matérias novas, prefiro assistir às videoaulas. Depois o PDF se torna mais eficiente.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Francisco: Estudo algumas disciplinas no mesmo dia. Faço resumos e revisões periódicas.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Francisco: A dificuldade sempre existe. A forma de superá-la foi estudar mais aquelas cujo desempenho nas questões estava abaixo da média.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Francisco: Estudo bastante na semana e na véspera da prova e nisso os resumos ajudam sobremaneira. 

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Francisco: Erros: resolvi poucas questões.

Acertos: saber exatamente quais eram as minhas deficiências, para poder trabalhá-las.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Francisco: A ansiedade por bons resultados. Não pensei em desistir, mas achava que ainda não seria dessa vez. 

Estratégia: Qual foi sua principal motivação? 

Francisco: Oportunidade de exercer uma profissão que esteja ligada a minha área de formação.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Francisco: Saiba que seu sacrifício será compensado, acredite e lute pelos seus sonhos. Com disciplina e fé, a aprovação será consequência do seu esforço.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso Analista e Assistente DPE AM 2019 Dos 134 primeiros colocados, 52 são nossos alunos
  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos