ENTREVISTA: Franciellen Magalhães - Aprovada em 5ª lugar no concurso da Universidade Federal Fluminense para o cargo de Assistente Administrativo

Entrevista:

ENTREVISTA: Franciellen Magalhães – Aprovada em 5ª lugar no concurso da Universidade Federal Fluminense para o cargo de Assistente Administrativo

“É preciso ter um psicológico muito bom para aguentar tudo e depois esperar um resultado que pode ser negativo. E, independente do resultado, o importante é continuar e seguir em frente. Tudo, absolutamente tudo, é temporário. Não podemos viver em função disso também, é preciso dar atenção à família e aos amigos. A vida está passando”

Confira nossa entrevista com Franciellen Magalhães, aprovada em 5ª lugar no concurso da Universidade Federal Fluminense para o cargo de Assistente Administrativo:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Franciellen Magalhães: Tenho 27 anos e sou do Rio de Janeiro. Ainda não sou formada, atualmente curso Administração e estou no último período. Cheguei a cursar Letras – Português/Inglês (inclusive dei aulas), mas desisti de tudo para cursar Administração.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Franciellen: Na época que eu era professora, meu irmão começou a trabalhar na CEF. Naquele momento vi que em colégio/curso nenhum, teria tantos benefícios quanto trabalhando em uma empresa pública.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Franciellen: Conciliei o concurso com o trabalho e a faculdade. Até hoje não sei como consegui fazer isso, claro que tive que deixar a faculdade um pouco de lado (inclusive atrasei o TCC por causa do concurso) mas, no final, deu tudo certo.

Eu consegui me planejar utilizando o método de ciclos de estudos. Estudei, em média, 4h por dia durante a semana. Aos finais de semana estudava mais um pouco.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Franciellen: Fui aprovada no concurso da EBSERH, 17º lugar, estudando pelo Estratégia, no cargo de Assistente Administrativo.

Nesse agora foi o da Universidade Federal Fluminense – UFF – mesmo cargo, Assistente em Administração, mas 5ª posição.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Franciellen: De alívio e surpresa, pois não imaginava que fosse conseguir passar, já que trabalhar, fazer faculdade e estudar para concurso não é fácil. Na verdade, acho que até hoje não caiu a ficha… rs

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Franciellen: Fui bem radical, nada de sair e diminuí as horas na Netflix.

Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Franciellen: Moro com meu namorado e ele sempre me apoiou no estudos. Foi um período difícil, porque eu só queria saber de estudar e não tinha tempo, nem cabeça para dar atenção para ele. Ele me ajudou muito com as tarefas domésticas na reta final, para eu intensificar o ritmo.

Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Franciellen: Acho que vale a pena, mas a pessoa deve analisar com calma o edital

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?

Franciellen: Estudei por 2 meses e meio.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Franciellen: Sim. Comecei a estudar em setembro, mas não conseguia focar, ficava muito dispersa. Parei e voltei a estudar quando saiu o conteúdo programático, em janeiro desse ano.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Franciellen: Estudei com o material do Estratégia e com uma apostila de um curso pequeno, daqui do Rio de Janeiro. Como eu tinha pouco tempo, usei as apostilas desse curso para ajudar nas revisões e resumos, já que as do Estratégia são bem completas e extensas.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Franciellen: Conheci pela página do Facebook, há muitos anos. Em 2016 comprei o material do Estratégia para o concurso da EBSERH e achei excelente. Decidi permanecer com o material do curso.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Franciellen: Não consegui fechar o edital. Português, por exemplo, não consegui estudar. Como eu tinha pouquíssimo domínio de Direito e conhecimento nenhum de AFO, decidi priorizar essas matérias.

Bom, estudei por ciclos. Utilizei o APP Easy Study e estudava 2 matérias por dia. No final de semana chegava a estudar 5 matérias por dia.

Como o tempo era curto, não consegui fazer resumos, usava a apostila de outro curso como resumo e complementava algumas coisas do material do Estratégia, as aulas me salvaram. Primeiro só ficava na teoria, à medida que ia acabando o conteúdo, eu focava nas revisões e questões. Estudava, em média, 3h por dia.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Franciellen: AFO e Direito Administrativo. Como eu não tinha domínio dessas disciplinas, eu aumentava o ciclo delas. Estudava várias vezes na semana. As aulas do Sérgio Mendes e Herbert Almeida foram milagrosas!

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Franciellen: Como faço faculdade EAD, as provas são nos finais de semana e, justo no final de semana do concurso, eu tive 3 provas na faculdade. Na semana eu tive que dividir os meus estudos para a faculdade e concurso.

No sábado e no domingo após a prova do concurso, ainda tive que correr para fazer prova da faculdade. Foi uma semana bem estressante e cansativa. 

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Franciellen: Um erro foi não ter estudado Português. Os maiores acertos foram resolver milhares de questões e usar mais de um material para estudar.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Franciellen: Cheguei a pensar em desistir sim. Estudar e trabalhar é muito cansativo. Alguns dias eu estava tão cansada que chegava a dormir sentada no trabalho. Eu só pensava que era temporário, em abril tudo iria passar. O instagram de estudos @estudaellen também me ajudou muito. Saber que tem gente na mesma situação que a gente torna a caminhada menos árdua.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Franciellen: A estabilidade e o incentivo à qualificação.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Franciellen: Essa caminhada de estudos para concurso é difícil e solitária. É preciso ter um psicológico muito bom para aguentar tudo e depois esperar um resultado que pode ser negativo. E, independente do resultado, o importante é continuar e seguir em frente. Tudo, absolutamente tudo, é temporário. Não podemos viver em função disso também, é preciso dar atenção à família e aos amigos. A vida está passando.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso Analista e Assistente DPE AM 2019 Dos 134 primeiros colocados, 52 são nossos alunos
  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos