ENTREVISTA: Fábio Rodrigues Costa - Aprovado no XXVII Exame da OAB

Entrevista:

ENTREVISTA: Fábio Rodrigues Costa – Aprovado no XXVII Exame da OAB

“Mantenha o foco na sua aprovação, estude muito, cumpra suas metas diárias, busque sempre evoluir a cada dia. E, com toda a certeza, você conseguirá a tão sonhada aprovação. Só basta ter fé em si mesmo e ter a certeza de que você é capaz. Persista no objetivo. Pois, um dia, você olhará para trás e verá como tudo valeu a pena. Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje. Mas, continue, em frente, de qualquer jeito” (Martin Luther King)

Confira nossa entrevista com Fábio Rodrigues Costa, aprovado no XXVII exame da OAB:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você. Dessa maneira, nossos leitores, conhecerão você melhor. Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?

Fábio Rodrigues Costa: Meu nome é Fábio Rodrigues Costa. Tenho 23 anos e sou de Delmiro Gouveia – AL. Concluí a graduação em dezembro de 2018.

Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?)? Ou se dedicava, inteiramente, aos estudos?

Fábio: Durante a minha preparação, tinha uma rotina bastante puxada. Pois, estava no décimo período da faculdade e conciliava esse estudo com o trabalho no horário da manhã. Portanto, ficava o horário da tarde e os finais de semana, para os estudos. Mas, todo o esforço valeu a pena!

Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?

Fábio: Sim, foi a primeira vez.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovado?

Fábio: Uma sensação de muita alegria e gratidão a Deus! Pois, sei como é toda a dificuldade e privações que se têm ao longo de toda a preparação.

Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos, que também estavam estudando, conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?

Fábio: Alguns amigos, que fizeram o concurso, não conseguiram a aprovação neste exame, infelizmente. No entanto, o importante é se manter firme e com o estudo constante para se atingir os objetivos almejados.

Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?

Fábio: Durante a preparação, a vida social tornou-se bastante escassa. Foi preciso fazer alguns sacrifícios com relação aos amigos. Deixei, apenas, alguns domingos livres, para ficar na companhia da minha família e da minha namorada.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Fábio: Para a primeira fase, utilizei o curso do Estratégia. No geral, tentava acompanhar, somente, por videoaulas, por apresentar maior custo-benefício. Não somente por causa do tempo. Mas também, pela quantidade de assuntos nas matérias nas quais já tinha uma boa base do conteúdo. E recorria ao PDF e Doutrina/Lei Seca, em alguns pontos, nos quais eu via que estava com dificuldades.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Fábio: Conheci o Estratégia por meio do YouTube. Enquanto buscava algumas videoaulas, acabei optando por adquirir o curso. E foi a melhor decisão! Os professores são excelentes e possuem uma grande dedicação com o aluno. Além disso, buscam, sempre, tirar as dúvidas da melhor forma possível.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios? Ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Fábio: Busquei montar um cronograma, voltado a 3 disciplinas diárias. Estabeleci pesos diferentes, conforme as matérias mais cobradas no exame. Estudava por volta de 5 horas líquidas diárias. Após concluir o estudo, partia para a resolução de questões das disciplinas vistas, no dia anterior, no Tec Concursos. Com relação aos resumos, tentava, ao máximo, evitá-los. Isso por motivo do tempo demasiado que se utiliza fazendo-os. Pois, muitas aulas em PDF já continham o resumo detalhado da matéria abordada ao final da aula. Quando era indispensável resumir os temas, fazia algumas anotações o mais breve possível.

Outro ponto essencial, para a minha preparação, foi a resolução de questões, simulados e provas anteriores. Pois, somente assim, pode-se ter uma ideia de como está o seu nível, de acordo com cada matéria. E, ainda, checar os pontos em que vê maior dificuldade para corrigi-los. Cada pessoa tem seu próprio método de estudo, com o qual se vê mais tranquilo para utilizá-lo. Também, dessa maneira, consegue fixar melhor o assunto. Portanto, deve-se buscar, sempre, uma regularidade e constância nos estudos para atingir a aprovação.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar essas dificuldades?

Fábio: Tinha muitas dificuldades em Direito do Trabalho. Todavia, estudei pelas videoaulas da professora Priscila. Depois disso, consegui uma nota muito boa, na primeira fase, sendo de grande valia para a aprovação.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos nesse período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?

Fábio: A reta final, realmente, é algo bastante cansativo. Pois, você já está realizando um grande esforço ao longo desse tempo da preparação. O mais importante é não perder o foco na aprovação. Busquei realizar mais exercícios, deixando, alguns dias na semana, somente, para resolver simulados e provas anteriores.

Estratégia: Na semana da prova, por um lado, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando, intensamente, dia e noite). Por outro, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselharia?

Fábio: A meu ver, depende de cada pessoa, é muito relativo. No meu caso, busquei estudar todos os horários que estavam disponíveis. E, ainda, acompanhava a revisão que o Estratégia OAB realiza pelo YouTube. E esse procedimento foi essencial para relembrar alguns pontos dos principais assuntos.

Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?

Fábio: Para a segunda fase, optei por administrativo. Decidi por essa matéria, em virtude de ter uma melhor afinidade por ela. E, de certa maneira, influenciaria no estudo, devido ao curto espaço de tempo entre a primeira e segunda fase. Adquiri o curso para a segunda fase do Estratégia. E isso foi essencial para a minha aprovação! O professor Igor Maciel, ao longo do curso, buscou sempre tirar todas as dúvidas que surgissem. Ele disponibilizou um material excelente para estudo em PDF e videoaulas. E esses eram conforme o cronograma, que atribuo como parte fundamental para seguir as metas. Da mesma forma, os simulados e o treino são partes indispensáveis para o sucesso na segunda fase.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS

Fábio: Quem está iniciando o estudo, voltado para provas desse nível, sempre comete erros. E um dos meus erros foi, de início, não ter estabelecido um cronograma, acerca das matérias e assuntos que iria ver a cada dia. Em virtude disso, ocasionou num grande atraso nas primeiras semanas. Um acerto foi estabelecer, alguns dias, somente para resolução de questões.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Fábio: A quantidade de assuntos que se têm, na primeira fase, é bastante intensa e abrangente. E cabe uma grande carga de assuntos a serem retidos e relembrados em um curto espaço de tempo. Durante a preparação, algumas vezes, começava a duvidar da minha capacidade. E havia momentos em que achava que não sabia nada. Ou que esqueceria os assuntos na hora da prova. Isso tudo são frutos da ansiedade enorme, antes do concurso. Uma das maiores motivações era a minha família e, principalmente, a minha namorada. Ela também estava preparando-se para o exame de ordem. E me dava forças para continuar os estudos todos os dias.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Fábio: O passo inicial é estabelecer metas diárias e semanais para a organização do seu estudo. Além disso, criar uma planilha de estudos, contendo as matérias e assuntos que serão vistos a cada dia. Também, é importante evitar, ao máximo, distrações enquanto está estudando. Principalmente, entreter-se com o celular! Procure mantê-lo, em outro cômodo da casa, se possível. Do mesmo modo, descanse, em torno de 10 a 15 minutos, a cada aula. Assim, terá uma melhor fixação do assunto a ser visto posteriormente. Busque ater-se ao método de estudo que mais lhe seja proveitoso. Pois, somente dessa maneira, conseguirá evoluir com uma certeza de que obteve total aproveitamento do assunto. E ficará com maior confiança ao resolver as questões.

“Mantenha o foco na sua aprovação, estude muito, cumpra suas metas diárias, busque sempre evoluir a cada dia. E com toda a certeza, você conseguirá a tão sonhada aprovação. Só basta ter fé em si mesmo e ter a certeza de que você é capaz. Persista no objetivo. Pois, um dia, você olhará para trás e verá como tudo valeu a pena. Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje. Mas, continue, em frente, de qualquer jeito.” – Martin Luther King

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Administração Tributaria Dos 591 aprovados, 475 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / Técnologia da Informação Dos 68 aprovados, 52 são nossos alunos
  • SEFAZ-BA / AUDITOR FISCAL Dos 303 aprovados, 253 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x