Érick Lira
Aprovado no concurso BRB em 20º lugar no cargo de Escriturário

“Para quem está começando aconselho ter foco em uma área e não fazer todos os concursos que aparecem, porque não dá tempo de ficar bom o suficiente nas matérias para conseguir uma boa colocação. E tenha em mente que a aprovação demora um pouco a chegar e é preciso ter disciplina e propósito para aguentar o caminho”

Confira nossa entrevista com Érick Lira, aprovado no concurso BRB em 20º lugar no cargo de Escriturário:

Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é? 

Érick Lira: Sou formado em Administração. Tenho 24 anos. Sou de Brasília.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Érick: Fui demitido da empresa em que trabalhava devido à crise e resolvi buscar uma carreira com mais estabilidade e boa remuneração.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso? 

Érick: Eu me dedicava exclusivamente aos estudos.

Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Érick: Dentro das vagas, o concurso do BRB foi o primeiro. Fiquei em 20°.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?

Érick: Sensação de dever cumprido. 

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Érick: Como eu tinha a semana livre, dedicava os finais de semana ao convívio com a família. Já quando a prova foi se aproximando passei a restringir um pouco os finais de semana.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma? 

Érick: Namoro. Moro com meus pais. Minha família entendeu e apoiou minha decisão, principalmente minha namorada. 

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Érick: Dependendo das semelhanças entre os editais e do cronograma dos concursos, acho que vale a pena fazer outros concursos para ganhar experiência e melhorar o desempenho em provas.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? 

Érick: Aproximadamente 4 meses.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Érick: Comecei a estudar antes do edital ser publicado, e o que me mantinha motivado era a certeza de que o concurso iria sair, além do foco no objetivo, que era ser aprovado.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? 

Érick: Através de amigos que já estudaram com os materiais do Estratégia e foram aprovados.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?

Érick: Um pouco de tudo. Acredito que cada disciplina requer uma forma de estudo específica. Eu me adaptei melhor a PDF’s, videoaulas e questões comentadas.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Érick: Eu montei um ciclo de estudos com seis matérias, em que eu estudava três por dia. No início foquei em terminar toda a teoria dessas matérias, já que eu tinha um bom tempo até a prova, e após fiz muitos exercícios e revisões. Costumava estudar de duas a seis horas por dia.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Érick: Tive um pouco de dificuldade no tópico 7 de conhecimentos bancários, que abordou as garantias do Sistema Financeiro Nacional (penhor mercantil, hipoteca, fiança bancária), mas não caiu nenhuma questão sobre esse assunto na prova. Para contornar essa dificuldade, li e reli a teoria e busquei entender como caía em prova.  

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Érick: A semana antes da prova foi de muita revisão e ansiedade. No sábado diminuí o ritmo e assisti ao aulão de véspera do Estratégia.

Estratégia: (Se não houve prova discursiva, pularemos esta pergunta) No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Érick: Confesso que para essa parte não dediquei muitas horas de estudo. Busquei aprender estratégias para estruturar bem o texto e fixar na mente os conteúdos que poderiam ser cobrados na questão. Sugiro praticar bastante para perder o medo.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Érick: Em alguns momentos faltou disciplina para cumprir a rotina de estudos. Porém eu não deixei esses dias de desânimo contaminarem os dias seguintes, possibilitando que eu retomasse o ritmo.  

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Érick: Sem dúvidas pensei em desistir em vários momentos, mas como eu ouvia bastante de aprovados que “quem passa é quem não desiste” eu tinha certeza que um dia iria passar, porque me dedicava muito.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação? 

Érick: A principal motivação sempre foi melhorar as condições de vida da minha família. 

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Érick: Para quem está começando aconselho ter foco em uma área e não fazer todos os concursos que aparecem, porque não dá tempo de ficar bom o suficiente nas matérias para conseguir uma boa colocação. E tenha em mente que a aprovação demora um pouco a chegar e é preciso ter disciplina e propósito para aguentar o caminho.

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Posts Relacionados

  • ENTREVISTA: Izadora Bochi Knorr - Aprovada em 17º no concurso SEFAZ RS para o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual
  • ENTREVISTA: Sérgio Augusto Bordalo Raposo - Aprovado em 7º lugar no concurso PRF para o estado do Pará (provas objetiva e discursiva)
  • ENTREVISTA: Silvia Ferrari - Aprovada no concurso MPU em 145º lugar para o Rio de Janeiro no cargo de Técnico na Especialidade Administração