ENTREVISTA: Eric Lima Deluiz - Aprovado em 2º lugar no concurso IBGE no cargo de Contador (RJ)

Entrevista:

ENTREVISTA: Eric Lima Deluiz – Aprovado em 2º lugar no concurso IBGE no cargo de Contador (RJ)

“Ignorar os pessimistas (não vai ter mais concurso, concurso só tem carta marcada, é muito difícil…etc) e ter fé em você mesmo! Uma hora o seu dia também vai chegar!”

Confira nossa entrevista com Eric Lima Deluiz, aprovado em 2º lugar no concurso IBGE no cargo de Ciências Contábeis (RJ):

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Eric Deluiz: Sou formado em ciências contábeis pela UERJ, com pós em controladoria societária. Tenho 36 anos e moro no Rio de Janeiro.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Eric: Estava insatisfeito com as minhas experiências na área privada (trabalhei no mercado financeiro por 6 anos), então acabei buscando opções que pudessem me proporcionar uma melhor qualidade de vida e maior estabilidade. Escolhi o caminho dos concursos por essas razões, além do fato de depender só de mim para obter sucesso.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Eric: Não estava trabalhando, mas conciliando os estudos para as provas com os estudos para a pós (controladoria societária e contabilidade pública).

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Eric: DPE-RJ Contador– 19º

CONFERE-RJ Contador– 8º

CORE-RJ Contador– 5º

IBGE Contador – 2º

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Eric: Eu estava dentro do avião, voltando de uma viagem a São Paulo. Foi uma felicidade enorme, mal podia esperar para dar a boa notícia para minha família.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Eric: Não foi uma postura radical, mas diminuí muito todas as minhas saídas. As minhas semanas eram todas planejadas com certa antecedência, para garantir um mínimo de horas líquidas/semana.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Eric: A família e os amigos próximos sempre me apoiaram e acreditaram em mim.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Eric: Vale, se tiver pelo menos 5 ou 6 matérias em comum com a prova que você almeja. Acredito que focar em áreas específicas é o caminho. Fazer provas muito diferentes causa um desvio de foco. Eu continuo a minha preparação, meu foco é área de controle.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?

Eric: Aproximadamente 1 mês, mas eu já tinha estudado praticamente o edital inteiro nas minhas preparações anteriores, o que facilitou muito as coisas.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Eric: Sim, inclusive é o que acontece nesse momento. O importante é sempre tentar se lembrar do porquê você quer aquilo.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Eric: Usei principalmente PDFs. Utilizo videoaulas em algumas poucas matérias. Aula presencial não funciona para mim, há perda de tempo no deslocamento, a dinâmica da aula é mais devagar, não existe flexibilidade de horário.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Eric: Conheci pela internet.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Eric: Estudava o máximo que eu conseguia absorver (4-5 horas líquidas em pós edital). Normalmente 3 ou 4 matérias por dia, nunca ultrapassando 1h30/matéria, e sempre alternando entre as matérias mais diferentes possíveis.

Não fiz muitos resumos, mas as revisões são sagradas, principalmente a do dia seguinte. Do tempo total de estudo, aproximadamente ¼ era só de exercícios.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Eric: Português, por ser mais familiar no início, acaba sendo negligenciada às vezes. Mas estou trabalhando nisso (rs!).

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Eric: Reta final totalmente focada em revisões curtas e exercícios! No dia anterior eu não encosto no material, tento esquecer que é véspera de prova.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Eric: O início sempre é difícil, mas a partir do momento que criei o hábito de estudar todos os dias as coisas ficaram automáticas. Desistir não passou e nem passa pela minha cabeça.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Eric: Qualidade de vida, estabilidade e financeira.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Eric: Procure ter consistência no que você faz, sempre lembrando os motivos que te levaram a seguir esse caminho. Ignorar os pessimistas (não vai ter mais concurso, concurso só tem carta marcada, é muito difícil…etc) e ter fé em você mesmo! Uma hora o seu dia também vai chegar!

ENTREVISTA EM VÍDEO:

Confira outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para Concursos

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Um abraço,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • TRF 4a Região - 2019 14 alunos do Estratégia ficaram em 1º lugar, em suas respectivas regiões
  • Tribunal de Justiça-PR 2019 Dos 10 primeiros colocados, 7 foram nossos alunos
  • Agente da Polícia Federal 2018 Dos 180 aprovados, 113 foram nossos alunos
  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos