Alan Ricart de Oliveira Sousa
Aprovado no concurso FUNDAC PB para o cargo de Agente Socioeducativo

ENTREVISTA: Alan Ricart de Oliveira Sousa – Aprovado no concurso FUNDAC PB para o cargo de Agente Socioeducativo

“Não vai ser fácil, você vai conviver com uma sensação de dúvida, insegurança e medo de não dar certo, e isso é normal, todo mundo sente. Mas tenha sempre em mente que tudo está em suas mãos, depende de suas escolhas e se você acreditar, você chega lá”. 

Confira nossa entrevista com o Alan Ricart de Oliveira Sousa, aprovado no concurso FUNDAC PB para o cargo de Agente Socioeducativo:

Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Alan Ricart de Oliveira Sousa: Ainda não tenho formação, tenho 30 anos e sou de Poço de José de Moura / PB.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?

Alan: Acho que foram vários fatores, mas o que mais pesou foi o fato de estar desempregado. Naquele ano, eu decidi voltar para casa, já que morava em São Paulo há 6 anos. Aí fiz o concurso da PM CE só para ver como era, estava parado sem estudar há uns 10 anos, aí fiz e fiquei a dois pontos da nota de corte e vi que era possível. Então comecei minha luta.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Alan: Não foi fácil, eu estudava quando podia. Não tinha como me dedicar integralmente, porque eu ajudo meu pai. Todo ano a gente planta, e cuidar da roça requer um pouco do tempo. Eu precisava trabalhar para conseguir apostila e pagar as despesas de viagens quando tinha prova. Mas graças a Deus deu certo! (risos).

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Alan: Já fiz 6 concursos e em todos eu sempre ficava em uma boa colocação, sempre ficava ali pertinho, a 2 pontos ou 3 pontos, aí no concurso da Fundac PB, graças a Deus, deu certo! Fiquei dentro das vagas, em 10º lugar.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Alan: Foi uma das melhores sensações que já vivi, ver meu nome na lista de aprovados será uma das melhores lembranças da minha vida.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Alan: Eu nunca fui de sair muito, mas quando optei em estudar para concursos, tive de abrir mão de sair com meus amigos. Mas eu sabia que só seria possível se eu abrisse mão disso.

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Alan: Tenho namorada e um enteado, moro com meus pais e, graças a Deus, sempre tive o apoio e compreensão de todos, tanto moralmente quanto financeiramente, e mesmo diante das críticas de muitas pessoas, sempre estiveram ao meu lado e acreditaram em mim.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Alan: Eu acredito que não se pode estudar sem foco, pois acho que isso atrapalha um pouco. Acredito que fazer concursos de outra área só é conveniente numa situação em que você realmente precise de um salário, para que você possa ter recursos, já que ter um bom material fica muito difícil. Eu tenho como objetivo a PF. Sei que não vai ser fácil, porém se eu quiser e me dedicar, será possível sim.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?

Alan: Olha, quando saiu o edital da Fundac, eu já estava me preparando para outros concursos. Eu participava de um cursinho de um amigo nos finais de semana e isso me ajudou bastante. Quando o concurso da Fundac PB saiu, apenas foquei no que não tinha visto ainda.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Alan:  Sempre estudei para carreiras polícias. Procuro estudar um edital que seja bastante completo, porque acreditava que quando saísse um outro edital, eu já teria visto boa parte. Aí era só estudar o que não tinha visto e trabalhar bastante nas questões das disciplinas que já estudava.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Alan: Conheci o Estratégia em 2016, nas aulas gratuitas no Youtube para PM CE e me ajudou bastante. Acredito que se tivesse uma preparação com o Estratégia eu teria sido aprovado, já que só fiquei a dois pontos da nota de corte.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você? 

Alan: Gosto de estudar mais com PDF. Assisto videoaulas só quando não sei nada do assunto, mas sempre aposto no PDF, me sinto mais confiante.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?

Alan: Como havia dito, eu participava de um cursinho nos finais de semana e a gente sempre via português e matérias de direito. Aí quando saiu o edital apenas foquei no que eu não tinha estudado. Sempre faço de tudo para estudar duas por dia e depois resolvo questões

Estratégia: Você tinha mais dificuldade em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Alan: Minha maior dificuldade é com exatas. Graças a Deus nesse concurso em que fui aprovado não tinha (risos). Mas devo estudar com mais empenho para aumentar minha média nessas matérias que tenho dificuldade.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Alan: Na reta final eu abri mão de umas horas de sono para estudar, porque você sempre tem a sensação de que não estudou o bastante, que faltou algo e não quer ir devendo na hora da prova. Mas sempre na véspera eu relaxo, não pego em nada, tento limpar minha mente, para não atrapalhar meu psicológico .

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Alan: Acho que o meu maior erro foi desanimar quando eu não passava e parava uns dias e até semanas. Acho que meu maior acerto foi não desistir, apesar das dificuldades financeiras e das pessoas te acharem preguiçoso e desocupado, principalmente para quem mora em cidade pequena. Acho que ter resiliência fez a diferença.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Alan: Eu fui embora para São Paulo muito novo e eu sempre tive meu dinheiro, ajudava meus pais e isso era muito satisfatório para mim, mas quando voltei e fiquei sem nada, desempregado, aí foi duro. Ficar 5 anos sem trabalhar e ganhando muito pouco, fazia me sentir péssimo, às vezes, eu pensava que não ia passar em nada e até cogitei ir embora de novo, mas minha família e minha namorada sempre estiveram do meu lado. Isso fez com que eu não desistisse. Aí eu dizia para mim mesmo “rapaz, eu já comecei, agora vou até o fim. Já que é tão difícil, deve valer muito a pena”. Graças a Deus consegui.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Alan: Muita coisa me motivava, como dar orgulho para minha família, provar para mim mesmo que eu era capaz e, é claro, ganhar dinheiro (risos).

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Alan: Não vai ser fácil, você vai conviver com uma sensação de dúvida, insegurança e medo de não dar certo, e isso é normal, todo mundo sente. Mas tenha sempre em mente que tudo está em suas mãos, depende de suas escolhas e se você acreditar, você chega lá.

Posts Relacionados

  • Lucas Hermelino- Aprovado no Concurso do INSS 2012
  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Frederico Simkevicius - Aprovado no concurso ISS Guarulhos
  • ENTREVISTA EM VÍDEO: Salvador Neto - Aprovado no concurso ISS Campinas