Cristina Adami - 1ª. Lugar Especialista em Regulação da ANVISA

Entrevista:

Cristina Adami – 1ª. Lugar Especialista em Regulação da ANVISA

Olá amigos(as)! =)

Segue abaixo a entrevista realizada pelo prof. Ali Jaha com a aluna Cristina Adami, aprovada em 1.º lugar no concurso para o cargo de Especialista em Regulação da ANVISA.

Ali Jaha: Cristina, primeiramente minhas congratulações pela aprovação no certame de Especialista em Regulação da ANVISA. Para começar, apresente-se para os nossos leitores! Você é graduada em que área? Trabalhou em sua área? Quanto tempo?

Cristina Adami: Sou bacharel em Física Médica e Mestre em Medicina Nuclear. Trabalho na área de Medicina Nuclear como supervisor de radioproteção há cinco anos.

Ali Jaha: Você já tinha se preparado para outros concursos antes ou o certame da ANVISA foi o primeiro? Como foi feita sua preparação: cursos em vídeo ou em PDF? Ou mesclou essas duas modalidades? Fale os pontos positivos e negativos que aprendeu durante a preparação para ANVISA.

Cristina Adami: O concurso da ANVISA foi o primeiro em nível nacional que prestei. Em 2008, fiz um estágio pela Vigilância Sanitária de minha cidade, e acabei me identificando com as normas e inspeções que são realizadas na área de equipamentos médicos e radioproteção. Fui pesquisar e descobri que no concurso de 2004 havia uma vaga para físico. Fiquei super-animada, mas não havia previsão de quando haveria um novo certame. Fui tocando a vida e, para minha surpresa, surgiu o tão esperado concurso em março de 2013. A primeira atitude foi ler o edital na íntegra e procurar por um curso para estudar, já que este abrangia conteúdos bastante específicos. Também nunca havia estudado qualquer matéria de Direito, então sabia que um bom curso seria primordial.

Pesquisando nos fóruns de concurseiros, li sobre o Estratégia. Entrei no site e vi que ofereciam cursos para todas as matérias gerais do concurso a um preço razoável. Não pensei duas vezes e “me joguei” em praticamente todos os que eram oferecidos.

Assim, a partir do cronograma de cada curso planejado pelos professores, fiz uma planilha para meus estudos, com horário de início e término de cada aula, tentando mesclar as matérias durante a semana para que não ficasse tão cansativo.

A via de estudo era por PDF mesmo. Lia a matéria e fazia os exercícios. Quando a aula era sobre alguma lei não tinha jeito: lia a lei não sei quantas vezes e fazia os exercícios. Se aparecia dificuldade, recorria ao tira-dúvidas dos professores ou a vídeo aulas pela internet.

Ali Jaha: O concurso da ANVISA de 2013 foi bem conturbado, com anulação da primeira prova aplicada e remarcação de uma segunda prova. Como ficou o seu lado emocional nesse momento? Pensou em desistir? Como superou esse obstáculo?

Cristina Adami: Se eu contar como foi esse período para mim, ninguém acredita. Trabalho por conta própria, prestando serviços a algumas clínicas em minha cidade. Ainda estava iniciando o doutorado e ministrava aulas à noite. Pra variar, marquei meu casamento em janeiro deste ano para ser realizado em julho, ou seja, com apenas 6 meses de antecedência (para uma noiva isso é pouco tempo! RS!). Assim, na minha planilha de estudos sempre tinha um “buraquinho” que eu deixava para os preparativos do casamento: degustação de docinhos, prova do vestido, escolha de flores para decoração… levei na esportiva e pus na cabeça que esses intervalinhos seriam meu momento de lazer.

Bom, entre mortos e feridos, cumpri minha planilha de estudos com louvor. Fui toda feliz fazer a prova em junho, mas confesso que saí decepcionada por motivos óbvios. Tanto é que, semanas após, tal prova foi anulada.

Foi então que veio mais uma dor de cabeça: será que vão remarcar a prova logo na semana do meu casamento, ou então quando estiver em lua-de-mel??? Fiquei bem mal, pois havia investido nesse concurso e queria muito passar. Quando fiquei sabendo que remarcaram a prova para setembro, relaxei. Daria tempo de me casar, fazer a mudança, viajar e ainda sobraria um mês para revisar a matéria (não tudo, é claro!). Graças a Deus a memória ajudou e eu ainda me lembrava de muito do que havia estudado há alguns meses.

Ali Jaha: Quais as expectativas com a ANVISA? Aposentou-se do mundo dos concursos ou vai tentar outro cargo? O que tem em mente?

Cristina Adami: Hoje eu digo que, entrando na ANVISA, pretendo ficar por lá até me aposentar. Pode parecer meio utópico isso, mas me vejo feliz e realizada. Quero progredir na carreira, mas me manter por ali mesmo. Porém, como o mundo dá voltas, pode ser que daqui há alguns anos minha cabeça mude! Somos imprevisíveis!

Ali Jaha: Por fim, agradeço pela entrevista e peço para que deixe uma mensagem para aqueles que se encontram nos estudos para alcançar a aprovação num concurso de altíssimo nível como foi o caso do seu certame de Especialista em Regulação da ANVISA.

Cristina Adami: Puxa, “altíssimo nível” deixou-me lisonjeada!

Digo aos que se encontram estudando que o gostinho de uma aprovação vale por todas as “sentadas” de horas e horas, pelas dores nas costas, pelas cochiladas sobre o caderno, pelas vezes que deixou de sair com os amigos, pelos sábados, domingos… enfim, confesso que recebi críticas de pessoas que chegaram a me dizer “você não vai passar”, as pessoas ficam anos estudando para esses concursos”. Uma só frase dessas poderia me derrubar, mas isso só me fortaleceu para continuar. Tem o sonho? Invista, vá ao limite e sempre se enxergue como se já estivesse lá!

Ali, muito obrigada pela sua atenção durante o curso preparatório! Sem confetes, você era um dos professores que mais rapidamente respondia às dúvidas, sempre com toda a paciência do mundo. Seu jeito divertido de escrever as aulas fazia eu descansar enquanto lia a matéria.

 

> Confira nossos Cursos para Concurso ANVISA

 

Resultados:

  • Concurso Analista e Assistente DPE AM 2019 Dos 134 primeiros colocados, 52 são nossos alunos
  • Concurso SEFAZ-AL 2020 - Auditor Fiscal Dentro das 60 vagas ofertadas, 32 são nossos alunos
  • Concurso DEAP SC - Agente Penitenciário Feminino 2019 Das 50 melhores colocadas, 16 são nossas alunas
  • Concurso MP RJ - Oficial 2019 Dos 10 primeiros colocados, 6 são nossos alunos
  • Concurso MP RJ - Técnico Administrativo Dos 10 primeiros colocados, 7 são nossos alunos