Aprovada em 9° lugar no concurso SEFAZ AM no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais
Fiscal - Estadual (ICMS)“Em concurso o tempo de estudo é muito valioso, então acho que o principal é definir qual área quer ter como objetivo maior e focar. Sem disciplina não se chega a lugar nenhum. E nunca desista, porque por mais que demore ou por mais difícil que pareça, se você se dedicar sua hora vai chegar”
.
Confira nossa entrevista com Talita Filomena Silva, aprovada em 9° lugar no concurso SEFAZ AM no cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Talita Filomena Silva: Sou natural de Pouso Alegre/MG, mas atualmente resido em Barueri/SP. Tenho 36 anos e sou formada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Talita: Trabalhei cerca de 10 anos na minha formação no setor privado, porém sempre tive interesse pela área fiscal e isso me motivou a iniciar os estudos para concursos.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Talita: A escolha pela área fiscal partiu principalmente do meu interesse sobre direito tributário. O que mais pesou ao definir esse foco foi a diversidade de matérias que nunca tinha estudado antes, principalmente as várias disciplinas na área de direito (como direito empresarial, administrativo, constitucional, civil, penal, entre outras).
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Talita: A princípio trabalhava e estudava à noite e aos finais de semana e, posteriormente, foquei apenas nos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Talita: Fui aprovada em 1º lugar para o cargo de Analista Legislativo no concurso da Câmara Municipal de Jandira/SP. Também fui aprovada no cadastro reserva do concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Pará – SEFA-PA, no cargo de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais e, recentemente fui aprovada em 9º lugar para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos Estaduais no concurso da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas – SEFAZ AM.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Talita: Cheguei a estudar um tempo sem edital, porém o foco não era o mesmo de quando já tinha edital publicado. Então minha disciplina nos estudos, praticamente, era no prazo entre a publicação do edital e a prova, que de certa forma me forçava a dedicar aos estudos para correr contra o tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Talita: Através de pesquisa na internet sobre material de estudo para concursos.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Talita: A qualidade do material tanto em PDF, como em videoaulas.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Talita: Recomendaria com certeza.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Talita: Para mim sempre funcionou melhor o estudo por PDF e usava as videoaulas apenas quando necessário, para complementar ou esclarecer algum assunto.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Talita: Na etapa que dediquei exclusivamente aos estudos, focava cerca de 10 horas por dia, incluindo finais de semana.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Talita: Como praticamente estudava em etapa pós-edital, as Trilhas Estratégicas foram importantes para focar nas principais disciplinas. Em alguns concursos em que o prazo entre uma prova e outra não permitia acompanhar as Trilhas, usei revisão do material com minhas marcações, material de Reta Final e Hora da Verdade em algumas disciplinas, e sempre acompanhava a Revisão de Véspera.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Talita: Tive mais dificuldade nas disciplinas de direito empresarial, civil, penal, tecnologia da informação e estatística. A melhora só veio treinando com várias questões.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Talita: Sou casada e moro com meu marido. A família, apesar de estranhar no começo, deu todo o apoio e incentivo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Talita: No começo tinha uma postura mais liberal, porém, após realizar alguns concursos e ter a noção de que concurso para auditor fiscal é muito concorrido e o nível de estudo de quem passa é elevado, entendi que não adiantava estudar mais ou menos, mas sim focar e ter muita disciplina. Então decidi ter uma postura mais radical e me concentrar nos estudos o máximo que podia, abdicando do convívio social.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Talita: Se você já tem um objetivo, acredito que não compensa perder tempo com foco diferente. No começo tive dificuldades para definir meu objetivo maior e isso acabou tornando meu estudo um tanto disperso. A partir do momento que defini que o foco seria fisco estadual, a qualidade do estudo foi melhorando entre uma prova e outra.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Talita: O foco maior nos estudos para o fisco estadual começou com a prova da SEFAZ ES. Então, desde maio/2021 eu já vinha estudando com mais afinco, praticamente emendando uma prova na outra. Por isso que, apesar de especificamente para o concurso que fui aprovada da SEFAZ AM eu ter estudado apenas pouco mais de um mês, que foi o prazo após a prova da SEFA PA, acredito que a base que eu já vinha preparando antes tenha ajudado bastante.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Talita: Nossa, sem palavras para descrever! É uma felicidade muito grande, uma sensação de que valeu a pena todo o esforço, todo sacrifício. É uma sensação maravilhosa.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Talita: Como minha pegada de estudos mais forte foi apenas em pós-edital, a última semana sempre foi bem estressante, sempre ficava a sensação de que não tinha estudado o suficiente. Tentava focar nas disciplinas de peso maior, lendo resumos. No dia da véspera da prova acompanhando a Revisão de Véspera praticamente o dia todo, então não tive muito tempo para descanso.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Talita: Acho que meu principal erro foi não ter um objetivo maior definido quando comecei a estudar, sabia que queria algo na área fiscal, mas também fiz concursos na área legislativa. E mesmo depois que decidi que focaria na área fiscal, não tinha muita noção da dificuldade que era um concurso para auditor fiscal, não estava levando os estudos tão a sério. Então acho que os acertos vieram quando consegui ter a disciplina e foco nos estudos.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Talita: O mais difícil foi a disciplina, não é fácil estudar de domingo a domingo, tem hora que parece que vai enlouquecer porque é muita informação para assimilar. Quando vão passando as provas e vem as reprovações, bate o desânimo, saber que estudou muito e ainda não foi o suficiente. Mas mesmo nos momentos mais difíceis eu tentava pensar que no próximo eu iria melhorar, não podia me abater e tinha que recomeçar a bateria de estudos novamente porque já tinha outra prova para fazer e assim foi indo até passar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Talita: A minha principal motivação era ter um emprego digno, sabendo que teria uma boa remuneração, com garantia da estabilidade após o estágio probatório, podendo fazer planos para o futuro sem preocupação. Auditor fiscal é uma profissão muito nobre e uma das mais difíceis de se passar em concurso, porém o retorno profissional e pessoal é imensurável.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Talita: Em concurso o tempo de estudo é muito valioso, então acho que o principal é definir qual área quer ter como objetivo maior e focar. Sem disciplina não se chega a lugar nenhum. E nunca desista, porque por mais que demore ou por mais difícil que pareça, se você se dedicar sua hora vai chegar.