Entrevista - Aprovada concurso Banestes (Técnico Bancário)

Entrevista:

ENTREVISTA: Ana Luiza Xavier – Aprovada no concurso Banestes no cargo de Técnico Bancário (Região Apiacá/Bom Jesus do Norte/São José do Calçado)

“Ter muita persistência e força de vontade. Não desistir. Eu ainda não desisti. É difícil, mas não é impossível. Se outros conseguem, nós também conseguimos! Só precisamos de uma vaga e nosso único concorrente somos nós mesmos”

Confira nossa entrevista com Ana Luiza Xavier, aprovada no concurso Banestes no cargo de Técnico Bancário (Região Apiacá/Bom Jesus do Norte/São José do Calçado):

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Ana Luiza Xavier: Meu nome é Ana Luiza Xavier, tenho 27 anos e sou formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo. Sou natural de Vitória – ES, mas fui criada no interior do estado do RJ, em uma cidade chamada Bom Jesus do Itabapoana.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Ana Luiza: Quando comecei estudar para concursos, trabalhava em um escritório de contabilidade. Logo percebi que não conseguia estudar e trabalhar, tinha muitas dificuldades para conciliar os dois, pois entrava no trabalho às 7h00 e havia dias em que eu saia às 22h00, principalmente em épocas de cumprimento de prazos. E mesmo nos dias em que eu saía no horário normal, chegava em casa tão cansada que não rendia em minha preparação para concursos. Logo me dei conta que precisava fazer uma escolha. E essa escolha foi a de estudar. Hoje em dia trabalho por conta própria, em minha empresa e estudo.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?

Ana Luiza: Esse é o primeiro concurso em que fui aprovada, o primeiro de muitos que virão!

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Ana Luiza: Maravilhosa! Sensação incrível e de dever cumprido! A ficha demorou a cair!!!

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Ana Luiza: Minha preparação para concursos é mais light, eu saio com os amigos e família, não deixo de fazer as coisas que eu quero. Apenas para esse concurso do banco, por eu ter tido pouco tempo de estudos (comecei a estudar assim que saiu o edital), eu me dediquei mais, abdicando mais do lazer.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Ana Luiza: Moro com meus pais, que sempre me apoiaram e apóiam em minha preparação para concursos! Seja apoio motivacional, emocional e financeiro. Sou noiva, e ele também é concurseiro, o que facilita bastante!

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Ana Luiza: Na verdade o meu sonho é ser aprovada na Receita Federal e é para este concurso que venho me preparando. Mas tenho feito outros concursos enquanto aguardo a tão sonhada Receita!

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Ana Luiza: Vale a pena fazer outros concursos sim. Quanto mais você treinar, pegar costume e jeito para concursos, mais fácil vai se tornando. Mas não indico interromper o estudo em que se está focado para estudar para outro completamente diferente. O ideal, em minha opinião, é que se faça concursos na mesma área. Ex: área fiscal.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Ana Luiza: Para este concurso em que fui aprovada, estudei por menos de 2 meses, pós-edital.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Ana Luiza: Adquiri o material do Estratégia Concursos e estudei apenas por ele. Videoaulas e PDFs. Só vi vantagens. O curso do Estratégia é completo, direto, didático e suficiente!

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Ana Luiza: Conheci o curso Estratégia Concursos através de uma prima que também estudava para a Receita Federal. Logo, fui pesquisando pela internet e vi que a reputação do Estratégia Concursos era sem dúvida a melhor! Muitos feedbacks positivos, muita gente falando bem! Decidi investir nessa prova do banco para ver como seria meu desempenho! E foi ótimo! Cheguei na prova confiante! Uma sensação boa, de confiança, de domínio! Graças ao Estratégia Concursos, que te prepara como nenhum outro curso. Que te deixa a par de todo o conteúdo cobrado no edital. Que te faz aprender! Confesso que aprendi mais matemática com o professor Arthur Lima do que com qualquer outro professor, ainda que na faculdade! O curso é excelente, é completo, é direto, é didático! Com pouco tempo que tinha para estudar, menos de dois meses, fui aprovada!

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Ana Luiza: Para ser honesta, tive tão pouco tempo de estudo para esse concurso que primeiro estudei a parte de conhecimentos específicos e depois dei uma revisada em matemática financeira e raciocínio lógico. Como já venho estudando para outra prova há mais tempo, muita coisa que foi cobrada eu já havia estudado antes. Estudava várias matérias ao mesmo tempo, não fazia resumos, apenas fazia as leituras e re-leituras do conteúdo, assistia às videoaulas e fazia questões.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Ana Luiza: Não tenho dificuldade de aprendizado em nenhuma matéria, apenas não gosto de português, tanto que deixei para estudar essa disciplina por último e não deu tempo de estudar! (risos)

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Ana Luiza: Na última semana antes da prova, eu viajei pra relaxar e tentei manter a calma o máximo possível! Fazia re-leituras de todo conteúdo que eu havia estudado, revisões pelas videoaulas e fazia uns esquemas na minha cabeça (que só eu entendo!).

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Ana Luiza: Eu aconselho descansar, desacelerar! Se não deu para ver todo o conteúdo antes, não será na última semana que você vai conseguir! Eu preferi fazer apenas as revisões do que eu já havia estudado. Como eu disse, não consegui estudar português por conta do tempo. Poderia ter estudado português na última semana, mas preferi revisar as disciplinas que eu havia conseguido estudar.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Ana Luiza: Erros: poderia ter começado a estudar antes da publicação do edital, para dar tempo de fechar todo o conteúdo. Mas como essa prova não era meu objetivo, não estava acompanhando esse concurso, por isso só fiquei sabendo e comecei a estudar quando saiu o edital. Dei uma pausa de menos de dois meses do concurso para o qual venho me preparando. Mais um erro: não treinei o tempo da prova. É imprescindível treinar questões com o cronômetro ao lado. Perdi-me no tempo na hora da prova. O tempo foi meu maior inimigo.

O grande acerto foi a escolha do curso, sem dúvida! Estratégia Concursos foi focado no edital, direto nos assuntos que caíram. Eu não estudei muito e passei! Estudava durante a semana e aos domingos. Aos sábados eu não estudava.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Ana Luiza: Conheço várias pessoas que começaram bem e desistiram. Para mim, é o maior erro. Desistir.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Ana Luiza: Minha principal motivação é que existe uma agência do Banestes a 3 km da minha casa!!! O mais difícil de toda minha preparação é o foco. Tem que ter foco, força de vontade mesmo. Não é fácil persistir, mas é necessário.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Ana Luiza: Ter muita persistência e força de vontade. Não desistir. Eu ainda não desisti. É difícil, mas não é impossível. Se outros conseguem, nós também conseguimos! Só precisamos de uma vaga e nosso único concorrente somos nós mesmos.

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Resultados:

  • TRF 4a Região - 2019 14 alunos do Estratégia ficaram em 1º lugar, em suas respectivas regiões
  • Tribunal de Justiça-PR 2019 Dos 10 primeiros colocados, 7 foram nossos alunos
  • Agente da Polícia Federal 2018 Dos 180 aprovados, 113 foram nossos alunos
  • Concurso PGE - SP Procurador do Estado Dos 208 aprovados, 134 são nossos alunos
  • Concurso CLDF Procurador Legislativo Dos 31 aprovados, 24 são nossos alunos

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x