Artigo

Concurso Delegado PC ES – Segunda Fase: as principais dificuldades

Olá pessoal, vamos falar sobre a prova discursiva delta,

Aqui é o Prof. Vinícius Silva, e nesse artigo você vai conferir as principais dificuldades na prova discursiva para Delta.

Você que está focado na segunda fase do concurso da PC-ES, fique ligado nas dicas para superar essas e outras dificuldades que possam aparecer na sua preparação e na sua prova.

Abaixo listo as dificuldades que eu mais tive contato durante a minha experiência como professor aqui no Estratégia Carreiras Jurídicas.

  1. Identificação da peça
  2. Narrativa de Fatos
  3. Pedido da Interceptação Telefônica
  4. Diferença entre prisão temporária e preventiva
  5. Memorização de artigos de lei

Acima você nota as dúvidas e dificuldades que eu amis escuto por parte dos alunos. Vamos sanar cada uma delas e ajudar você a lidar com todas.

Cursos para Discursiva Delta

Curso sem correção

Curso com correção

Curso com correção e monitoria

a) Identificação da Peça

A maioria dos alunos quando chega perto da prova Discursiva Delta faz sempre a mesma pergunta: “Professor, qual peça vai cair?”. Eu sempre respondo que você deve se preocupar muito mais em saber fazer as 5 peças mais prováveis de cair do que ficar preocupado em saber qual a peça que vai cair.

Na verdade, se você sabe fazer as duas prisões (temporária e preventiva), a interceptação telefônica, a busca domiciliar e a infiltração de agente policial em ORCRIM; você vai se dar bem em qualquer prova Discursiva Delta.

A identificação virá naturalmente, quando você começar a fazer bastantes exercícios, ou seja, faça muitas questões e principalmente acostume-se a criar formas de eliminação das peças. Você sempre vai identificar a peça correta eliminando aquelas que certamente não podem ser adequadas ao caso.

Outra dica fundamental é ler o enunciado até o final, pois as vezes, no final o examinador menciona qual a peça que ele quer ver na folha de respostas, simples assim, então nada de desespero, o que você deve fazer é ter calma e fazer o básico, a identificação da peça não será problema.

b) Narrativa de Fatos

A narrativa de fatos é, certamente, outro tema que tira o sono dos candidatos a um cargo de Delta, quando o assunto é a prova Discursiva Delta. Nesse caso, a maior preocupação é com a quantidade de informação que deve contar de uma narrativa bem feita. Não se preocupe com o fato de o enunciado ser grande, se isso ocorrer, lembre-se de que eles estão querendo testar seu poder de síntese.

A dica é o bom e velho “o que? Quem? Onde? Quando? E Por que?” se você responder a essas perguntas com tranquilidade, tenho certeza de que vai conseguir narrar os fatos com aquilo que mais importa, pois você tem apenas que mencionar o que ocorreu com todos os seus detalhes.

c) pedido de interceptação telefônica

O pedido de interceptação telefônica deve ser feito com muito cuidado, em nosso curso (links abaixo) mostramos, na aula referente à interceptação, como fazer um bom pedido e o que deve constar dele, pois nesse caso temos muita informação técnica importante e você deve se ligar nos termos que devem contar na sua peça prática.

Memorizar é preciso nesse caso, então você vai ter de fazer um cartão de memorização com todas as informações e com um pedido básico e sair memorizando.

d) diferença entre prisão temporária e preventiva

No caso de prisão temporária e preventiva, essa é uma das maiores dúvidas, quando temos que representar por uma ou quando temos que representar por outra.

Em nosso curso, mais uma vez eu explico com todos os seus detalhes a diferenciação entre os dois conceitos, mas vou tentar resumir de forma bem rápida aqui para vocês.

Primeiramente, se a fase de investigação estiver concluída, não tem o que pensar, vamos ter de optar pela preventiva. Na fase de investigação, vamos sempre preferir pela temporária, desde que seja um crime em que caiba a temporária, ou seja, ele deve estar previsto no rol do art. 1°, III, da Lei 7.960/89 ou ainda ser um crime hediondo ou equiparado a hediondo. Se não estivermos diante de nenhuma dessas hipóteses, então é o caso de representar pela preventiva mesmo, ainda que na fase de investigação, como ocorreu na prova Discursiva Delta em Tocantins (PCTO), em que o crime era de estelionato e então a prisão deveria ser a preventiva.

e) Memorização de artigos de lei

No caso de memorização de artigos de lei, o ideal também é você não se preocupar em memorizar eles de uma vez só, ou seja, não tem como aprender de uma hora para outra, você tem que fazer muitos exercícios, redigir bastante e com o tempo você vai memorizando.

Mesmo que a sua prova seja uma prova com consulta, a rápida memorização desse conteúdo vai fazer com que você ganhe tempo e não precise pesquisar tanto na hora da prova. Lembre-se de que o tempo é curto.

Por fim, não se preocupe tanto com isso, pois a eventual ausência desses dispositivos não gera uma perda total de pontos, talvez nem haja desconto por conta disso, mas provas como as últimas da PCPA e da PCAC cobraram os detalhes da capitulação da peça e dos crimes. Portanto, se você conseguir memorizar, vai ganhar vantagem.

Bom pessoal, por hoje é só, se você tiver qualquer dúvida sobre a preparação para a prova Discursiva Delta e está se preparando para a prova Delta PC-ES, pode chamar nas redes sociais que vamos estar atentos a sua pergunta.

Instagram: @profviniciussilva

Abraços.

Prof. Vinícius Silva.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.