Concursos Magistratura Federal: vagas para Juiz Federal (ATUALIZADO)
Renato Borelli

Concursos Magistratura Federal: quer ser Juiz Federal? Previsões para 2018 e 2019

Saiba mais sobre os concursos Magistratura Federal

Olá! Neste artigo, vamos agregar todas as informações relevantes sobre os concursos da magistratura federal. Levantamos todas as informações relevantes sobre os Tribunais Regionais Federais para você que almeja tornar-se juiz federal.

Acompanhe esse artigo, mantenha salvo entre os seus favoritos. A cada nova informação vamos atualizá-lo.

Não deixe também de participar da 2ª Semana Especial da Carreira Jurídica, entre os dias 16 e 20 de julho, com as informações para se preparar para ingressar na carreira dos seus sonhos.

São cinco Tribunais Regionais Federais e que realizam concursos com frequência. Logo, todos os anos teremos ótimas oportunidades. Saiba quais serão os próximos concursos, quais temos alguma expectativa e quais não terão editais publicados em breve.

Para você ter ideia confira os últimos concursos da magistratura federal:

concursos magistratura federal

E quais são os próximos concursos da magistratura federal? Quais estão previstos para o próximo ano. É o que vamos analisar abaixo.

Concursos Magistratura Federal “quentes”

Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Juntamente com o TRF3, o edital do concurso de ingresso na magistratura do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) era uma das grandes promessas do 1º semestre de 2018.

O edital foi publicado no início de julho e está com as inscrições abertas até o dia 25 de agosto de 2018. A prova objetiva acontecerá em 23 de setembro.

Aqui, vamos sintetizar as principais informações para você que deseja estudar para o concurso do Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

O edital anterior é de 2016, foi organizado pelo próprio tribunal, que nomeou uma comissão examinadora para elaborar todas as provas do certame.

A prova objetiva foi composta por 100 questões de múltipla escolha com cinco alternativas. A nota de corte ficou em 7.1 pontos (o que equivale a acertar 71 questões).

Em rápida análise da prova objetiva aplicada, notamos:

  • 19% da prova exigiu o conhecimento de entendimentos consolidados dos Tribunais Superiores e de como a doutrina é recepcionada pela jurisprudência;
  • incidência de questões doutrinárias, não apenas legislativas;
  • grande incidência de questões formuladas com base em casos práticos.

Sobre a distribuição das questões entre as disciplinas, concluímos:

  • as questões de Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Ambiental e Direito Penal compreenderam 64% da prova.
  • Direito Tributário e Direito Previdenciário, com 6 questões cada poderiam fazer a diferença na prova;
  • Direito Internacional (Público e Privado) corria por fora: com um programa mais reduzido do que os demais, concentrava 6 questões.

Os pontos acima são importantes para você considerar no seu planejamento de estudos.

Com cerca de dois meses e meio para a realização da primeira prova, o Estratégia Carreira Jurídica preparou vários conteúdos relevantes para este certame.

Saiba mais sobre o TRF2:

– informações relevantes sobre o concurso: Concurso TRF2 Juiz Federal;

– cursos Estratégia Carreira Jurídica: Cursos Concurso TRF2 Juiz Federal.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Embora ainda não tenha sido anunciado, o concurso de ingresso na magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região é uma grande aposta para o próximo ano. Mas por quê?

O último concurso do Tribunal ocorreu entre 2016 e 2017. Se a regularidade se mantiver (o penúltimo ocorreu entre 2013 e 2015), 2019 pode ser o ano de mais um edital.

Além disso, todos os 20 aprovados do concurso homologado em 2017 já foram nomeados e já há 14 cargos vagos de Juiz Substituto no Tribunal. Que tal começar a se preparar?

A primeira fase do último concurso consistiu em uma prova objetiva com 100 questões (com cinco alternativas cada) cobrindo 12 disciplinas. A nota de corte desta prova foi 73 (o equivalente a acertar 73 questões).

Uma rápida análise da prova objetiva, notamos:

  • 36% das questões exigiam o conhecimento de entendimentos consolidados do STF, do STJ e do próprio TRF4;
  • grande incidência de questões teóricas e que exigiam o conhecimento de posições doutrinárias;
  • alto número de questões que envolviam o julgamento de assertivas.

Sobre a distribuição das questões entre as disciplinas, concluímos:

  • 64% da prova compreendia questões de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Previdenciário, Processo Civil, Direito Tributário e Financeiro e Direito Ambiental;
  • Direito Internacional (público e privado) tinha um peso idêntico ao que ocorreu no TRF2: 6 questões para um programa reduzido (perceba como as provas tem semelhança);
  • Direito Previdenciário constituiu um trunfo importante: 8 questões e um conteúdo bem delimitado para se estudar;
  • Direito Penal e Processo Penal corriam por fora: 14 questões,

Os pontos que elencamos acima são importantes para você considerar no seu planejamento de estudos.

Em virtude da expectativa pela realização do novo concurso da magistratura do TRF4, o Estratégia Carreira Jurídica preparou vários conteúdos relevantes sobre o certame. Saiba mais sobre o TRF4:

– cursos Estratégia Carreira Jurídica: Cursos Regulares para Magistratura Federal.

Concursos com alguma expectativa

Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1)

O Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu, no fim de 2017, que o próximo concurso da magistratura deveria ocorrer dali a quatro anos, em virtude do grande número de aprovados no último concurso (103 na lista geral, todos empossados).

Espera-se, então, que um novo concurso ocorra em 2021. O número de cargos vagos na classe inicial da carreira impressiona: faltam 98 Juízes Federais Substitutos.

Situação geral dos concursos Magistratura Federal

Abaixo, objetivamente, descrevemos informações atualizadas sobre os demais concursos de magistratura, para você consultar as demais informações sobre aquele o TRF que deseja:

Se você deseja uma preparação regular para os concursos da magistratura federal, confira nossos cursos regulares:

Cursos Regulares para Magistratura Federal.

Informações finais

Caso queira seja notificado sempre que houver alguma notícia relevante sobre concursos da magistratura federal, inscreva-se abaixo e participe da 2ª Semana Especial da Carreira Jurídica (16 a 20 de julho):

Acompanhe o YouTube do Estratégia Carreira Jurídica e não perca nossos conteúdos gratuitos para os concursos magistratura federal :

Clique aqui e acesse o canal do Estratégia Carreira Jurídica.

Forte abraço e bons estudos!

Equipe Estratégia Carreira Jurídica
[email protected]

Compartilhe:

Renato Borelli

Renato Borelli

-Atualmente é Juiz Federal Substituto (TRF 1). -Foi Juiz Federal Substituto do TRF 5. -Foi advogado privado e advogado público. -Foi assessor de Desembargador Federal e de Ministro (STJ). -Atuou no CARF/Ministério da Fazenda como Conselheiro (antigo Conselho de Contribuintes). -Formação em Direito e Economia, com especialização em Direito Público e Direito Tributário.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.