Concursos Magistratura Federal: vagas para Juiz Federal (ATUALIZADO)
Ricardo Torques

Concursos Magistratura Federal: vagas para Juiz Federal (ATUALIZADO)

Saiba mais sobre os concursos Magistratura Federal

Olá! Neste artigo, vamos agregar todas as informações relevantes sobre os concursos da magistratura federal. Levantamos todas as informações relevantes sobre os Tribunais Regionais Federais para você que almeja tornar-se juiz federal.

Acompanhe esse artigo, mantenha salvo entre os seus favoritos. A cada nova informação vamos atualizá-lo.

São cinco Tribunais Regionais Federais e que realizam concursos com frequência. Logo, todos os anos teremos ótimas oportunidades. Saiba quais serão os próximos concursos, quais temos alguma expectativa e quais não terão editais publicados em breve.

Para você ter ideia confira os últimos concursos da magistratura federal:

concursos magistratura federal

E quais são os próximos concursos da magistratura federal? Quais estão previstos para o próximo ano. É o que vamos analisar abaixo.

Concursos Magistratura Federal “quentes”

Tribunal Regional Federal da 1ª Região

O novo concurso de ingresso na Magistratura do Tribunal Regional Federal da 1ª Região foi autorizado pelo Conselho de Administração do órgão no fim de março de 2019.

O certame deve ter seu edital lançado ainda neste ano, com previsão de conclusão em 2020. Os concursos da Magistratura Federal duram, em média, 18 meses.

Embora ainda não tenha sido divulgado o quantitativo de cargos ofertados no certame, sabe-se que o TRF1 conta com ao menos 100 cargos vagos de Juiz Federal Substituto.

O último concurso do TRF1 foi realizado em 2015 e contou com a organização do Cespe (hoje Cebraspe). Foram aprovados 103 candidatos, todos nomeados.

A prova objetiva do certame foi composta por 100 questões objetivas com cinco alternativas, distribuídas em três blocos de disciplinas. A nota de corte nesta etapa ficou em 7.3 pontos (o equivalente a acertar 73 questões).

Ao analisarmos as provas objetivas do concurso do TRF1, notamos algumas características interessantes:

  • Mais de 20% da prova cobrou o conhecimento da jurisprudência atualizada dos Tribunais Superiores (STJ e STF);
  • Incidência razoável de questões teóricas,que exigiam o conhecimento da doutrina majoritária;
  • Grande presença de questões de análise de casos práticos

A distribuição das questões por disciplina pode ser analisada na tabela abaixo:

Disciplina Questões
Direito Constitucional 10
Direito Previdenciário 5
Direito Penal 8
Direito Processual Penal 10
Direito Econômico 6
Direito do Consumidor 1
Direito Civil 8
Direito Processual Civil 9
Direito Empresarial 5
Direito Financeiro 2
Direito Tributário 6
Direito Administrativo 12
Direito Ambiental 9
Direito Internacional Público 8
Direito Internacional Privado 1

Note que 40% da prova se concentra nas disciplinas Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Processual Penal. Somados à Direito Civil e Direito Processual Civil, este conjunto de disciplinas, muito tradicional, alcançava 57% da prova.

O conhecimento de Direito Internacional Público fornecia um bom custo-benefício: 8% do total da prova.

Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Embora ainda não tenha sido anunciado, o concurso de ingresso na Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região é uma possibilidade para 2019. Por quê?

O último concurso do Tribunal ocorreu entre 2016 e 2017. Se a regularidade se mantiver (o penúltimo ocorreu entre 2013 e 2015), 2019 pode ser o ano de mais um edital.

Além disso, todos os 20 aprovados do concurso homologado em 2017 já foram nomeados e já há 14 cargos vagos de Juiz Substituto no Tribunal. Que tal começar a se preparar?

A primeira fase do último concurso consistiu em uma prova objetiva com 100 questões (com cinco alternativas cada) cobrindo 12 disciplinas. A nota de corte desta prova foi 73 (o equivalente a acertar 73 questões).

Uma rápida análise da prova objetiva, notamos:

  • 36% das questões exigiam o conhecimento de entendimentos consolidados do STF, do STJ e do próprio TRF4;
  • grande incidência de questões teóricas e que exigiam o conhecimento de posições doutrinárias;
  • alto número de questões que envolviam o julgamento de assertivas.

Sobre a distribuição das questões entre as disciplinas, concluímos:

  • 64% da prova compreendia questões de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Previdenciário, Processo Civil, Direito Tributário e Financeiro e Direito Ambiental;
  • Direito Internacional (público e privado) tinha um peso idêntico ao que ocorreu no TRF2: 6 questões para um programa reduzido (perceba como as provas tem semelhança);
  • Direito Previdenciário constituiu um trunfo importante: 8 questões e um conteúdo bem delimitado para se estudar;
  • Direito Penal e Processo Penal corriam por fora: 14 questões,

Situação geral dos concursos Magistratura Federal

Magistratura Federal

TRF da 1ª Região: o Conselho de Administração do TRF1 autorizou a realização de um novo concurso para Juiz Federal Substituto. São mais de 100 cargos vagos.
Comece a se preparar: Cursos Concurso TRF 1

TRF da 2ª Região: temos concurso em andamento. Considerando o lapso médio de tempo entre concursos do TRF (entre dois e três anos), podemos aguardar novo edital a partir do segundo semestre de 2020. Comece a se preparar:Cursos Concurso TRF 2

TRF da 3ª Região: também temos concurso em andamento. Com provas objetivas e discursivas aplicadas, aguarda-se a realização da prova oral. Desse modo, tendo em vista o lapso médio de concursos deste TRF (dois anos, aproximadamente), podemos aguardar novo edital a partir do segundo semestre de 2020. Comece a se preparar: Cursos Concurso TRF 3

TRF da 4ª Região: embora sem notícias recentes concretas, o Tribunal realiza concursos com regularidade (2013, 2015, 2016). Como o concurso anterior já foi encerrado, todos os aprovados convocados e já existem 14 cargos vagos, espera-se que em 2019 haja novo concurso. 
Comece a se preparar: Cursos Concurso TRF 4

Se você deseja uma preparação regular para os concursos da magistratura federal, confira nossos cursos regulares:

TRF da 5ª Região: mais um concurso em andamento. O Tribunal publicou edital em 2017 e homologou o resultado final, com 11 aprovados em dezembro de 2018, portanto, um novo edital somente será publicado a partir do segundo semestre de 2020. 
Comece a se preparar: Cursos Concurso TRF 5

Cursos Regulares Magistratura Federal.

Acompanhe o YouTube do Estratégia Carreira Jurídica e não perca nossos conteúdos gratuitos para os concursos magistratura federal:

Clique aqui e acesse o canal do Estratégia Carreira Jurídica.

Forte abraço e bons estudos!

Equipe Estratégia Carreira Jurídica
[email protected]

Posts Relacionados

Compartilhe:

Ricardo Torques

Ricardo Torques

Ricardo Torques é natural de Colombo/PR, formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2009, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em 2012. Em 2009 foi aprovado no concurso de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda. Foi assessor jurídico em Vara de Infância e Juventude na Comarca de Cascavel/PR. Entre os anos de 2010 a 2015 foi aprovado em concursos de tribunais, TRT da 9ª região, TRT da 4ª Região, TRE-PR, TRT da 1ª Região. Foi assistente de Juiz do TRT da 9ª Região. Foi professor no Concurseiros 24 Horas e Focus Concursos. Atualmente é professor e coordenador do Estratégia Carreira Jurídica nas disciplinas de Direito Processual Civil, Direito Eleitoral, Direitos Humanos e Direito da Criança e do Adolescente.

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.