Notícia

Concursos 2019: Confira aqui as previsões ATUALIZADAS!

Concursos 2019: você sabia que há mais de 100 concursos previstos?

Neste artigo você terá um Panorama Completo e Atualizado, com informações detalhadas e precisas sobre os principais concursos 2019 que ainda podem sair nos próximos meses.

Faremos nossas previsões de concursos 2019 por Área, por Região e por Estado. Também iremos apresentar neste artigo quais concursos poderão acontecer em 2020.

Só para que se tenha uma pequena noção, são mais de 30 editais com banca definida e que podem ser publicados a qualquer momento, com vagas para nível médio e superior. Também há vários outros concursos que ainda poderão acontecer em 2019.

Atualmente, mais de 70 órgãos estão com concursos encaminhados para acontecer nos próximos meses. A perspectiva é ainda melhor se analisarmos com os concursos 2020, atingindo mais de 100 possíveis editais.

Leia atentamente este artigo para se certificar de que você estará munido de todas as informações para tomar a decisão correta em 2019!

Concursos 2019 iminentes – Banca definida

Na tabela abaixo, você confere todos os concursos que estão com banca definida e, portanto, podem ser publicados a qualquer momento.

Ao longo desse artigo você encontrará vários links com o nome do concurso. Ao clicar, você será destinado a uma página com um detalhamento muito maior do seu concurso de interesse.

ConcursoVagasBancaEstado
Concurso Bombeiro AL100CebraspeAL
Concurso CRF APa definirQuadrixAP
Concurso FUNCEME7 + CR FUNECECE
Concurso ADASA25 + 50 CRIADESDF
Concurso PCDF – Escrivão300Cebraspe DF
Concurso PPGG DF250 + 500 CR CebraspeDF
Concurso CONTERa defnirQuadrixDF
Concurso TCDF12 + CRCebraspeDF
Concurso Barra de São Franciscoa definirIBADEES
Concurso PM GO2.000Instituto AOCPGO
Concurso Juiz TJ GO 43FCCGO
Concurso Prefeitura de Mineiros368FIMESGO
Concurso EMAP MAa definirCebraspeMA
Concurso Crefitoa definir QuadrixMG
Concurso IPREV Mariana5Fundação CEFETMINASMG
Concurso PGM Varginha5Objetiva ConcursosMG
Concurso IPREMU Uberlândiaa definirFUNDEPMG
Concurso CRBM 4ª Regiãoa definirQuadrixPA
Concurso MP PA15 + CRCETAPPA
Concurso Prefeitura de Bragançaa definirCETAPPA
Concurso CRF PAa definirCETAPPA
Concurso Prefeitura de Gravatáa definirIPADPE
Concurso Prefeitura de Palmaresa definirIAUPEPE
Concurso HEMOPEa definirIAUPEPE
Concurso CRT 4a curitidefinirQuadrixPR e SC
Concurso Prefeitura de Ponta Grossaa definirFAFIPAPR
Concurso CRT PRa definirQuadrixPR
Concurso Prefeitura Rio de Janeiroa definirINCPRJ
Concurso TCE RJ40CebraspeRJ
Concurso SEDAM RO40FunrioRO
Concurso Cress ROa definirQuadrixRO
Concurso ISS Santa Mariaa definir Objetiva ConcursosRS
Concurso Unipampaa definirFUNDATECRS
Concurso Prefeitura de Canoasa definirFundação LaSalleRS
Concurso Prefeitura de Santa Mariaa definir Objetiva Concursos RS
Concurso PGM Canoas a definir Fundação La Salle RS
Concurso TJ SC2 + CR FCCSC
Concurso SME IÇARA SC102 VAGASFEPESESC
Concurso CRT SPa definirQuadrixSP
CAU SPa definirVUNESPSP
Concurso PGM Guarujá3 + CRVunespSP
Concurso Prefeitura Mogi das Cruzesa definirVunespSP
Concurso Cartorio SPa definirVunespSP
Concurso Campos do Jordãoa definirIPEFAESP
Concurso Cartório ROa definirIESESRO
Concurso CRESS PBa definirQuadrixPB
Concurso CRA BA a definirQuadrixBA

Concursos 2019 – Tribunais e MP’s

Nesta seção você confere os concursos das carreiras de tribunais que estão mais encaminhados para acontecer em 2019. Entre eles estão os concursos de Tribunais de Justiça Estadual, Tribunais do Trabalho, Tribunais Federais e inclusive os Tribunais Regionais Eleitorais, que voltarão a nomear e realizar concursos públicos em 2019.

Editais a qualquer momento

Concurso Câmara de Vila Velha: A Câmara de Vila Velha (ES) publicará até o final do ano edital de concurso público ofertando 14 vagas para nível médio e superior. O concurso Câmara de Vila Velha já tem banca organizadora definida, ficou sob responsabilidade do Instituto Acesso as inscrições e etapas do certame.

Concurso MP PA: Banca CETAP será a responsável pelo edital. O concurso deve preencher 15 vagas de Auxiliar de Administração, cargo que exige o nível médio. Edital é adiado e passará por revisão.

Editais possíveis para Concursos 2019

Concurso MP RS Promotor: O concurso para o MP RS está autorizado e comissão organizadora definida. O número de vagas a serem ofertadas ainda não foi divulgada, mas poderá sair em breve.

Concurso PC PR: O órgão divulgou a comissão organizadora do certame que oferta vagas para os cargos de Delegado, Papiloscopista e Investigador.

Concurso TJ RN: O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte autorizou a realização de um novo processo seletivo com 33 vagas para a área de Tecnologia da Informação.

Concurso TJ MG – 1ª Instância / Concurso TJ MG 2ª Instância: O Instituto AOCP foi definido como banca examinadora para 1ª instância. O IBFC foi definido como banca examinadora para 2ª instância. O Tribunal decidiu sobrestar a realização de novos concursos até a aprovação do PL que unifica as carreiras.

Concurso TJ TO: O concurso será retomado, já que o TCE/TO decidiu pela legalidade da contratação do Cespe/Cebraspe como banca organizadora.

Concurso TJ RJ: O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou a realização de um novo concurso para Técnico e Analista Judiciário. O regulamento do certame foi publicado e a comissão nomeada. O edital deve sair até janeiro de 2020.

Concurso TJ RS: Depois de lançar o edital para Oficial de Justiça (O), o órgão deve ainda lançar um novo concurso para Oficial de Justiça (PJ-H) e Assistente Social Judiciário (PJ-J).

Concurso MP SE: Em reunião, o Procurador Geral de Justiça de Sergipe afirmou que um novo concurso para servidores será organizado no 2º semestre de 2019. O próprio órgão confirmou a intenção de realização do certame. Além disso, o Sindicato realizou um ato para cobrar a realização do certame.

TJ GO (Juiz Substituto): O órgão já definiu a FCC como banca organizadora para o 57 º concurso da Magistratura, que já foi autorizado pelo Tribunal.

Editais Possíveis para Concursos 2020

Concurso MP ES Promotor: O Ministério Público do Espírito Santo está com um novo concurso público previsto na PLOA 2020 para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.

Concurso TJDFT: O Tribunal analisa internamente a viabilidade de um novo concurso. O último concurso teve seu prazo de validade expirado em abril de 2018. São mais de 380 cargos vagos no Tribunal.

Concurso TJ GO: A validade do último concurso expirou em março de 2019. O Tribunal afirmou que não pretende realizar concurso até meados de 2020. Órgão tem 509 cargos vagos.

Concurso TRT 4 (RS): O concurso atual está válido até dezembro de 2019. Há possibilidade de um novo concurso para 2020.

Concurso TRT 6 (PE): O concurso atual está válido até outubro de 2020. Poderá ser publicado a partir do final do próximo ano.

Concurso TRT 17 (ES): Concurso temporariamente suspenso, podendo ser retomado em 2020.

Concurso TRT 5 (BA): O último concurso foi realizado em 2013. Em 2018, formou-se comissão responsável pela organização do concurso, mas o processo não avançou. É um concurso esperado para 2020.

Concurso TRE MG: O concurso de Analista já teve sua validade expirada. O concurso de Técnico expira em outubro de 2019, sem possibilidade de prorrogação. É uma boa possibilidade para 2020.

Concurso TRE SC: O TRE SC possuía um concurso autorizado, mas recuou quando foi publicada portaria do TSE suspendendo as nomeações. Há uma grande chance de que seja retomado em 2020.

Concurso TRE MA: O último concurso expira em dezembro de 2019, não podendo mais ser prorrogado.

Concurso TRE RR: O último concurso está vigente até dezembro de 2019.

Concurso TRE MS: Último concurso expirou em 2017.

Concurso TJ RR: com 71 cargos vagos, comissão prepara projeto básico do concurso.

Concurso MP ES: Em estudos, novo concurso para o quadro de servidores do Ministério Público do Espírito Santo ganhou previsão no PLOA para 2020 do Estado.

Para você que deseja outras informações sobre os concursos de tribunais, acesse a nossa página completa: Concursos de Tribunais

Concursos 2019 – Área Fiscal

Já nesta seção você fica por dentro dos concursos 2019 da Área Fiscal que estão mais encaminhados. Entre eles estão os fiscos estaduais, municipais e a Receita Federal.

Editais possíveis para Concursos 2019

Concurso ISS Aracaju: O Prefeito de Aracaju anunciou a autorização de um novo concurso para a Secretaria Municipal de Finanças. Há mais de 20 anos sem realizar concursos para Auditor de Tributos, a Prefeitura tem um déficit significativo de quadros na categoria, essencial para a fiscalização da arrecadação tributária municipal.

Concurso ISS Contagem: Foi publicado no Diário Oficial do Município de Contagem, a Portaria que institui a Comissão Especial do concurso para os cargos efetivos de Agente Fazendário e Analista Fazendário.

Concurso ISS Santa Maria: A Prefeitura de Santa Maria já definiu a banca organizadora de seu próximo certame. Com edital de licitação já publicado, a intenção é ofertar vagas para os cargos de Auditor Fiscal e Fiscal Municipal II.

Editais possíveis para Concursos 2020

Concurso Receita Federal: RFB solicitou ao Ministério da Economia 3.314 vagas para vários cargos, incluindo Auditor Fiscal. O órgão passa por uma reestruturação, o que certamente adia a possibilidade de um concurso, que poderá acontecer apenas em 2020.

Concurso SEFAZ BA: Em agosto foi publicada Portaria formando comissão para concurso de Agente de Tributos. São previstas 20 vagas.

Concurso SEFAZ ES: Comissão formada para Auditor Fiscal da Receita Estadual. Certame está previsto no Plano Plurianual do estado para 2020/2023 e no Projeto de Lei Orçamentárias Anual de 2020.

Concurso SEFAZ CE: Governador declara que já autorizou estudos para um novo concurso. Todavia, em 2019, foi declarada a suspensão dos concursos no Poder Executivo do Ceará. O concurso está previsto no PLOA e deve ficar para 2020.

Concurso SEFAZ SP: O último concurso aconteceu em 2013, com mais de 800 vagas. Atualmente há mais de 450 cargos vagos no órgão.

Concurso SEFAZ SE: O concurso foi autorizado no final de 2018, mas o processo ficou parado. É uma oportunidade que entra em nosso radar como possível para 2020.

Concurso ISS RJ: O último concurso aconteceu em 2010. A Secretaria Municipal de Finanças já criou um Grupo de Trabalho para realizar um novo concurso.

Concurso ISS Fortaleza: Concurso tem previsão na LOA 2019. O pedido que está tramitando prevê 60 vagas para Auditor e 40 vagas para Analista.

Concurso ISS SP: O último concurso aconteceu em 2014. Em julho de 2018, foi feito pedido de abertura de novo concurso, que foi arquivado. Atualmente existem mais de 280 cargos vagos na carreira.

Outras informações sobre os concursos desta área basta acessar nosso artigo: Concursos Fiscais 2019

Concursos 2019 – Controle e Gestão

Nesta parte do artigo você ficará informado sobre os concursos 2019 das carreiras de controle e gestão com algum passo dado na realização de concurso. Entre eles estão os Tribunais de Contas, Controladorias Municipais e Estaduais.

Editais a qualquer momento

Concurso TCDF: Com o Cebraspe oficialmente contratado, o certame visa ofertar 12 vagas para Procurador do Ministério Público, Auditor do TCDF (Conselheiro-Substituto) e Auditor de Controle Externo.

Concurso TCM SP: O concurso já foi autorizado pelo Presidente do TCM-SP. A comissão está formada e há grande expectativa de que o edital seja publicado ainda em 2019. Serão 92 vagas para Agente de Fiscalização e 10 vagas para Auxiliar Técnico de Administração.

Editais possíveis para Concursos 2019

Concurso CGDF: Comissão formada para novo concurso com 234 vagas, sendo 87 vagas imediatas mais cadastro de reserva. Certame está em fase se elaboração do Termo de Referência.

Editais possíveis para Concursos 2020

Concurso TCE RJ: Cebraspe teve sua contratação autorizada pelo Conselho Superior de Administração do TCE RJ. Estão previstas 40 vagas de Analista de Controle.

Concurso TCU: Foi anunciado um novo concurso do Tribunal de Contas da União para 2020. Segundo o Presidente do órgão, José Múcio Monteiro, em sessão do Plenário do TCU, estão previstas 30 vagas para preencher o déficit atual do Tribunal.

Concurso CGU: Apesar da suspensão dos concursos federais, o órgão vem se movimentando e tentando convencer o Ministério da Economia sobre a necessidade de recompor o quadro de servidores. Foi protocolado novo pedido para abertura do certame.

Concurso TCE SC: Com Comissão já formada, serão ofertadas 40 vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo. Previstas ainda vagas para Técnico em Atividades Administrativas e de Controle Externo e Conselheiro Substituto. A previsão é que o edital seja publicado no primeiro semestre de 2020.

Concurso TCE AL: Vagas previstas para o cargo de Analista. O TCE/AL publicou em 2018, a criação do cargo de Analista de Controle Interno e da Diretoria de Controle Interno.

Concurso TCE GO: Presidência analisa relatório enviado pela comissão organizadora.

Concurso CGE AL: Está autorizado com 40 vagas, no momento, dependendo da aprovação da tabela de cargos e definição da remuneração na Assembleia Legislativa.

Concurso Secont ES: Aberto crédito especial em novembro de 2018 para o concurso. Serão ofertadas 10 vagas para o cargo de Auditor do Estado.

Concurso TCE AM: O novo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas afirmou em entrevista que sua meta é que um novo concurso para o órgão aconteça durante sua gestão. Setor de Recursos Humanos do TCE AM já está realizando os estudos.

Para conferir mais informações sobre os concursos na área de controle e gestão, acesse o link a seguir: Concursos Controladoria

Concursos 2019 – PM, PC e Bombeiros

Nesta parte do artigo você ficará informado sobre os concursos 2019 da carreira policial. Entre eles estão os concursos das Polícias Militar, Civil e Bombeiros. Além disso, você confere informações sobre Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Depen.

Editais a qualquer momento

Concurso PCDF: Autorizado 1.800 vagas para Agente de Polícia. Dessas, 600 são imediatas e as outras 1.200 para cadastro de reserva.

Concurso PC RJ: Considerando a urgência apresentada pelo Governador do Rio de Janeiro, tudo indica que o certame deve ser divulgado a qualquer momento. Previstas 1.000 vagas para todas as escolaridades. Segundo o Secretário de Polícia Civil do Estado, todos os editais saem até dezembro.

Concurso PC AL: O Governador confirmou a realização, no 2º semestre de 2019, de concurso para Delegado (40 vagas) e Agente de Polícia (300 vagas).

Concurso Bombeiro AL: A banca Cebraspe foi contratada por dispensa de licitação para organizar o próximo concurso, que deve ofertar 100 vagas para Soldado. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) conseguiu o aval da Procuradoria Geral do Estado para dar andamento no certame para soldado.

Concurso AGEPEN AL: O governador de Alagoas confirmou em agosto que o concurso para Agente Penitenciário de Alagoas será realizado em 2019.

Guarda Municipal Nova Iguaçu: Foram escolhidas novas datas para o pregão eletrônico e para publicação do edital que será no começo de janeiro de 2020. Com as inscrições do certame começando no dia 02 de janeiro.

Editais Possíveis para Concursos 2019

Concurso PC RN: Comissão de servidores já trabalha no concurso. Governadora confirmou o certame para 2019. Segundo a Delegada-Geral da PC RN, estão previstas 307 vagas, sendo 41 para Delegado, 26 para Escrivão e 240 para Agente de Polícia.

Concurso PC SP: O concurso está autorizado para 2.939 vagas, para os cargos de Delegado, Investigador, Escrivão e Médico Legista.

Concurso PC CE: O Governador anunciou concurso com 1.500 vagas, para os cargos de Delegado, Escrivão e Inspetor.

Concurso PC GO: A comissão do próximo concurso já está formada. Devem ser 550 vagas para os cargos de Agente e Escrivão. Devido à situação fiscal do estado de Goiás, o concurso não avançou. Espera-se que aconteça em 2020.

Concurso PC AM: O concurso já está autorizado para 424 vagas. Busca-se, agora, a definição da banca examinadora do próximo concurso.

Concurso PC MS: Foi autorizado em 2018 concurso para os cargos de Médico Legista, Perito Criminal, Papiloscopistas e Agente de Polícia Científica. No entanto, o estado do Mato Grosso do Sul passa por uma grave situação fiscal, que impediu o concurso de avançar.

Concurso PM GO: Em 2018, foi definido que o Instituto AOCP seria responsável por organizar concurso para 2.000 vagas de Soldado e Cadete. É um concurso que acabou não avançando em virtude dos problemas fiscais do estado de Goiás.

Concurso PM AM: Edital com 681 vagas deve ser publicado no 2º semestre de 2019. Ainda não há definição de banca examinadora.

Concurso PM MT: 1.200 vagas anunciadas para o cargo de Soldado.

Concurso SAP SP: Iniciado processo de escolha da banca organizadora para 109 vagas.

Concurso AGEPEN MT: Comissão para novo certame está formada.

Concurso Guarda de Palmas: Comissão formada para 50 vagas mais cadastro reserva.

Concurso Guarda Municipal Betim: Definindo banca para 60 vagas mais cadastro reserva.

Concurso Bombeiro MT: Governo anunciou a necessidade de novo concurso. Comissão formada em dezembro de 2018.

Concurso Bombeiro AM: Definindo banca para 228 vagas. Aguardada desde setembro de 2018.

Concurso PEFOCE: Anunciado pelo Governador Camilo Santana em março desse ano.

Editais Possíveis para Concursos 2020

Concurso Polícia Federal: O concurso da Polícia Federal realizado em 2018 encontra-se em suas fases finais. Adicionalmente, foi solicitada autorização para realização de novo concurso para preenchimento de 600 vagas para o cargo de Agente da Polícia Federal. Lembrando também que já havia sido solicitada autorização para realização de concurso para o cargo de Agente Administrativo do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal – PECPF (nível médio e superior).

Concurso PRF: O último concurso aconteceu no início de 2019. Entretanto, foi protocolado pedido de 4.435 novas vagas no Ministério da Economia. O plano do governo é publicar um edital a cada ano com 1.000 vagas até 2022.

Concurso DEPEN: O DEPEN protocolou, no Ministério da Economia, pedido de 294 vagas para Agente e 15 vagas para Especialista.

Concurso Policial Legislativo do Senado: O novo concurso Senado Federal já tem Comissão formada para 40 vagas. Prevista oferta de vagas para cargos de Nível Médio e Superior, além de oportunidades para Técnico Legislativo (Policial Legislativo), Advogado e Analista Legislativo.

Concurso PM CE: Governador prometeu novo concurso em breve, mas não definiu número de vagas e cargos. Expectativa de novo certame para Soldado.

Para mais informações sobre a carreira policial, acesse o artigo Concursos de Polícia.

Concursos 2019 – Prefeituras

Editais a qualquer momento

Concurso Prefeitura Barra de São Francisco (ES): Foi publicada a Dispensa de Licitação que define o IBADE como banca organizadora do próximo concurso público da Prefeitura. Segundo o documento, serão ofertadas no certame 168 vagas para diversos cargos de nível médio e superior.

Concurso Prefeitura Rio de Janeiro (RJ): Foi divulgado o resultado da licitação sob modalidade Pregão Eletrônico para contratação da banca organizadora do próximo concurso público da Prefeitura do Rio de Janeiro para a Subsecretaria de Serviços Compartilhados.

Concurso Prefeitura de Bragança (PA): Foi divulgado o extrato de contrato que define a empresa responsável por organizar o próximo concurso Prefeitura de Bragança. De acordo com informações no documento, o contrato foi firmado com prazo de validade de até 12 meses.

Concurso Prefeitura de Ponta Grossa (PR): Foi definida por dispensa de licitação, a banca organizadora do próximo certame da Prefeitura. A Fundação FAFIPA será a responsável pelo concurso. Vagas e cargos ainda não divulgados.

Concurso Campos do Jordão (SP): O Instituto IPEFAE foi definido como banca do próximo concurso da Prefeitura. São previstas vagas para todos os níveis de escolaridade, distribuídas entre as Secretarias de Finanças, Administração, Procuradoria, Saúde, Trânsito e Defesa Civil.

Concurso Prefeitura Mogi das Cruzes (SP): Com banca definida, o concurso da Prefeitura de Mogi das Cruzes vai ofertar vagas para imediatas e em cadastro reserva constantes na estrutura funcional da Prefeitura.

Concurso Prefeitura de Gravatá (PE): A comissão do certame já está formada e agora, foi definida a banca organizadora. O Instituto de Administração e Tecnologia – ADM&TEC foi escolhido por Dispensa de Licitação. A seleção será para provimento de cargos efetivos das carreiras funcionais de nível fundamental, médio e superior.

Concurso Prefeitura de Canoas (RS): Um novo concurso público da Prefeitura de Canoas deve ser publicado muito em breve. Isso porque a banca Fundação LaSalle já possui uma área em seu site reservada para a publicação do edital, que deve ofertar vagas para o quadro geral de servidores.

Concurso Prefeitura de Altamira (PA): Após ser retomado, o concurso da Prefeitura de Altamira definiu o Instituto Bezerra Nelson como banca organizadora. De acordo com o Termo de Referência, são previstas 1.790 vagas mais cadastro de reserva, para cargos de nível fundamental, médio técnico, e superior.

Editais possíveis para Concursos 2019

Concurso Prefeitura de Mineiros (GO): A Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior foi definida como banca organizadora do certame, que deve ofertar 368 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para diversos cargos.

Concurso Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal (SP): Foi definida a banca organizadora do concurso Espirito Santo do Pinhal. O certame visa ofertar vagas para os departamentos de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Obras e Secretaria Municipal de Saúde. O edital será divulgado a qualquer momento até o final de dezembro.

Concurso Prefeitura Santa Maria (RS): A Prefeitura de Santa Maria já definiu a banca organizadora de seu próximo certame. Quatro empresas estavam na disputa. Com edital de licitação já publicado, o certame será dividido em quatro editais.

Concurso Prefeitura Macaíba (RN) O último edital, publicado em novembro de 2018, foi anulado, havendo duas rescisões contratuais com as organizadoras da prova. No último dia 9 de outubro foi publicada a abertura de licitação para contratação de nova banca para realização do certame.

Concurso Prefeitura de São Marcos (RS): Foi publicado um Aviso de Licitação para contratação da banca organizadora do certame. Segundo a Prefeitura, a expectativa é de que o edital seja publicado até o final deste ano.

Concurso Prefeitura de Tefé (AM): Com o último edital publicado em 2013, foi formada a comissão organizadora do próximo concurso público da Prefeitura. Cargos e vagas a definir.

Concurso Prefeitura Porto Alegre (RS): Foi formada comissão do próximo certame para os cargos de Professor de Anos Iniciais e Professor de Educação Infantil.

Concurso Prefeitura de Simões Filho (BA): O certame já está em fase de escolha da banca organizadora, que deve ser definida no mês de dezembro. São previstas 105 vagas.

Concurso Prefeitura de Nilópolis (RJ): Foi publicado o aviso de licitação que tem por objetivo a contratação da banca organizadora do próximo concurso público da Prefeitura. A abertura das propostas está prevista para dezembro.

Concurso Prefeitura de Palmares (PE): O município de Palmares vai realizar em breve um novo concurso para cargos em todas as escolaridades. Ainda não foram divulgados cargos nem número de vagas.

Concursos 2019 – Carreiras Jurídicas

Editais a qualquer momento

Concurso MPC SC – Procurador: O Ministério Público de Contas de Santa Catarina autorizou a realização de um novo concurso para o cargo de Procurador de Contas e já nomeou a comissão organizadora do certame.

TJ Cartórios SP: O Tribunal de Justiça de São Paulo escolheu a Fundação Vunesp como organizadora do seu 12ª concurso de outorga de delegações de serviços notariais e de registro.

Editais possíveis para Concursos 2019

Concurso TRF1 – Juiz: Novo concurso para Juiz Federal já foi autorizado pelo órgão.

Concurso Magistratura PE: O órgão já autorizou a organização de um novo concurso da Magistratura e nomeou a comissão organizadora do certame. O TJ PE tem hoje 29 cargos vagos de Juiz Substituto.

Concurso MP SR – Promotor: O Conselho Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul autorizou a realização de um novo concurso público para Promotor de Justiça.

Concurso PGM Varginha: A PGM de Varginha escolheu a Objetiva Concursos para organizar o novo concurso para Procurador do Município, com cinco vagas. A comissão especial do certame também foi nomeada.

Concurso PGM Goiânia: Publicado decreto designando integrantes para compor a Comissão de Concurso Público e Comissão Auxiliar, para realização de Concurso no âmbito da Administração Direta e Autárquica do Município de Goiânia, em que se insere a Procuradoria Geral do Município.

Concurso PGM Teresina: Regulamento do concurso para Procurador do Município já foi publicado. São 6 vagas previstas.

Concurso PGE PB – Procurador: O Governador da Paraíba nomeou a comissão organizadora do próximo concurso para Procurador com 12 vagas. Edital será publicado ainda em 2019.

Concurso MPM Promotor: O Ministério Público Militar publicou o regulamento do seu novo concurso público com 6 vagas imediatas para Promotor de Justiça Militar. As subcomissões do certame também foram nomeadas. Além disso a composição da banca e da comissão examinadoras foram divulgadas.

Editais possíveis para Concursos 2020

MPCM PA: O Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado do Para revelou através de dispensa de licitação, que está em andamento a contratação da empresa que irá organizar o próximo certame do órgão com vagas para Subprocurador.

Concurso Cartório RO: O Tribunal de Justiça de Rondônia escolheu o IESES como banca organizadora do seu próximo concurso para Outorga de Delegações de Serviços Notariais e de Registro.

Concurso MP SC Promotor: O Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina aprovou o regulamento de seu novo concurso público para Promotor de Justiça.

Concurso Cartório MG: O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais aprovou a formação da comissão examinadora do próximo concurso de outorga de delegações de serventias extrajudiciais de notas e de registro do Estado.

Concurso DPE RR – Defensor: A Defensoria Pública de Roraima já formou a comissão e publicou o regulamento de seu novo concurso para Defensor Público, previsto para ser lançado em 2020.

Concurso DPE PR – Defensor: O certame já possui regulamento publicado, comissão e banca examinadora formada. São previstas 12 vagas imediatas.

Concurso DPE TO Defensor: A Defensoria Pública do Tocantins nomeou a nova comissão organizadora de seu IV Concurso para Defensor Público. Edital deve sair em 2020.

Concursos 2019 – outras carreiras

Editais a qualquer momento

Concurso CRA BA: O Conselho Regional de Administração da Bahia divulgou o extrato do contrato que revela o Instituto Quadrix como banca do seu próximo certame.

Concurso FMS Teresina (PI): A cidade de Teresina (PI) terá em breve um novo concurso na área de Saúde. A fundação Municipal de Saúde (FMS) já instituiu a comissão organizadora do concurso FMS Teresina. Segundo o presidente do órgão, Charles da Silveira, a previsão do edital é até o final de 2019.

Concurso CRT PR: Foi divulgado o extrato de contrato firmado entre o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4º Região e o Instituto Quadrix para ser a banca organizadora do mais novo concurso do órgão.

Concurso UNIPAMPA: Foi escolhida por dispensa de licitação, a empresa FUNDATEC para organizar o novo concurso público da UNIPAMPA. De acordo com o documento revelado, a empresa irá prestar serviços técnico-especializados, com objetivo de organizar e realizar o certame para provimento de cargos de Técnicos Administrativos em Educação do quadro de pessoal da Universidade Federal do Pampa.

Concurso CONTER: O Instituto Quadrix foi oficializado como banca do certame, com vagas para Advogado, Arquivista, Jornalista e Fiscal. O edital deve sair em breve.

Concurso SEAS CE: A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Estado do Ceará (SEAS) terá um novo concurso público com oferta de 1.080 vagas. Serão 964 vagas para cargos de nível médio e 116 para cargos de nível superior.

Concurso Campos dos Goytacazes (RJ): A Secretaria Municipal de Educação de Campos dos Goytacazes vai lançar o edital de um novo concurso público com vagas para o Magistério. A previsão é que o edital saia entre novembro e dezembro de 2019, com provas em 2020.

Concurso Assembleia Legislativa RN: Diretor Geral da Casa confirma edital até dezembro com 135 vagas para médio e superior.

Concurso CRT SP: O órgão contratou o Instituto Quadrix como banca organizadora. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o concurso.

Concurso SEMED São Gonçalo: Certame já está com comissão formada e tudo indica que o edital seja publicado ainda este ano, pois o órgão está com um déficit grande de professores que precisam ser convocados para o ano letivo de 2020.

Concurso SEMED Nova Iguaçu (RJ): Órgão já publicou abertura de processo licitatório para contratação de banca organizadora de certame que irá ofertar 786 cargos apenas para a área da educação, além de outros para a Secretaria Municipal de Saúde.

Concurso CRT 4 (PR e SC): A empresa escolhida para organizar o próximo concurso do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região foi o Instituto Quadrix. Serão ofertadas vagas imediatas e em cadastro reserva para cargos de nível médio/técnico.

Concurso PPGG DF: Banca definida (Cebraspe). Edital deve sair até janeiro de 2020. Serão ofertadas 250 vagas.

Concurso EMAP MA: Com comissão formada e Cebraspe definido como banca do próximo concurso da Empresa Maranhense de Administração Portuária. Cargos e vagas a definir.

Concurso Sedam RO: FUNRIO foi escolhido para organizar certame com 40 vagas.

Concurso CRBM 4° Região: Extrato do contrato oficializou o Instituto Quadrix como banca organizadora do concurso público do Conselho Regional de Biomedicina da 4° Região – Pará. Cargos já definidos.

Concurso Crefito 4 (MG): Instituto Quadrix foi contratado como organizador do próximo concurso do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região – MG.

Concurso HEMOPE: O órgão terá um novo concurso para 2019/2020, a banca organizadora IAUPE será a responsável por planejar e coordenar as etapas do certame. O último concurso foi realizado em 2013.

Concurso FUNCEME: O novo concurso visa ofertar 07 vagas imediatas para o cargo de Pesquisador mais cadastro de reserva para outros dois cargos, ainda não revelados.

Concurso IPREMU Uberlândia: Sem realizar concurso público desde 1995, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Uberlândia já tem banca definida para seu próximo certame. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, foi definida por Dispensa de Licitação.

Editais possíveis para Concursos 2019

Concurso CRESS PB: O Conselho Regional de Serviço Social da 13ª Região, na Paraíba, o CRESS/PB, divulgou Instituto Quadrix como banca organizadora do seu mais novo concurso público.

O Quadrix revelou que serão ofertadas vagas para cargos de níveis de formação médio e superior

Concurso CRF PA: O concurso CRF PA divulgou o CETAP como banca organizadora do seu mais novo certame.

Concurso CRF AP: O Conselho Regional de Farmácia do Amapá revelou que o Instituto Quadrix organizará seu mais novo certame. De acordo com o documento, serão ofertadas vagas para níveis médio e superior. Os cargos não foram revelados até o momento. Segundo a banca organizadora, todas as oportunidades serão lotadas na capital, Macapá.

Concurso CAU SP: O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo disponibilizou o extrato do contrato que oficializa a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (VUNESP).

Concurso SEDUC TO: Órgão divulgou a composição da comissão organizadora do certame. O Ministério Público exigiu a realização de um novo concurso em até 6 meses, com uma oferta mínima de 4.890 vagas.

Concurso ALESP: O concurso foi autorizado em julho de 2018, mas o processo não avançou muito desde então.

Concurso DETRAN RN: Comissão formada.

Concurso CROSP: a empresa RBO Serviços Públicos e Projetos Municipais foi escolhida organizadora do próximo concurso público com 70 vagas imediatas e 350 para cadastro de reserva para o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo.

Concurso DETRAN ES: Comissão formada. São previstas 94 vagas.

Concurso DETRAN AP: Governo anunciou em julho que haverá um novo concurso para o órgão.

Concurso DETRAN DF: A LOA do Distrito Federal tem previsão de 400 vagas para o concurso DETRAN DF.

Concurso Assembleia Legislativa TO: O Presidente da Assembleia Legislativa anunciou que o edital será público no 2º semestre de 2019.

Concurso SESAPI: Comissão formada. Vagas e cargos a serem definidos.

Concurso DEGASE: Comissão formada para o próximo concurso.

Concurso IAP PR: O governador do estado autorizou a realização do primeiro concurso do Instituto Ambiental do Paraná para provimento de 151 vagas, distribuídas aos cargos de Agente Profissional e Agente de Execução.

Concurso Câmara de Teresina: O Ministério Público do Piauí expediu uma recomendação para realização de um novo concurso público. Com comissão já formada, LDO prevê a oferta de 24 vagas para cargos de nível médio e superior.

Concurso SEE PE: Divulgada a comissão organizadora do novo concurso público da Secretária de Educação e Esporte do Estado de Pernambuco. De acordo com o documento, a comissão é composta por quatro servidores.

Concurso CREFITO 11: O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região – DF/GO vai lançar uma nova licitação para a escolha da banca organizadora de seu próximo concurso.

Concurso ManausPrev: Foi publicada a Portaria que institui os integrantes da Comissão Organizadora do próximo concurso do Manaus Previdência. Conforme consta no documento, há atualmente a necessidade de realização de concurso por conta da carência de servidores.

Concurso CAPEP Saúde: Foi formada a Comissão Organizadora do próximo concurso público da Caixa de Assistência ao Servidor Público Municipal de Santos. Segundo a Portaria, o certame deve ofertar vagas para o quadro efetivo de servidores. O último concurso do órgão foi realizado em 2016 sob organização do IBAM, quando foram ofertadas 26 vagas. 

Editais possíveis para Concursos 2020

Concurso SME IÇARA SC: O concurso SME Içara SC já possui banca organizadora para o seu mais novo certame. A Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE foi revelada banca do certame através de dispensa de licitação.

De acordo com o documento, serão ofertadas 102 vagas no total, sendo 01 vaga para nível superior e 101 vagas para nível alfabetizado em caráter efetivo do quadro de servidores do órgão.

Concurso SME Belo Horizonte: Três empresas foram habilitadas para concorrer ao posto de banca do certame. As empresas habilitadas foram: Consulplan AOCP CEBRASPE.

Concurso INSS: O Ministério Público Federal ajuizou em agosto, uma Ação Civil Pública para garantir a realização de um novo concurso INSS. O juiz da causa, Charles Renaud Frazão de Moraes, decidiu adiar a decisão por 6 meses. MPF solicitou que 324 servidores da INFRAERO sejam remanejados para o INSS. Eles irão realizar tarefas rotineiras do órgão.

Concurso ADASA DF: Com banca definida, a publicação do certame foi adiada por mais 180 dias e está prevista até março de 2020. Serão ofertadas 25 vagas imediadas mais 50 em cadastro reserva para os cargos de Regulador de Serviços Públicos e Técnico de Regulação de Serviços Públicos.

Concurso SEDU ES: realização de novo concurso para a área da Educação está previsto no PLOA 2020 do Espírito Santo.

Concurso Embasa: Certame com 854 vagas já foi autorizado e teve sua banca organizadora definida. Edital deve ficar para 2020.

Concurso DPE MG: A Defensoria Pública de Minas Gerais iniciou estudos para a realização de seu primeiro concurso para o quadro de servidores.

Concurso DPE MT: A Defensoria Pública do Mato Grosso já formou a comissão de seu novo concurso público para a área de apoio. O certame terá uma vaga para Controlador Interno e cadastro de reserva para Técnico e Analista.

DPE PR Servidor: A Defensoria Pública do Paraná autorizou a realização de um novo concurso público para o seu quadro de servidores.

Concurso SDSDH Recife: Com banca já definida (FCC), foi publicada uma portaria prorrogando por mais 90 dias o prazo de conclusão dos trabalhos da comissão. Ou seja, o concurso pode ficar somente para o ano que vem.

Concurso Sorocaba: Prefeita anunciou realização de um novo certame para área da Educação em 2020. A estimativa é do chamamento de cerca de 200 novos profissionais.

Concurso IPREV Mariana (MG): Foi publicado o extrato de homologação e ratificação de dispensa que define a banca organizadora do primeiro concurso público do Instituto de Previdência de Mariana. A empresa escolhida foi a Fundação CEFETMINAS.

Concursos 2019 – por Região

Concursos 2019 – por Estado


CURSOS PARA CONCURSOS

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Vocês são ótimo no que fazem, parabéns. Acompanho tudo o que é publicado pelo Estratégia e o meu atual trabalho no Detran Ce passei com material do Estratégia concursos.
    Braga em 25/10/19 às 06:54
  • Quero participar do concurso inss.o que faço para passar?
    Maria em 11/10/19 às 23:22
  • Obrigado, estratégia! Muito bom!
    Raphael em 09/09/19 às 19:04
  • Prof. Ricardo Vale, faça um aulão de possíveis concursos para 2019, 2020 para área de TI na parte do judiciário, fiscal, executivo, legislativo...?
    Leandro em 04/09/19 às 11:56
  • Trabalho no TRT3 e a conversa que ouvimos nos corredores é que não haverá concurso tão cedo. Motivo: orçamento. Colegas mais antigos acreditam que esse atual governo será tão ruim para o funcionalismo como foi o de FHC.
    Gustavo em 31/08/19 às 10:51
  • Uma pergunta legítima, por que o Estratégia insiste nesse marketing partidário agressivo? É broxante, como aluna de vocês, ver as paixões dos administradores influenciarem as coisas aqui.
    Natasha em 30/08/19 às 17:31
  • qual está mais próximo: tcm-rj ou tce-rj?
    Vítor de Barros Costa em 26/08/19 às 22:22
  • Af voltaria a estudar, mas não tem praticamente nada aberto ou na iminência de abrir. fase péssima pra prestar concurso.
    dani em 22/08/19 às 15:53
  • Caixa, bb e Basa, qual a previsão para esses concursos
    janario em 14/08/19 às 22:45
  • e sobre concursos bancários? há alguma previsão do concurso da Caixa ou bb ou Basa?
    janario em 14/08/19 às 22:43
  • Faltou TJ CE
    Thiago em 14/08/19 às 19:49
  • Prof e o concurso do Ministério da Fazenda?
    camila em 14/08/19 às 09:19
  • Esse desgoverno tem objetivo de desmerecer o servidor público. Eles querem a máquina estatal para cabide de empregos e colocar a família toda para sugar o povo.
    Viviane Moura em 13/08/19 às 18:27
  • DNIT e ANTT ?
    Jogivaldo em 12/08/19 às 11:50
  • E sobre o Bacen? Qual a previsão?
    Janaína em 08/08/19 às 22:15
  • E sobre o concurso para AFT?
    Timna em 21/07/19 às 23:06
  • kkk o estratégia poderia abrir uma area de humor, pegando os "melhores" comentários e fazendo uma série .....
    Danilo em 19/07/19 às 08:53
  • Gente, esqueçam concurso. A situação já era complica para algumas instituição e agora vai piorar. Digo isso porque trabalho em uma. O que querem é que trabalhemos como setor privado para obter resultado, “fazer muito com pouco”. Já tramita no congresso lei para acabar com estabilidade, foi aprovado congelamento de recursos, estímulo a privatizações … O governo e imprensa só pioram a imagem do servidor público. Expectativas reais de uma área que não vai ser atingida é para militar e segurança, já é perceptível.
    julio em 17/07/19 às 23:57
  • O coisa boa.
    Júlio César em 17/07/19 às 19:27
  • Gente, esqueçam concurso. A situação já era complica para algumas instituição e agora vai piorar. Digo isso porque trabalho em uma. O que querem é que trabalhemos como setor privado para obter resultado, "fazer muito com pouco". Já tramita no congresso lei para acabar com estabilidade, foi aprovado congelamento de recursos, estímulo a privatizações ... O governo e imprensa só pioram a imagem do servidor público. Expectativas reais de uma área que não vai ser atingida é para militar e segurança, já é perceptível.
    Rute em 15/07/19 às 18:28
  • SOBRE ÁREA FISCAL Boa Tarde, sempre acompanho as notícias do estratégia e até o momento não li nenhum comentário sobre a provável reforma tributária que está sendo veiculada pelo governo federal. Compensa estudar legislação tributária para concursos que talvez demorem pra sair com esse anúncio de extinção de impostos como ICMS e ISS, entre outros?
    MARCIA em 11/07/19 às 15:09
  • Olá Ananias. Você pode conferir os cursos disponíveis para este certame no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/secretaria-de-politicas-para-criancas-adolescentes-e-juventude-secrianca-df/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 24/06/19 às 16:00
  • Quero entender por que o concurso da PM-BA nao foi falado ai, sendo que o governador ja disse que esse ano sai.
    Leandro Invenção em 20/06/19 às 21:27
  • Muito boa a analise . Mas acredito que o concurso TJ PR – Técnico (Cebraspe). Já esta em execução .
    Castiel em 18/06/19 às 21:02
  • Vejo muitos reclamando que vai acabar concurso, isso nunca vai acontecer pq o servidor público esta em todos os setores da adm publica direta e indireta. O que vai acontecer é uma redução desse estado gordo e inchado que reflete negativamente na economia afetando as contas públicas. Tem muita gente que quer concurso p ficar só na boa enrolando, atendendo mal a população prestando um péssimo serviço e só serve p gerar mais custos p estado.
    Denys Teixeira em 13/06/19 às 06:26
  • Olá,boa tarde ! Sabe se tem previsão para o concurso da secretaria da criança Df?
    Ananias em 11/06/19 às 18:05
  • Olá, Binha! Tudo bem? Segue o link dos cursos disponíveis para esse certame: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/colegio-pedro-ii/ Qualquer dúvida, estou à disposição. :)
    Redes Sociais em 11/06/19 às 14:25
  • Concurso do TJPA (juiz) está em fase avançada. Concursos estaduais em Goiás estao suspensos em todos os poderes, MP e DP até junho de 2020, exceto o de agente prisional.
    Diego em 10/06/19 às 11:04
  • Infelizmente concursos já eram no Brasil. Essa é a ultima chance.
    Guilherme em 05/06/19 às 08:32
  • Alguma notícia sobre o concurso do Ministério da Agricultura?
    André em 04/06/19 às 22:37
  • terá curso para o concurso do Pedro II que saiu hoje?
    Binha em 29/05/19 às 15:42
  • Estudar e esperar, tudo que demora é eterno.
    hugo em 27/05/19 às 15:28
  • Olá, Lígia. A última informação que temos sobre o concurso da ALMA é a que está disponível no link a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/concurso-alma/
    Fernando Brito em 21/05/19 às 14:27
  • Boa tarde!! Estrategia Concursos, vocês acham que pode sair o concurso da PF Agente Administrativo?
    Sônia em 21/05/19 às 13:02
  • E o Concurso da Assembleia Legislativa do Maranhão? Esfriou?
    Lígia em 20/05/19 às 19:22
  • Ta dificil de concurso para 2019
    Eduardo Socas da Silva em 19/05/19 às 18:17
  • Tenhamos resiliência, paciência e muita calma. Esse ano promete!
    Procurador Geral em 16/05/19 às 17:54
  • Esta notícia sobre os concursos públicos de forma abrangente, por excelência, do estratégia concursos, traz uma sincronia muito bem atualizada.
    João em 08/05/19 às 11:03
  • Pois é... não é vetando os concursos que irá solucionar o problema socioeconômico deste país. É uma estratégia bem equivocada. Mas agora não há o que fazer, temos apenas que aguardar e esperar o tempo passar. Agora já foi.
    Karina em 24/04/19 às 02:10
  • Eles vão abrir concurso, até porque possuem interesse em arrecadar fundos através das inscrições em concursos, o que irá acontecer é abrir mais cadastro de reserva do que vagas efetivas e com prazo reduzido para chamar os candidatos. como já fazem algumas organizações. E provavelmente a medida que irão precisando de recurso , vão chamando os que estão no cadastro de reserva para compor o quadro. e depois publica mais edital. Na verdade o governo poderia ter feito isso sem ter noticiado na TV, é logico que essa noticia está associado a responder sobre reduzir o estado minimo. omissão do governo que poderia fazer um mapeamento para ver quais setores precisam e quais não precisam de servidores.
    Roberto Silva em 17/04/19 às 09:56
  • Juliana, concordo com você. Não votei no Bolsonaro, não só por esse motivo como por outros tantos que não vale a pena mencionar. Mas, continuarei estudando... aproveitar os meses, anos, sei lá, sem concursos públicos. Que pena!!!
    Karina em 16/04/19 às 15:40
  • Olá, Victor. https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/governo-federal-apresenta-pldo-2020-sem-previsao-de-concurso-publico/ Bons estudos!
    Natália Scarano em 16/04/19 às 11:47
  • Executivo Federal não deve ter ano que vem...já está nos jornais, Estratégia...
    Eli Oliveira em 16/04/19 às 11:28
  • Nenhuma palavra sobre o projeto para a LDO 2020?
    Victor em 16/04/19 às 11:01
  • O Estratégia (que nome contraditório) teve a brilhante "estratégia" de fazer campanha pro governo bolsonaro. E agora como vcs ficam com anúncio que não terá concursos federais em 2020, que não estará previsto na LDO???? Parabéns aos envolvidos, e aos eleitores concurseiros que voltaram nele.
    Juliana em 16/04/19 às 07:37
  • Boa notícia , tenho mais tempo para estudar, servidor aposenta , morre, pede desligamento, e máquina precisa continuar, sempre haverá concursos, e tomara que não seja esse ano. Pra mim mais tempo para estudar e conseguir tão sonhada aprovação no concurso área federal.
    Thiago em 15/04/19 às 21:21
  • E da DPU? Será que pode ter esse ano, já que tem um PL em tramitação na Câmara dos Deputados para a criação de cargos?
    GABRIEL MOREIRA DIAS ABUD em 15/04/19 às 16:48
  • O artigo não fala nada sobre o concurso do INSS. Não tem nenhuma nova informação sobre um possível concurso este ano ainda?
    Raquel em 09/04/19 às 19:00
  • Wanderson, vc tem acompanhado oq o governo vem fazendo com o IBAMA? Trabalho lá e acho muito difícil ter concurso neste ano. Se você tem fé, continue crendo. Eu já não tenho...
    Joana em 07/04/19 às 08:56
  • Gessica, trabalho na CAIXA. Sem previsão de concurso para 2019... mas a empresa está com um grande déficit de pessoal!!!
    Paulo em 04/04/19 às 22:57