Concurso PGE RJ: prova do Programa de Residência Jurídica será em setembro
Coordenação

Concurso PGE RJ: prova do Programa de Residência Jurídica será em setembro

Inscrições para a Residência Jurídica da PGE RJ estão abertas

Foi divulgado nesta segunda-feira, 22 de julho, o edital de divulgação da data da prova do Programa de Residência Jurídica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, com 300 vagas.

As inscrições já estão abertas e você deve desde já começar a estudar e acompanhar todas as informações que passamos para você neste artigo.

Situação atual do concurso PGE RJ

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira, 22 de julho, a data da prova de seleção do Programa de Residência Jurídica 2019. A seleção será realizada no dia 1º de setembro de 2019 nas cidades do Rio de Janeiro e Campos dos Goytacazes.

O edital do programa foi divulgado em 10 de julho e prevê a oferta de 300 vagas, das quais 20% são reservadas a candidatos negros e 5% a candidatos indígenas. O restante é destinado à ampla concorrência. O valor da taxa é de R$ 130,00.

As vagas serão providas na sede da PGE RJ, no Rio de Janeiro e nas 13 regionais distribuídas por todo o estado. Os residentes terão direito a auxílio no valor de R$ 1.800,00. Deverão cumprir uma carga horária de 24 horas semanais, sendo 18 horas destinadas às atividades práticas e 06 horas destinadas a atividades acadêmicas.

Os interessados no concurso PGE RJ poderão se inscrever entre os dias 10 de julho e 7 de agosto de 2019, pela internet, no portal de concursos da PGE RJ. Também será possível realizar a inscrição presencialmente, na sede da Procuradoria no centro do Rio de Janeiro e na Procuradoria Regional de Campos dos Goytacazes (RJ).

No ato da inscrição o candidato deverá indicar se pretende ser residente na capital ou em uma das regionais da PGE RJ. A indicação de preferência, no formulário de inscrição, para atuar como residente na Capital ou em uma das Procuradorias Regionais não tem caráter vinculante, podendo o candidato ser convocado para qualquer uma das lotações disponíveis.

Confira abaixo a íntegra do edital de divulgação da data da prova escrita:

Concurso PGE RJ: data da prova escrita.
Concurso PGE RJ: data da prova escrita.

Principais datas do concurso PGE RJ

Inscrições: 10/07 a 07/08
Isenção: 10 a 17/07
Prova:01/09

Requisitos para participação no concurso PGE RJ

Para participar da seleção do concurso PGE RJ é necessário ser bacharel em Direito. De acordo com o regulamento do exame, os candidatos podem ou não ter inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.

Além disso, é admitida a inscrição de candidatos que ainda não tenham concluído o Curso de Direito. No entanto, quando convocados para admissão no Programa de Residência Jurídica, deverão apresentar a comprovação de conclusão do Curso.

Locais de prova do concurso PGE RJ

Os candidatos inscritos para lotação nas Procuradorias Regionais de Campos dos Goytacazes, Macaé e Itaperuna farão as provas do concurso PGE RJ na cidade de Campos dos Goytacazes. Já os que optarem pela capital ou pelas demais procuradorias regionais realizarão as provas na cidade do Rio de Janeiro.

Provas do concurso PGE RJ

A seleção dos novos residentes da PGE RJ será realizada por meio de uma prova escrita com oito questões discursivas, distribuídas entre as seguintes disciplinas:

  • Direito Administrativo (2 questões);
  • Direito Constitucional (2 questões);
  • Direito Processual Civil (2 questões);
  • Direito Tributário (2 questões).

Para a elaboração das questões serão sorteados dois pontos do conteúdo programático previsto no regulamento do concurso.

Cada questão da prova no concurso PGE RJ deverá ser respondida em até 15 linhas. As disciplinas serão avaliadas numa escala de 0 a 100 pontos.

Cálculo da nota

A nota final dos candidatos será calculada por meio da média aritmética entre as pontuações obtidas em cada disciplina. Para ser considerado habilitado no concurso PGE RJ, o candidato deverá ter média final mínima de 50 pontos.

Regras de desempate

  • maior nota obtida na prova de Direito Constitucional;
  • maior nota obtida na prova de Direito Administrativo;
  • maior nota obtida na prova de Direito Processual Civil;
  • idade mais elevada.

Provas anteriores

Quer estudar para o concurso PGE RJ?

Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar? Então, confira nosso curso exclusivo para este concurso e inicie seus estudos agora mesmo:

CURSO PGE RJ Residência Jurídica

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Ficha técnica concurso pge rj

Informações sobre o Concurso PGE RJ Residência Jurídica

Data: 01/09/2019
Vagas: 300
Cargos: Residente Jurídico
Lotações: Rio de Janeiro
Escolaridade: Nível Superior em Direito
Banca: PGE RJ

Edital:

Regulamento:


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no link abaixo:

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Posts Relacionados

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Estamos aqui para ajudar você!
x