Concurso MP PA Promotor: nova banca prestes a ser contratada!
Concursos Públicos

Concurso MP PA Promotor: nova banca prestes a ser contratada!

Edital deverá sair no segundo semestre de 2020

Em uma publicação de 26 de junho de 2020, no endereço eletrônico oficial do Ministério Público do Estado do Pará, o Procurador-Geral de Justiça, Gilberto Valente Martins, informou já estar providenciando a contratação de nova empresa para realização do concurso MP PA Promotor.

O Ministério Público do Pará já havia confirmado que estudava realizar um novo concurso público para Promotor de Justiça. A informação foi veiculada em nota enviada à Equipe do Estratégia Concursos.

A previsão agora é lançar o edital no segundo semestre de 2020, com o objetivo de ampliar os serviços oferecidos pela instituição em todo o Estado, garantindo o acesso da população aos seus direitos.

Sem realizar certames desde 2014, o MP PA tem hoje 39 cargos vagos na classe inicial da carreira e 419 em todo o quadro de membros.

Para se tornar Promotor de Justiça do MP PA é necessário ser bacharel em Direito e comprovar o exercício de atividade jurídica por pelo menos três anos. A remuneração inicial da carreira é de R$ 30.404,42.

Confira abaixo as principais informações sobre o concurso MP PA:

Requisitos do cargo para o concurso MP PA Promotor

O candidato interessado em concorrer ao cargo de Promotor, deverá possuir bacharelado em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de prática jurídica.

Último concurso MP PA Promotor

O último concurso MP PA Promotor aconteceu no ano de 2014. O certame ofertou na época 50 vagas para o cargo. Vale lembrar que a empresa escolhida como banca foi a Fundação Carlos Chagas.

Cargos, Vagas e Remunerações do último concurso MP PA Promotor (2014)

Nível Superior

CARGOSVAGASREMUNERAÇÃO
Promotor de Justiça50 R$ 20.705,07

Etapas de provas do último concurso MP PA Promotor

O concurso MP PA Promotor 2014 contou com as seguintes etapas de provas:

  • Prova Objetiva
  • Prova Discursiva
  • Prova Oral
  • Prova de Tribuna
  • Avaliação de Títulos

Prova Objetiva

A prova objetiva contou com 100 questões, distribuídas entre as disciplinas listadas abaixo:

  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito da Infância e da Juventude;
  • Direito Comercial e Empresarial;
  • Direito Agrário;
  • Direitos Humanos;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Tributário;
  • Direito Eleitoral;
  • Legislação de Interesse Institucional do Ministério Público;
  • Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

O exame possuiu caráter eliminatório e classificatório e foi avaliada na escala de 0 a 10. Foi considerado aprovado e habilitado na Prova Objetiva o candidato que obteve 50% de acertos do total da prova, considerando os empates na última colocação.

Prova Discursiva

A prova Discursiva foi a Segunda Etapa do concurso MP PA Promotor 2014. O exame possuiu caráter eliminatório e classificatório.Foram disponibilizadas 3 Provas Discursivas com duração de 5 horas cada, realizadas em dias distintos.

Cada prova conteve 6 questões e 1 dissertação. [As Provas Discursivas forão divididas em duas partes: a primeira uma Dissertação, no valor de quatro pontos, reservada à redação de um texto para demonstração do conhecimento aplicado, por meio de um dos seguintes elementos de verificação:

  • a) peça de instauração de ação cível ou penal;
  • b) recurso com as respectivas razões, ou peça aplicável a procedimento judicial; e
  • c) manifestação ministerial, judicial ou extrajudicial, na forma da Lei, sobre institutos jurídicos correlatos a uma ou mais disciplinas.

As 6 questões tiveram valor total de 6 pontos, sendo 1 ponto para cada questão.

Confira abaixo as matérias:

Prova DisciplinasQuestões
Discursiva 1Direito Constitucional
Direito Administrativo
1 dissertação +
6 questões
Discursiva 2 Direito Penal
Direito Processual Penal
1 dissertação +
6 questões
Discursiva 3Direito Civil
Direito Processual Civil
Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos
1 dissertação +
6 questões

Prova Oral de Arguição

A Prova Oral de Arguição, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada em sessão pública, com sorteio dos pontos, por ocasião de sua realização. Durante sua realização é vedado ao candidato qualquer tipo de consulta.

Na Prova Oral são avaliados o domínio do conhecimento jurídico, a adequação da linguagem, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação, o uso correto do vernáculo e a postura do candidato. Cada examinador atribui, sigilosamente, uma nota na escala de 0 a 10 ao candidato.

A nota do candidato na Prova Oral corresponde à média aritmética das notas de todos os examinadores. É considerado aprovado e habilitado na Prova Oral o candidato que obtiver nota igual ou superior a 5.

Prova de Tribuna

A Prova de Tribuna, de caráter apenas classificatório, foi realizada em sessão pública e versou sobre a prática do exercício do cargo de Promotor de Justiça no Tribunal do Júri no concurso MP PA Promotor 2014.

Para a realização da Prova de Tribuna é feito sorteio, com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência de sua apresentação,de caso hipotético a ser desenvolvido.

Durante a realização da Prova de Tribuna são avaliados a desenvoltura e correção do vernáculo, a capacidade de articulação (clareza na exposição fática e adequação dos termos empregados), a sistematização lógica, o conteúdo jurídico (embasamento) e capacidade de persuasão e técnicas empregadas (poder de convencimento).

Cada examinador atribui, sigilosamente, uma nota na escala de 0 a 10 a cada candidato. A nota da Prova de Tribuna corresponde à média aritmética das notas atribuídas pelos examinadores.

Prova de Títulos

A avaliação dos títulos, que tem caráter somente classificatório foi realizada para os candidatos aprovados na Prova de Oral de Arguição. A comprovação dos títulos deveria ser feita no momento da inscrição definitiva e os critérios foram os descritos na tabela abaixo:

TítuloValor UnitárioValor Máximo
Diploma ou declaração de conclusão de Pós-Graduação “stricto sensu”, em nível de Doutorado em Direito, acompanhado do Histórico Escolar. 2,02,0
Diploma ou declaração de conclusão de Pós-Graduação “stricto sensu”, em nível de Mestrado em Direito, acompanhado do Histórico Escolar. 1,51,5
Certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação “lato sensu”, em nível de especialização na área jurídica, com carga horária mínima de 360 horas, acompanhado do Histórico Escolar. 0,30,3
Aprovação final em concurso público de nível superior privativo de bacharel em Direito. 0,10,1
Exercício de cargo privativo de bacharel em Direito, em órgãos da administração pública federal, estadual, distrital ou municipal. 0,2 por ano completo0,2
Certificado, expedido por Escola Superior do Ministério Público ou da Magistratura, de haver frequentado curso por elas ministrado de, no mínimo, 360 horas/aula, comprovada a aprovação do aluno. 0,10,1
Exercício de magistério superior em disciplina da área jurídica, em Instituição de Ensino Superior Pública ou Particular. 0,2 por ano completo0,4
Livro de autoria exclusiva do candidato, no âmbito da área jurídica, com no mínimo, 100 páginas, observadas as normas da ABNT, com ISBN 0,2 por livro0,4
TOTAL5,0

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Quer se preparar para o concurso MP PA Promotor?

CURSO PARA MP PA Promotor

Fique por dentro dos concursos vigentes:

Concursos abertos

Concursos 2020

Concursos 2021

ficha técnica

Informações do último concurso MP PA Promotor

Vagas: a definir
Cargos: Promotor de Justiça
Banca do último concurso: FCC
Escolaridade: Nível superior
Último EditalEdital MP PA Promotor 2014

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Igor Maciel

Igor Maciel

Graduado em Direito na Universidade Federal de Pernambuco, com extensão na Universidade de Coimbra/Portugal. Especialista LLM em Direito Corporativo pelo IBMEC/RJ. Mestre em Direito pelo UNICEUB/DF. Doutorando em Direito. Advogado com atuação profissional centrada no Direito Tributário e no Direito Administrativo, especialmente na defesa de servidores públicos.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados