Concurso Magistratura do Trabalho: Curso Intensivo Gratuito!
Coordenação

Concurso Magistratura do Trabalho: FCC divulga alteração no cronograma do certame

Foi divulgado, em 18 de dezembro, um novo cronograma para o concurso Magistratura do  Trabalho pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT).

O edital de retificação está disponível no site da Fundação Carlos Chagas (FCC). Confira abaixo o que mudou no andamento do certame:     

A Fundação Carlos Chagas, FCC, já divulgou o resultado da Prova Objetiva do concurso Magistratura do Trabalho.

Os candidatos podem aferir o seu desempenho no site da banca. Para o acesso é preciso ter o número de inscrição e CPF.

Os recursos quanto à aplicação das provas foram julgados e as respectivas respostas estão disponíveis no site da Fundação Carlos Chagas, por meio de link específico. Para conferir a relação nominal e o desempenho dos candidatos, Clique Aqui!

Dica 01 – Intensivo Gratuito – Inscreva-se!

A primeira das duas dicas que preparamos é o Curso Intensivo Gratuito para a 2ª Fase do concurso Magistratura do Trabalho – Correções Individualizadas. Serão vídeoaulas gratuitas, transmitidas Ao Vivo, com a participação de juízes Federais e do Trabalho, além de professores com doutorado em Direito.

Para participar é fácil: basta fazer a sua inscrição gratuitamente preenchendo o formulário abaixo. Dessa forma, você terá acesso às aulas gratuitas, o que dará um reforço na sua preparação para as próximas fases.

As aulas serão transmitidas ao vivo, depois serão disponibilizadas na sua área do aluno, caso você tenha adquirido o nosso curso focado na Magistratura do Trabalho. Se você quer conferir como vai funcionar o curso Intensivo Gratuito, clique na imagem e depois inscreva-se no formulário abaixo. 

concurso magistratura do trabalho

Dica 02 – Curso para Discursivas e Sentença

A segunda oportunidade que criamos para você é o CURSO COMPLETO de Discursivas e Sentença Trabalhista, para você que pretende enfrentar a segunda e terceira fase do Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho.

Trata-se de um curso completo com videoaulas e correções para Discursivas e Sentenças Trabalhistas, um curso específico para você que está focado na Magistratura do Trabalho. O curso é composto de sete aulas em PDF com muito conteúdo, acompanhados de sete videoaulas e quatro correções por aluno feitas por um Juiz do Trabalho.

Para adquirir o curso completo, basta clicar na imagem abaixo:

CURSO CONCURSO MAGISTRATURA DO TRABALHO

A segunda e terceira etapa devem acontecer nos dias 2 e 3 de dezembro. Por isso, fique ligado porque os nossos professores já estão preparando a programação das aulas.

O concurso Magistratura do Trabalho

O edital do concurso prevê o preenchimento de 132 vagas de Juiz do Trabalho Substituto. A banca organizadora é a FCC, Fundação Carlos Chagas. São reservadas 20% das vagas para candidatos negros.

O concurso nacional da magistratura do trabalho está acontecendo após a realização do processo de remoção no quadro de magistrados dos Tribunais.

Só depois dessa etapa é que foi feito um levantamento do número exato de vagas disponíveis, atendendo o art.95 da Resolução TST 1.861/2016 e o art. 4° da Resolução CSJT 182/2017. Essas Resoluções estabeleceram que o 1° Concurso Público Nacional Unificado só poderia acontecer depois que os Tribunais publicassem editais para a remoção de juízes substitutos entre os regionais.

O concurso para Juiz do Trabalho foi modificado pela resolução 1849/2016 do TST e alterada pela Resolução Administrativa 1861/2016, definindo que o ingresso na carreira da magistratura trabalhista passa a ser feito por meio de Concurso Nacional Unificado, ou seja, candidatos do Brasil inteiro prestarão o mesmo concurso.

De acordo com o edital, o concurso da magistratura trabalhista é composto por 5 etapas:

  • Primeira Etapa Concurso Magistratura do Trabalho
    As provas objetivas continham 100 questões de múltipla escolha com 5 alternativas de resposta, divididas em 3 blocos e aplicadas no dia 08 de outubro:

    • Bloco I – 30 questões para as seguintes matérias: Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Penal;
    • Bloco II – 40 questões para as seguintes matérias: Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Constitucional do Trabalho, Direito Civil e Direito da Criança e do Adolescente e do Jovem;
    • Bloco III – 30 questões para as seguintes matérias: Direito Processual Civil, Direito Internacional e Comunitário, Direito Previdenciário, Direito Empresarial, Direitos Humanos e Direitos Humanos Sociais.

Correção da Prova Objetiva

Os professores do Estratégia Concursos realizaram a CORREÇÃO DA PROVA DE MAGISTRATURA DO TRABALHO – Direito do Trabalho e Processual do Trabalho com o professor do Estratégia Concursos e Juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Gervásio Meireles. Veja como foi e vamos juntos para a próxima fase!

Clique Aqui! para baixar a prova objetiva e acompanhar a correção.

Segunda Etapa 

  • Prova Discursiva – terá 10 (dez) questões, e abrangerá as seguintes disciplinas: Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Constitucional do Trabalho, Direito Processual Civil, Direito Administrativo, Direito Civil, Sociologia do Direito, Psicologia Judiciária, Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional, Filosofia do Direito, Direitos Humanos, Direitos Humanos e Sociais e Teoria Geral do Direito e da Política.
  • Prova Prática – Sentença Trabalhista: consistirá na elaboração de uma sentença trabalhista, envolvendo temas jurídicos constantes do conteúdo programático, que apresente solução objetiva de caso concreto e avaliará o conhecimento especializado do candidato e o seu desempenho como julgador.

Terceira Etapa

  • Inscrição Definitiva: será requerida somente pelos candidatos habilitados, mediante preenchimento de formulário próprio que estará acessível na página do concurso, no site da FCC oportunamente
  • Exame de Sanidade Física e Mental: O candidato, por meio do Edital de convocação para a Terceira Etapa, receberá instruções para submeter-se aos exames de sanidade física e mental, por ele próprio custeados.
  • Sindicância da Vida Pregressa e Investigação Social: A Comissão Executiva Nacional de Concurso investigará a idoneidade moral do candidato, deferindo ou indeferindo a inscrição definitiva, tendo em vista o resultado obtido por meio da apuração das condutas do candidato.

A segunda etapa – Provas Escritas, a terceira etapa (exames de sanidade física e mental, a avaliação dos candidatos negros e com deficiência que concorrerão às vagas reservadas) e a quarta etapa realizar-se-ão, exclusivamente, em Brasília – DF.

  • Quarta Etapa –  Prova Oral:  abrangerá as seguintes disciplinas: Direito Individual do Trabalho; Direito Coletivo do Trabalho; Direito Processual do Trabalho; Direito Constitucional; Direito Constitucional do Trabalho; Direito Processual Civil; Sociologia do Direito; Psicologia Judiciária; Ética e Estatuto Jurídico da Magistratura Nacional; Filosofia do Direito; Direitos Humanos; Direitos Humanos Sociais; Teoria Geral do Direito e da Política. O programa específico para a Prova Oral será divulgado em até 5 (cinco) dias antes da realização da prova.
  • Quinta Etapa –  Avaliação de Títulos

A nomeação será dada por ato do presidente do Tribunal Regional do Trabalho respectivo, sendo exigidos, do bacharel em direito, três anos, no mínimo, de atividade jurídica. O cargo de juiz do trabalho substituto tem remuneração inicial de R$ 27.500,17.

 

Revisão realizada para a primeira etapa – Concurso Nacional da Magistratura do Trabalho

Foram dois dias de muito conteúdo, com a presença de nossos professores, inclusive o prof. Gervásio Meireles, Juiz do Trabalho. No vídeo você confere um Resumo das disciplinas de Direito Individual do Trabalho, Direito Coletivo do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. REVEJA AQUI a primeira parte, que foi a revisão de Direito do Trabalho (individual e coletivo) e Processo do Trabalho:

Na véspera da prova objetiva do concurso, tivemos um dia inteiro dedicado à Revisão Geral de todas as demais disciplinas. Tudo isto para te ajudar a se tornar um profissional com a competência de julgar os feitos que tramitam na Justiça do Trabalho. Foram quase 10 horas de aula! Confira aqui como foi!

A terceira etapa tem caráter meramente eliminatório, enquanto a quinta etapa só tem caráter classificatório. As demais são eliminatórias e classificatórias.

Quadro de vagas – Concurso Magistratura do Trabalho

A tabela abaixo apresenta a relação de vagas disponibilizadas no Edital da Magistratura Trabalhista:

concurso magistratura do trabalho

De acordo com o edital, serão reservadas 7 vagas para candidatos deficientes e 26 vagas para candidatos negros.

Serão chamados para a segunda fase 1.000 candidatos caso o certame tenha mais de 7.500 inscritos, o que é bastante provável, uma vez que este será um concurso de abrangência nacional.

Curso extensivo gratuito para Juiz do Trabalho

O Estratégia está realizando um curso extensivo gratuito focado nas Carreiras Jurídicas! Serão centenas de horas de aulas gratuitas focadas nos concursos de Magistratura e Ministério Público.

Para participar do curso extensivo gratuito, basta se inscrever clicando no banner abaixo e selecionando a opção Área Jurídica:

CONCURSO magistratura do trabalho

 

 

Análise de Edital do Concurso Magistratura

Confira todas as informações do edital e se prepare para todas as fases!

 concurso Magistratura do Trabalho

O Estratégia já lançou cursos completos para o 1° Concurso Nacional Unificado da Magistratura do Trabalho:
CURSOS P/ CONCURSO MAGISTRATURA DO TRABALHO

EDITAL DO CONCURSO MAGISTRATURA DO TRABALHO

Natália Scarano
Ascom Estratégia

[email protected]

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Artigos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.