Artigo

Como funciona o concurso de bombeiros em SC?

Seja bem-vindo (a), caro amigo leitor (a)! Tudo bem? Na postagem de hoje, vamos conhecer como funciona o concurso de bombeiros em SC e o que é preciso para seguir essa carreira no estado Catarinense!

Como funciona o concurso de bombeiros em SC?

 Curioso para descobrir? Vem com a gente!

Introdução – Como funciona o concurso de bombeiros em SC

            A corporação de bombeiros militar de Santa Catarina (CBMSC), tem a finalidade de prestar serviços à população, no campo da segurança pública do território catarinense.

A Constituição da República Federativa do Brasil, estruturou o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), como uma força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, portanto, o órgão é composto por militares, esses militares são os conhecidos por nós como bombeiros.

            O CBMSC, é órgão da administração direta do Governo do Estado de Santa Catarina, desta forma, é uma instituição estatal de direito público.

            Seus objetivos estão fielmente ligados à sua razão de existir, os quais estão bem clareados pelas leis que lhe fundamenta.

            A carreira de bombeiro tem despertado grande interesse atualmente, principalmente porque esse profissional reluz a imagem de um super herói, tendo em vista o seu objetivo central de salvar e preservar vidas, desta forma, a nobreza da profissão, desperta o desejo nas pessoas de contribuir para um mundo melhor dessa forma heroica.

            Mas você que sente o desejo de fazer parte desse time de heróis, conhece a sua história e como se tornar um deles? Se não conhece, nós contamos para você, continua a leitura com a gente!

A história da corporação Catarinense.

            Em território brasileiro, o nascimento do Corpo de Bombeiros Militar, ocorreu em 2 de julho de 1856, pelas mãos de Dom Pedro II, imperador do País na época, que por este motivo, foi eternizado como o patrono dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Os anos se passaram, e posteriormente, ocorreu a proclamação da república, e os estados brasileiros começaram a constituir suas corporações, de acordo com a possibilidade financeira de cada um.

Assim, sendo criadas as primeiras corporações, em volto da estrutura das Forças Estaduais, a antiga estrutura conhecida das Polícias Militares.

Ainda sobre o concurso de bombeiros em SC, o site oficial da corporação de bombeiros de Santa Catarina conta a história do CBMSC, demonstrando a importância da sua atuação no estado:

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina foi criado pela então Força Pública, hoje Polícia Militar, por meio da Lei 1.288, de 16 de setembro de 1919. A instalação foi efetivada oficialmente em 26 de setembro de 1926, no comando do Coronel PM Pedro Lopes Vieira, e com apoio do governador Adolfo Konder.

Comandado pelo então 2º Tenente Waldemiro Ferraz de Jesus, a primeira Seção de Bombeiros de Santa Catarina foi instalada na Rua Tenente Silveira, no centro de Florianópolis, e contava com 27 praças e um oficial da Força Pública.

A primeira expansão ocorreu em 13 de agosto de 1958 para o interior do estado, com a instalação de uma estação de bombeiro na cidade de Blumenau.

Na década de 1960, foi criado o serviço de Salvamento Aquático, para oferecer segurança às pessoas que, em número cada vez maior, procuravam as praias do litoral catarinense.

Em 1983, em Blumenau, iniciou a implantação do serviço de socorro pré-hospitalar, realizado por bombeiros socorristas.

Em 13 de junho de 2003, por meio da aprovação da Emenda Constitucional nº 33 de 13 de junho de 2003, o Corpo de Bombeiros Militar deixa de ser parte integrante da estrutura organizacional da Polícia Militar de Santa Catarina. A partir desta data, adquire o status de corporação autônoma.

Ainda, conforme os dados do site oficial da CBMSC, no estado de Santa Catarina há atualmente 138 municípios com a corporação presente, o que resulta em um rápido e eficiente atendimento dos bombeiros à população catarinense, concedendo ao estado, o resultado de uma das maiores e melhores assistências dos bombeiros no País.

A missão, visão e valores da corporação de bombeiros – Como funciona o concurso de bombeiros em SC

            O Corpo de Bombeiros tem como missão proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, com a finalidade de preservar o bem-estar da sociedade.

            Neste sentido, a sua visão consiste em alcançar a excelência na prestação, gestão e conhecimento de seus serviços, na guarda e proteção da a vida, do patrimônio e o meio ambiente no território catarinense.

            Não obstante, seus valores segundo o elencado pela CBMSC são: ética e probidade, comprometimento, profissionalismo, espírito de corpo e abnegação:

Ética e probidade: Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pelo constante aprimoramento técnico, pela honradez, honestidade e constante busca da verdade.

Comprometimento: Compromisso de honra, no qual os integrantes são conscientes das obrigações e dos deveres como bombeiros militares, manifestando firmemente disposição para cumprir os objetivos e princípios da instituição, traduzidos pelo fiel cumprimento da hierarquia e disciplina e o anseio de bem servir à sociedade.

Profissionalismo: É um compromisso de vida com a competência, excelência, valores honráveis, padrões de conduta, ética, bom caráter e determinação com a tarefa Bombeiro Militar de bem servir à sociedade.

Espírito de corpo: É o grau de coesão do efetivo e de camaradagem entre seus integrantes, traduzido como o resultado de um esforço conjunto em prol da sociedade.

Abnegação: Iniciativa de agir no cumprimento do dever, com coragem, sacrifício e mesmo com risco da própria vida.

Atividades executadas por um Bombeiro Militar – Como funciona o concurso de bombeiros em SC

As atividades executadas por um bombeiro militar, se baseiam em suas funções, funções estas como: combatente, socorrista, resgatista, analista de projetos, vistoriador, entre outras funções, não finalizando por aí, pois há mais competências previstas pelo artigo n. 108 da Constituição do Estado.

A Carreira de Praça

O ingresso nessa carreira é feito através de concurso público.

            Aquele que estiver interessado, deve ficar atendo às publicações de editais, se inscrever e ser qualificado no concurso público para o Curso de Formação.

Quanto as etapas do concurso, são elas: exame de avaliação de escolaridade, exame de saúde, exame de avaliação física, exame psicológico, investigação social, entrega de documentação exigida e teste toxicológico.

A Lei Complementar n. 587 de 14 de janeiro de 2013, rege os requisitos essenciais para poder participar do concurso, quais são: curso superior de graduação em qualquer área de conhecimento reconhecido pelo MEC ou por órgão oficial com competência delegada; possuir altura não inferior a 1,65m (sexo masculino) e 1,60 (sexo feminino); não ter completado a idade máxima de 30 anos e ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Conclusão – Como funciona o concurso de bombeiros em SC

À guisa de conclusão, para exercer a profissão de bombeiro é necessário passar por concurso público de âmbito estadual, o qual será regulado por cada estado e posteriormente, quando aprovado, o candidato irá participar do curso de formação de praças, ao qual o prepara para a vida ativa como bombeiro.

No estado de Santa Catarina, este concurso é regulamentado pela LC n. 587 de 2013, que estabelece os requisitos principais ao qual cada candidato deve atender.

No que tange a sua realização, ele ocorre em etapas, quais sejam: exame de avaliação de escolaridade, exame de saúde, exame de avaliação física, exame psicológico, investigação social, entrega de documentação exigida e teste toxicológico.

Portanto, você que está interessado em atuar no estado de Santa Catarina, deve ficar atento a abertura de novos editais de concurso público neste estado, fazer a inscrição a tempo, buscar atender aos requisitos da legislação complementar, e focar na preparação para cada etapa do concurso.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

REFERÊNCIAS.

https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/sobre-o-cbmsc/apresentacao

https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/sobre-o-cbmsc/historia

https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/sobre-o-cbmsc/missao-visao-e-valores

https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/cidadao/a-carreira-do-militar#:~:text=Para%20ingressar%20na%20carreira%20de%20Pra%C3%A7a%20do%20Corpo,social%2C%20entrega%20de%20documenta%C3%A7%C3%A3o%20exigida%20e%20teste%20toxicol%C3%B3gico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.