Artigo

Como estudar TI para área fiscal?

Olá, pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar de TI para área fiscal.

Vamos falar de coisa boa? Tecnologia da Informação, uma das novas queridinhas das bancas, especialmente quando se trata de área fiscal. Eu, como gestor na área de desenvolvimento em TI na SEFAZ MA e participante da Comissão de Gestão Fazendária TI – COGEF TI, posso afirmar que essa área é uma das grandes apostas de todas as Fazendas, e, portanto, ainda será muito cobrada nos concursos que estão por vir.

Quem pensava que TI se resumia a Word e Excel, deve rever seus conceitos e começar desde hoje a estudar com afinco os demais temas da área! Garanto que esses pontos farão a diferença na prova!

1) Importância da TI em provas.

Primeiramente, como dito anteriormente, é uma matéria em plena ascensão. Ela vem ganhando maior importância nas pontuações das provas (vide prova do ICMS SC) e também tem sido cobrada em níveis muito mais avançados (Como a prova do ICMS GO e ICMS SC).

Outro aspecto muito relevante da matéria, é que poucas pessoas estão devidamente preparadas para ela. Você pode fazer disso a sua arma! Na prova do Fisco catarinense, as questões de TI tinham peso 3. Mesmo com todo esse percentual, foi uma das matérias onde os alunos tiveram desempenhos bastante fracos.

Mas professor, se está tão difícil, como isso me ajuda?

Você pode ser o aluno que foi bem preparado, que ganhou os preciosos pontos de peso 3! Basta que comece já a estudar e ficar afiado para qualquer tipo de questão que venha na prova. Da mesma maneira que você faz com Direito Constitucional, Administrativo, Contabilidade, etc.

2) Conhecendo a prova:

2.1) Conheça o máximo possível a banca e a prova que você fará

Julio, isso é importante em qualquer matéria, você não está sendo redundante?

Não, pois em TI temos uma variabilidade muito grande de assuntos dentro da matéria. Exatamente por ser uma matéria muito ampla (TI em provas, inclui desde informática básica até banco de dados, linguagens de programação, desenvolvimento de sistemas e questões de segurança), as próprias bancas divergem muito sobre o que é interessante e o que não é tão interessante para certa prova. Veremos as estatísticas de cada banca no fim do artigo.

Isso está meio assustador! O que faço?

Pode se acalmar, colocaremos logo abaixo, quais são as matérias que “sempre caem” e faremos uma análise das principais bancas e de quais matérias devem ser mais bem cobradas.

2.2) Leitura de teoria e resolução de questões

Uma vez definida sua banca e seu concurso, é hora de cair de cara no estudo! Leia o material do professor para entender o assunto a ser estudado. Preste sempre muita atenção em todos os grifos do professor.

Tecnologia da Informação é uma matéria que causa arrepios nos alunos. O melhor jeito de enfrentá-la é encarando de frente. Faça muitas questões, leia a teoria com calma e não tente terminar a aula rapidamente apenas para se ver livre dela.

Dica! Aqui no Estratégia, temos a trilha estratégica respectiva do seu concurso. Nela você terá um direcionamento sobre o que tem maiores ou menores índices de cobrança dentro de cada matéria. É como se fosse um raio-X de cada uma das aulas dadas, muito legal para quem está em busca de um Norte.

Resolva MUITAS questões e sempre vá aos comentários do professor nas questões que você encontrar dificuldades. Se observar que ainda existe certa dificuldade, volte à teoria e releia o assunto.

3) Dificuldades e técnicas de estudo para vencer essas dificuldades

Como temos muita terminologia em inglês, anote os nomes que encontrar quando eles soarem estranhos (procure a tradução, muitas vezes ela ajuda muito na memorização).

3.1) Mapas Mentais

Eu utilizava muitos mapas mentais nos assuntos de TI, eles são muito positivos para fazer os a ligação entre conteúdos estudados. Os assuntos de TI são muito relacionados, então, um mapa mental pode ajudar você a desenvolver as relações entre os conteúdos e melhorar a memorização deles.

3.2) Como decorar assuntos (quando necessário)

Em alguns casos, (PMBOK é um exemplo) temos que decorar alguns itens. Numa matéria dessas, fica inevitável que seja feito isso. O que recomendo é que o aluno foque no que realmente cai em prova. Não adianta gravar todos os quase 40 itens do PMBOK, se apenas 5 têm chance razoável de aparecer numa prova. Utilize as questões e as dicas dos professores para definir quais assuntos devem ser efetivamente decorados e quais podem ser deixados em segundo plano (estudar também é saber priorizar. Temos que utilizar estratégia no estudo).

3.3) Mnemônicos

Caso o assunto seja de muita dificuldade para você, apele para mnemônicos. Lembre-se de que estamos tentando passar em uma prova, não pretendemos virar analistas de TI. Faça o que precisar para passar na prova. Uma vez lá dentro do sonhado cargo, se necessário, a SEFAZ o capacitará para o trabalho.

3.4) Revisões

Finalmente, dificuldade é vencida EM REVISÕES!!!! Pessoal, perdão pela ênfase demasiada, mas é incrível como observamos muitos de depoimentos de aprovados falando da importância das revisões e sempre vemos os alunos iniciantes negligenciando revisões programadas.

O aluno pode revisar de diversas maneiras: por questões, através de grifos, mapas mentais, resumos, etc. O que é importante é que elas não sejam negligenciadas nunca.

Você deve testar os métodos disponíveis e verificar quais deles se adapta melhor a sua rotina. Saiba também que ao longo do estudo, métodos diferentes de revisão podem ser alinhados. O aluno não precisa se apegar a apenas uma técnica.

Eu, por exemplo, para as matérias mais comuns (Direito Constitucional, Administrativo, Tributário, etc), revisava por cadernos no TEC concursos, filtrando pelas questões que errei; para assuntos com menos questões disponíveis (como legislação tributária estadual) estudava por grifos e resumos; e , finalmente, para Tecnologia da Informação, onde existem blocos de assuntos que se entrelaçam (ITIL PMBOK, COBIT), eu gostava de usar mapas mentais somado ao estudo por questões no TEC. Isso demonstra a flexibilidade que uma revisão pode ter.

3.5) Exercícios

Não preciso nem dar ênfase aos exercícios, certo? Faça MUITOS E MUITOS exercícios das matérias. Quanto maior sua dificuldade, maior o número de exercícios que você deve praticar. Isso o ajuda a se familiarizar com o assunto e gravar o conteúdo.

4) Estatísticas

Pessoal, finalmente vamos passar para as estatísticas dos assuntos mais cobrados dessa matéria.

Primeiramente, faremos uma análise “genérica” que se aplica a qualquer banca. O aluno que não tem um foco definido, deve estar afiado em todas essas matérias. Dessa maneira, quando abrir certo edital, ele pode focar seus esforços nas matérias que não estudou ainda e apenas revisar esses conteúdos.

Esse estudo direcionado ganha muito tempo num pós-edital, trazendo os preciosos pontinhos na prova (podem ser até 3 pontos por questão).

4.1) Índices de cobrança – Estudo geral para TI (Área Fiscal)

Aqui temos um estudo direcionado para o aluno que nunca viu o assunto. Os conteúdos que costumam aparecer sempre em prova, independentemente de banca ou concurso são os seguintes:

Gráfico de cobrança dos itens:

Avaliando todas as bancas de uma maneira genérica, podemos verificar os itens mais cobrados. Dessa maneira, recomendamos que o aluno sem um norte bem definido, deve estar afiado nas seguintes matérias:

  1. Segurança da informação (especialmente a parte de ameaças)
  2. Banco de dados
  3. Business Intelligence
  4. PMBOK
  5. ITIL
  6. COBIT
  7. Análise SWOT
  8. Hardware (tem diminuído a cobrança, mas é importante estudar)
  9. Internet
  10. Sistemas Operacionais

4.2) Índices de cobrança – FGV

Gráfico de cobrança dos itens:

4.3) Índices de cobrança – FCC

Gráfico de cobrança dos itens:

4.4) Índices de cobrança – Cespe

Gráfico de cobrança dos itens:

4.5) Analisando os gráficos:

Como podemos ver, cada banca tem preferências por certos assuntos. Isso acontece em qualquer matéria, mas em TI, isso é especial, já que a gama de assuntos com possível cobrança é muito grande.

Recomendamos que o aluno fique afiado, em cada banca, nos assuntos que estão destacados em verde. A soma de porcentagens de todos os assuntos destacados em verde nas tabelas, indica 80% de cobrança da matéria em cada uma dessas bancas.

O aluno, atingindo altos índices nessas matérias, pode partir para um estudo mais direcionado.

5) Finalizando

Pessoal, esse guia busca trazer um Norte para seu estudo em TI para a área fiscal. Utilize-o da maneira que preferir e aproveite o máximo de informações.

Você pode até utilizar esses gráficos como um guia, mas, se o edital vier, estude com foco nele!

Um abraço!

Julio Furlanetto.

Assinatura Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.