Artigo

Comentários ao Edital do MDIC – ACE – Grupo 6.

Olá Concurseiros de Plantão,

Sabemos então que foi publicado no último dia 21 de março de 2012 o edital para provimento de de cargos de ACE – Analista de Comércio Exterior do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio e gostaria de iniciar este artigo tratando de um bate-papo motivacional, rendimentos iniciais de R$ 12.960,77. (e então, motivou? rs….).

Serão 157 vagas ao total com 4 para o Grupo 6.

As inscrições poderão ser realizadas entre às 10 horas do dia 09 e 23h59min do dia 22 de abril de 2012 e a prova será no dia 27 e maio de 2012.

A banca responsável pelo concurso será a ESAF, uma banca nacionalmente conhecida pela sua excelência na realização de concursos públicos para a área de fiscalização e controle, ou seja, não esperem questões decorebas apenas ou uma prova fácil.

Uma curiosidade que temos neste edital é o fato deles não estarem exigindo formação específica para ocupação dos cargos, mas em contrapartida filtram os candidatos que irão fazer as provas justamente pelo conteúdo cobrado, no caso do Gupo 6 teremos as seguintes disciplinas:

Conhecimentos Gerais (minimo de acertos 30 questões).
Língua Portuguesa. 20 questões.
Inglês/Espanhol ou Inglês/Francês: 10 questões (minimo de acertos 6 questões).
Direito Administrativo: 10 questões.
Direito Constitucional: 10 questões.
Direito Civil: 10 questões.

Conhecimentos Específicos (Gupo 6 – minimo de acertos 30 questões).
Comércio Internacional: 10 questões.
Relações Econômicas Internacionais. 10 questões.
Gestão de Sistemas. 15 questões.
Gestão de Tenologia da Informação. 15 questões.
Inovação. 10 questões.

Prova discursiva:
Mínimo 40 linhas, máximo 60 linhas.
Será realizada após os resultados da prova objetiva.
Versará sobre assuntos relacionados às disciplinas de Comércio Internacional e Relações Econômicas Internacionais.

Comentários:

Podemos esperar desta prova um grande enfoque nos frameworks Gerenciais da área de Tecnologia da Informação, reparem bem que de acordo com as disciplinas cobradas eles estão fazendo o que se espera atualmente da administração pública, que é procurar Gestores e não apenas Servidores públicos.

Outro ponto que podemos observar é que de acordo com o quantitativo de questões o conhecimento do candidato em Língua Portuguesa, Lingua Estrangeira, Gestão de Sistemas e Gestão de Tecnologia da Informação vai fazer toda a diferença.

Observem ainda que teremos um mínimo a ser cumprido de acertos por conta do candidato, senão ele será eliminado automaticamente do certame.

Para a discursiva, eu ressalto que estamos falando de uma prova com até 60 linhas, ou seja, o seu padrão de escrita com introdução, desenvolvimento e conclusão não funciona aqui, adote o padrão introdução, desenvolvimento em contraste, consequências e conclusão.

Onde encontrar material de TI:
Cursos on-line:
(Material completo com Teoria e Exercícios Comentados e organizado em aula no formato PDF) http://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/627/tecnologia-da-informacao-p-ace–mdic—grupo-06.html

Então, estes são meus comentários sobre o edital e to espelhando para os senhores exatamente o que espero da Banca para tal prova.

Abçs,

Então é isso!!!

Professor Gabriel Pacheco (Pacheco). J
Lembrem-se sempre, seu maior adversário é você!!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.