Artigo

Brasil – Sexta maior economia do mundo

A notícia foi considerada um presente de natal pelo governo brasileiro: Brasil 6ª maior potencia mundial. Mas para todos nós que militamos na área de concurso público, a pergunta é: como alcançamos este patamar e quais as consequências para nosso país e o mundo.

Vamos lá!

Os antecedentes remetem para o inicio da década de 1990, quando o Brasil após um fracassado plano de contenção inflacionária (Plano Collor), se vê diante de um dos piores cenários econômico-politico da chamada Nova República: inflação galopante (2.734% em 1993), Presidente que recebe o impedimento, Infraestrutura deteriorada e por parcos investimentos, perda de credibilidade externa devido ao calote da década de 1980, descontrole dos gastos públicos, etc.

Nesse contexto assume Itamar Franco (recentemente falecido) e em seu governo, tendo FHC como ministro da economia foi formulado o Plano Real:

– Criação da nova moeda

– Desindexação econômica

– Mudança do papel do Estado: de produtor para regulador

– âncoras macroeconômicas: aumento da reserva cambial, LRF, metas de inflação, superávit primário, autonomia para BC, entre outros.

Com o avanço Institucional e econômico o país passa pelo Governo Lula, que mantém as bases macroeconômicas formuladas pelo governo anterior e avança com medidas sociais:

– Aumento de 64% do Salário Mínimo acima da inflação

– Criação dos programas sociais: PROUNI, Minha Casa, minha vida; Luz para todos, etc.

Ou seja, foi exatamente a combinação de manutenção de políticas de estabilização, somadas a medidas de combate a desigualdade social e ainda a modernização econômico-institucional que deu ao nosso país a situação em que hora se encontra.

Obviamente não significa que tudo foi feito ou que a situação se aproxima dos países europeus. Ainda temos casos aviltantes de corrupção, forte desigualdade social, atraso educacional, carga tributária excessiva, etc.

Contudo percebemos claramente o avanço desde o longínquo ano de 1994. Resta-nos uma pergunta: qual o papel do Brasil como 6ª maior economia?

Sem duvida passa por uma maior participação e, portanto, responsabilidade juntos aos organismos multilaterais: FMI, BIRD, OMC, OIT, FAO, ONU, etc., além de ter um papel na diplomacia internacional e em torno de assuntos ligados ao meio ambiente, que alias terá o Brasil como anfitrião em 2012 com a Conferencia da ONU sobre Meio Ambiente  Rio + 20.

Por isso mesmo atenção neste 2012 para assuntos ligados a economia brasileira que devem estar no topo dos assuntos de atualidades para os mais diversos certames.

Um forte abraço e até a APROVAÇÃO!!!

Alex Mendes
[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.