Artigo

Aprendiz de Marinheiro – Saiba mais sobre o último concurso da EAM

E aí, meu jovem, futuro aprovado desse Brasil, como você está? Como anda a sua mente crítico-produtiva? Em primeiro lugar não fique desesperado se ela vem te proporcionando pressões além do que você acha que resiste; isso faz parte. Não fique se martirizando sobre a pressão que se impõe ou deixa de impor. O importante é que você mude e se adapte aos nossos conselhos e dicas, além de, claro, criar sua forma pessoal de estudos. Isso vai acontecer, contanto que você continue tentando, se esforçando e nunca desistindo. Agora, vamos lá ao tema de nosso artigo: a recém-aplicada prova de Aprendiz de Marinheiro.

A prova veio como esperávamos que viria: distinta das anteriores, mais difícil e com questões muito mais rebuscadas e criativas. Não veio como antes, em que o foco era dado em cima de questões de pura aplicação de conceitos imediatos. Essa prova pode ter sido a mais difícil do concurso, desde que temos conhecimento. Ela pode ter sido a mais difícil, mas desde que começamos a estudar para a prova de Aprendiz de Marinheiro estamos comentando e verbalizando sobre como devemos estudar de modo fora da caixa, isto é, tentando não nos fixar de modo único nas provas anteriores. Quem se firmou na ideia de estudar somente por questões de níveis similares àqueles presentes nas provas anteriores, teve uma grande surpresa no último exame da prova de Aprendiz de Marinheiro. Vamos então aos comentários das questões, junto a algumas considerações. Farei os comentários de acordo com a ordem que as questões apareceram na prova.

Questão 1 da prova de Aprendiz de Marinheiro [Questão 23 da Prova Amarela]
Resolução da questão 1 (questão 23 da prova Amarela da EAM)

Essa questão de hexágonos foi linda demais! Falamos bastante de hexágonos em nossos materiais de Aprendiz de Marinheiro, fiquei muito feliz de vê-la em exame. Vemos abaixo um excerto de nossa apostila de círculos, aonde versamos sobre os polígonos regulares mais importantes. Veja:

Excerto do livro eletrônico de círculos e polígonos regulares, página 52

Vemos acima claramente descrito que, num círculo que circunscreva um hexágono, o raio, se prolongado, formará a diagonal que o problema pediu. Excelente questão da prova de Aprendiz de Marinheiro. Vamos à próxima.

Essa questão não só foi linda, como uma propriamente dita cópia de uma questão de 2012 da EsSA que, claro, estava em nossos materiais de Aprendiz de Marinheiro!! Dê uma olhada na questão abaixo, presente no nosso livro eletrônico de Trigonometria no Ciclo:

Agora veja essa mesma questão corrigida no conteúdo da videoaula (junto com outras quase 100 questões do assunto):

Novamente, nossos materiais para a EAM cobriram totalmente o conteúdo necessário para a questão. Foi uma questão trabalhosa, porém, prevista! Vamos lá, então, à próxima:

Questão também amplamente discutida em nosso curso de Aprendiz de Marinheiro! Vamos, então para a próxima questão, a que considerei mais difícil da prova de geometria.

Essa foi uma questão bastante trabalhosa. Principalmente para montar a figura. Essa foi uma das razões pelas quais coloquei tantas questões sem figuras prontas, para nos acostumarmos com a possibilidade desse exato tipo de questões. Outra questão extremamente prevista! Vamos então à questão de determinantes da sua prova de Aprendiz de Marinheiro

Essa questão foi inclusive debatida no artigo anterior que fiz, resolvendo questões na semana anterior à prova de Aprendiz de Marinheiro. Veja esse artigo clicando aqui. Vamos então à última questão de minha parte da prova da EAM. Sigamos, então?

Bom, jovem, é isso!! Espero que sua rede de sucessos só aumente daqui para frente e não se esqueça de que estou contigo!! Abraços e sucesso nesse tão concorrido exame de Aprendiz de Marinheiro!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.