Artigo

Administração Pública em concursos realizados pela ESAF: uma breve abordagem de conteúdo

Salve, salve, concurseiros.
Este é um breve paper que escrevi há 2 anos e que vem ajudando na orientação do pessoal que pretende realizar concursos, notadamente os de AFRFB e AFT. Trata-se de uma brevíssima análise dos pontos que a ESAF mais pede em suas provas, de modo que as informações possam, de algum modo, servir como um norteador.
.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM CONCURSOS REALIZADOS PELA ESAF: UMA BREVE ABORDAGEM DE CONTEÚDO.

O propósito deste breve artigo é analisar questões de Administração Pública (APUB) 1 da Escola de Administração Fazendária (ESAF) sob o enfoque do conteúdo programático exposto no edital e das questões efetivamente cobradas em provas.
A metodologia utilizada consistiu no levantamento de todos os editais e provas de nível superior realizadas no período 2002-2009 para que extraíssemos a disciplina de nosso interesse, tendo sido selecionadas um total de 11 (onze) provas. Em seguida, tabulamos as quantidades de questões das provas em seus respectivos assuntos 2. Por fim, realizamos a análise dos dados.
Em que pese as limitações das análises qualitativas e quantitativas, vemos este esboço como uma material importante para os candidatos, tendo em vista que servirá como um norteador para os assuntos que mais e menos aparecem em provas. Obviamente que este não é um exercício de adivinhação, tampouco uma análise definitiva de tal propósito. Todavia, pode ser um instrumento valioso face ao tempo escasso que cada um possui, guiando o candidato para dar maior ênfase ao que julgar mais importante.
Assim, pretendemos preencher uma lacuna existente na análise dessa disciplina – cada vez mais freqüente em provas de concursos – fornecendo um ponto de partida sobre o que deve ser estudado com maior ou menor frequência.
.
ASSUNTOS EDITALÍCIOS
Após analisar alguns editais verificamos que os assuntos mais frequentes são:

• Organização do Estado e da Administração Pública;
• Modelos teóricos de Administração Pública: Patrimonialismo, burocracia e gerencialismo;
• Reformas Administrativas;
• A nova Gestão Pública;
• Governabilidade, governança e accountability;
• Governo eletrônico e transparência;
• Qualidade na Administração Pública;
• Novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas à Administração Pública;
• Gestão Pública empreendedora;
• Ciclo de gestão do governo federal;
• Controle na Administração Pública;
• Ética na Administração Pública;
• Eficiência, eficácia e efetividade aplicada à Administração Pública;
• Processos participativos de gestão pública;
• Gestão de pessoas na Administração Pública;
• Gestão de suprimentos e logística na Administração Pública;
.
Agora vamos verificar as ocorrências em provas dos assuntos listados acima.

TABULAÇÃO DAS QUESTÕES POR ASSUNTO ASSUNTO Nº OCORRÊNCIAS
Organização do Estado e da Administração Pública – 33 questões
Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo – 54 questões
Reformas administrativas – 23 questões
A nova Gestão Pública – 28 questões
Governabilidade, governança e accountability – 6 questões
Governo eletrônico e transparência – 3 questões
Qualidade na Administração Pública – 4 questões
Novas tecnologias gerenciais e organizacionais aplicadas à Administração Pública – 21 questões
Gestão Pública empreendedora – 10 questões
Ciclo de gestão do governo federal – 3 questões
Controle na Administração Pública – 6 questões
Ética na Administração Pública – 12 questões
Eficiência, eficácia e efetividade aplicada à Administração Pública – 6 questões
Processos participativos de gestão pública – 12 questões
Gestão de pessoas na Administração Pública – 6 questões
Gestão de suprimentos e logística na Administração Pública – 2 questões
.
ANÁLISE DOS DADOS
Pela exposição da tabela acima passaremos a analisar alguns pontos que merecem destaque. Fizemos uma leitura que julgamos relevante, entretanto, de posse dos números expostos, diversas outras leituras podem ser feitas por cada candidato, de modo que, cada um faça um esboço de acordo com suas necessidades e com a prova que irá prestar.
Num primeiro momento, é conveniente falarmos do tema “Modelos teóricos de Administração Pública: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo”. É realmente impressionante a quantidade de questões (54) que abrangeram tal assunto, não há uma prova sequer, dentre as 11 (onze) analisadas, na qual este tema não fora cobrado. Seja isoladamente, seja imbricado aos temas “Reformas Administrativas” e “A nova gestão pública”, o fato é que o assunto ocorre , em boa parte das provas, em mais de uma questão. Sendo assim, não há dúvidas de que este é um tema que merece especial atenção por parte do candidato, tendo em vista ser assunto certo nas próximas provas de APUB da ESAF.
Logo após, estão os temas: “Organização do Estado e da Administração Pública”, “Reformas Administrativas” e “A nova Gestão Pública” com 33 (trinta e três), 28 (vinte e oito) e 23 (vinte e três) ocorrências, respectivamente. Daí resulta que, assim como os modelos teóricos de APUB, o candidato não deve menosprezar tais assuntos. Nesse ponto, os candidatos mais atentos irão perceber pela leitura de artigos e livros que, também na literatura especializada, tais assuntos são abordados conjuntamente, sendo muitas das vezes até difícil identificar onde começa um tema e encerra o outro.
Alguns assuntos que tratam da modernização da APUB também ocorrem de forma bastante razoável, podemos verificar na tabela a ocorrência de 21 (vinte e uma) questões referentes às novas tecnologias utilizadas pela APUB, assim como 22 (vinte e duas) ocorrências relativas aos processos de participação social na gestão pública. Neste último ponto, cabe ressaltar que aproximadamente 80% (oitenta por cento) das questões faziam referência ao Orçamento Participativo.
Noutra ponta, e para nossa surpresa, temos alguns temas que consideramos bastante atuais e relevantes, porém, até o momento, foram pouco explorados pela ESAF, são eles: “Governo Eletrônico” com 3 (três) ocorrências; “Qualidade na Administração Pública” com 4 (quatro) ocorrências e 2 (duas) ocorrências para “Gestão de suprimentos e logística na Administração Pública”.
.
CONCLUSÃO
Este breve texto teve por finalidade fornecer um subsídio a mais na preparação dos candidatos em relação à disciplina APUB. De posse dos dados expostos e analisados esperamos que de alguma forma possamos ter dado uma singela colaboração na caminhada de cada candidato.
Como dito anteriormente, outras leituras podem ser feitas da tabela acima, basta ao candidato uma análise mais acurada das ocorrências, o que pode ser feito verificando provas anteriores, inclusive para se ter ciência da forma como tais temas são abordados.
Bons estudos!!!
.
Notas:
1 – Embora em alguns concursos a ESAF misture Administração Pública (strictu sensu) com Administração de Empresas, para fins deste trabalho deter-nos-emos apenas às questões exclusivas de APUB, não ignorando, todavia, questões relativas às ferramentas gerenciais da Administração de Empresas atualmente utilizadas pela APUB, tais como: Planejamento Estratégico e Ferramentas da Qualidade.
2 – É lugar comum a abordagem de mais de um assunto em uma mesma questão. Isso nos levou a considerar todos os assuntos de uma questão na tabulação dos mesmos.
.
Obs: Após a publicação deste artigo, tivemos mais 4 (quatro) concursos realizados pela ESAF: AFRFB, AFT, SUSEP e ISS-RJ. Sendo certo que a média foi mantida.
.
Artigo escrito em setembro de 2009.
(Todos os direitos reservados)
(Autorizo a publicação para fins didáticos, vedada qualquer alteração no conteúdo e desde que citada a fonte)
.
e-mail: [email protected]
Blog: http://wagner-rabello.blogspot.com/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.