Artigo

Cobrança Estratégica de Contabilidade

Vamos aprender o que as bancas mais cobram em Contabilidade Geral e Avançada. Confira a Cobrança Estratégica de Contabilidade nas principais bancas do Brasil.

Olá, pessoal, tudo bem? Sabemos que muitos alunos têm dificuldade com a matéria de Contabilidade Geral e Avançada. São matérias complexas e que demandam muitas horas de estudo para que se tenha bons aproveitamentos em provas.

Acontece que, muitas vezes, primeiramente, o aluno não possui tempo suficiente para ficar fera em cada assunto dentro de cada uma das matérias, e em outros casos, pode ser que tenhamos uma prova em que Contabilidade é uma matéria secundária.

Nessas duas situações, é possível que o aluno faça um Estudo Estratégico, focado na cobrança das matérias que a banca prefere. Para isso, apresentamos a Cobrança estratégica de Contabilidade.

Bancas escolhidas para análise da Cobrança Estratégica de Contabilidade

Para a nossa análise, verificamos as seguintes bancas:

  • FCC
  • FGV
  • Vunesp
  • CESPE

A razão de elas terem sido escolhidas, é pelo fato de que os grandes concursos que cobraram contabilidade nos últimos anos foram dominados por elas. Portanto, existe grandes chances de uma delas ser seu objeto de estudo.

Fizemos uma análise baseada na cobrança dos últimos 5 anos (2016-2020). Partimos para as bancas.

FCC

https://www.concursosfcc.com.br/

Na Cobrança Estratégica de Contabilidade, iniciamos o estudo com a FCC, que é uma das principais bancas de Concursos Fiscais estaduais do Brasil. Se o foco do aluno é uma prova de Fisco Estadual, preste muita atenção na Cobrança estratégica da FCC:

Cobrança Estratégica 
- FCC
Cobrança Estratégica de Contabilidade – FCC

Nessa tabela, verificamos altíssima cobrança em prova do Assunto “Ativos”, “Demonstrações Contábeis”, “Passivo” e “Estoque”. Esses assuntos abrangem 70% da cobrança de toda a matéria de Contabilidade Geral e Avançada somadas.

Os quatro assuntos citados fazem parte do assunto de Contabilidade Geral, que é razoavelmente pequeno quando comparado ao todo de Contabilidade Geral e Avançada.

Ao fim do artigo temos a estatística de cobrança de Demonstrações Contábeis, já que é um assunto extenso por si só.

Veja abaixo um gráfico representativo da tabela acima:

FCC
Cobrança Estratégica de Contabilidade – FCC

FGV

https://portal.fgv.br/

A FGV já teve maior participação em provas de concurso, mas ainda é uma das maiores no Brasil e não pode ser deixada de lado em hipótese alguma.

Cobrança  - FGV
Cobrança Estratégica de Contabilidade – FGV

Novamente temos uma preferência bastante grande pelos conteúdos de Contabilidade Geral: Ativo, Demonstrações contábeis, Passivo Exigível, Balanço patrimonial e Contabilidade Básica.

No caso da FGV, com apenas essas 5 matérias, encontramos 64% de cobrança nessas cinco matérias.

Verifique abaixo o gráfico que demonstra a cobrança da FGV:

FGV
Cobrança Estratégica de Contabilidade – FGV

Vunesp

https://www.vunesp.com.br/

A Vunesp é conhecida por fazer as provas mais “simples” dentre as bancas selecionadas na Cobrança Estratégica de Contabilidade, mas tem ganhando bastante espaço e notoriedade nos concursos.

Com isso, as questões costumam ficar mais difíceis ao longo do tempo. Isso ocorre pois o examinador não pode ficar se repetindo ou ele para de desafiar os concursandos.

Desse modo, caso sua banca seja a Vunesp, estude por questões Vunesp, mas tente se desafiar com os conteúdos de outras bancas também. Recomendamos a FCC e Cespe

Cobrança Estratégica de Contabilidade - Vunesp
Cobrança Estratégica de Contabilidade – Vunesp

As seis primeiras matérias em ordem de maiores cobranças da VUNESP somam 76,61% do histórico dos últimos 5 anos (2016-2020) da banca. Veja que é uma concentração altíssima de pontuação em uma parcela da matéria. Desse modo, dê muita atenção, quando estudar a:

  • Ativos
  • Demonstrações contábeis
  • Contabilidade Básica
  • BP
  • Escrituração contábil

Verifique o gráfico que representa a cobrança:

Vunesp
Cobrança Estratégica de Contabilidade – Vunesp

CESPE/CEBRASPE

http://www.cespe.unb.br/

Finalizando a análise da Cobrança Estratégica de Contabilidade, chegamos ao CESPE/CEBRASPE, uma das maiores bancas da atualidade no Brasil. O CESPE tem ganhado muitos editais Federais e tem uma razoável chance de ser uma aposta para a prova de Auditor Fiscal da Receita Federa – AFRFB.

Cobrança Estratégica de Contabilidade - Cespe
Cobrança Estratégica de Contabilidade – Cespe

Baseado no histórico de cobrança, faço uma recomendação: Se seu foco de estudo é RFB, procure estudar com base em provas do CESPE e FCC. São grandes concorrentes a vencedores do edital da prova da Receita Federal.

Novamente, vemos as mesmas matérias nos assuntos mais cobrados:

  • Demonstrações contábeis
  • Ativos
  • Contabilidade Básica
  • Escrituração contábil
  • Estoques

Vamos ver também o gráfico representativo do índice de cobrança da banca CESPE:

Cespe
Cobrança Estratégica de Contabilidade – Cespe

Estatísticas de cobrança da matéria de Demonstrações Contábeis

Para nível de esclarecimento, colocamos aqui, a estatística de cobrança das demonstrações contábeis do somatório das bancas colocadas nesse texto:

Cobrança Estratégica de Contabilidade - Demonstrações Contábeis
Cobrança Estratégica de Contabilidade – Demonstrações Contábeis

Vamos interpretar essa tabela para nossa Cobrança Estratégica de Contabilidade. Vemos que DFC está com altíssimos níveis de cobrança, mas devemos analisar corretamente a tabela para ver a quantos porcento do total esses 35,5% das Demonstrações Contábeis correspondem.

Pegamos um exemplo do CESPE: Demonstrações contábeis tem 19,92% de cobrança do total do edital. Para obtermos uma boa aproximação da cobrança de DFC, basta que multipliquemos os 19,92% por 35,5%. Dessa maneira encontramos a porcentagem equivalente do total cobrado em prova: 0,1992*0,355 = 0,070716.

Vemos então que DFC representa cerca de 7,0716% da pontuação de uma prova CESPE (aproximação).

Análise das estatísticas colocadas na Cobrança Estratégica de Contabilidade

Pessoal, fica muito evidente em todas as bancas a preferência de cobrança de alguns assuntos específicos.

Naturalmente, algumas bancas preferem alguns itens a outros, mas todas colocam conteúdos similares no topo dos materiais mais cobrados. Portanto, após essa discriminação dos assuntos mais cobrados em Demonstrações Contábeis, deixamos muito claro que os alunos devem dominar os seguintes assuntos:

  • Ativos
  • Contabilidade Básica
  • Escrituração contábil
  • Estoques
  • Balanço Patrimonial
  • DVA
  • DRE
  • DFC
  • CPC 26

Como seguir o estudo

Galera, preste muita atenção. Primeiramente, esses valores e índices são históricos (2016-2020) e demonstram a tendência das bancas nos conteúdos verificados, porém não praticamos “futurologia” e seriam impossíveis ter certeza do que vai ou não cair em prova.

Tendo dito isso, a recomendação é que o aluno olhe duas variáveis: A importância da matéria em prova e o tempo disponível que ele possui para estudo.

Se uma prova tiver altíssima pontuação em Contabilidade, como uma prova de Auditor Fiscal ou de Tribunais de Contas, é primordial que o aluno domine o conteúdo quase por completo. Ele não deve se apegar a estudar apenas certos assuntos, pois uma surpresa pode vir em prova e temos que estar preparado para o que vier.

Para os alunos que possuem bastante tempo disponível, também é muito interessante que o estudo seja o mais completo possível. A razão é a mesma: Ter o menor número de fraquezas em uma prova para atingir sua aprovação.

Esperamos que esse material o ajude com seus estudos estratégicos.

Um abraço.

Assinatura Anual Ilimitada

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.