Artigo

Revisão estratégica para a PCDF: Como revisar com foco.

Entenda aqui, como fazer uma revisão estratégica para a PCDF.

Olá, concursandos, tudo bem? Nós, do Estratégia, estamos guiando nossos alunos da PCDF para que façam uma boa prova e tenham bons rendimentos. Como já estamos mais avançados no estudo da matéria, começamos a dar enfoque em estratégias de estudo para os dias anteriores à prova.

Anteriormente, postamos uma análise estatística das matérias mais cobradas em provas do CESPE (recomendamos fortemente a leitura desse artigo antes de continuar. Link abaixo) e agora, para complementar, vamos dar uma dica de como o aluno deve seguir o estudo para entender “como fazer uma revisão estratégica para a prova da PCDF”.

Cebraspe – Quais as matérias mais cobradas para PCDF?

Importância da matéria para a banca x importância da matéria para o aluno

Iniciamos fazendo o destaque de que o que é importante para a banca, pode não ser, necessariamente, importante para o estudo do aluno (especialmente se ele for avançado). Isso parece ser um contrassenso, afinal de contas a banca que dita as regras. Vamos explicar com um exemplo como fazer uma revisão estratégica para a PCDF:

Cobrança do CESPE em Informática

Note que Internet é a matéria preferida pelo CESPE dentro do conteúdo de Informática na prova da PCDF, porém supomos um aluno que está com altíssimos índices de acertos no conteúdo de Internet e baixíssimos índices em Segurança da Informação. Esse aluno, caso não faça uma análise de valor subjetiva sobre seus próprios erros e acertos, vai continuar estudando muito mais a matéria de Internet do que a de Segurança da Informação.

Essa decisão estaria incorreta. Afinal, a revisão estratégica para a PCDF depende também das porcentagens de acertos de cada matéria e das dificuldades do aluno no assunto, dessa maneira, ele deve sim considerar as taxas de cobrança da banca, mas sua análise dele levar em conta:

  • Porcentagens de acertos atuais do conteúdo;
  • Dificuldade de aprender o conteúdo;
  • Preferência da banca pelo conteúdo.

Vamos destrinchar cada um desses itens

Porcentagens de acertos do conteúdo

Tirar as porcentagens de acertos de cada conteúdo estudado dentro de uma matéria é primordial para que o aluno identifique não apenas em quais matérias (Português, Direito Constitucional, etc) possui dificuldade, mas também perceba em quais conteúdos dentro dessas matérias (por exemplo, dentro de português: ortografia, regência, interpretação de textos, etc) ele tem maiores dificuldades de transformar cada hora estudada em efetiva internalização do assunto.

Isso é um item importantíssimo a ser levado em consideração, principalmente quando se trata de uma revisão estratégica para a PCDF . Mesmo as matérias que aparentam necessidade de proficiência para resolução de exercícios, como Raciocínio Lógico, possuem “modelos de questões” e, uma vez aprendido esse modelo (que pode ser internalizado por repetição intensa de questões), as questões parecem muito mais simples.

Porcentagens de acertos:

Porcentagem de acertos

Verificamos acima os assuntos cobrados na PCDF de Direito Constitucional e observamos os acertos de um aluno. Essa tabela é extremamente simples de ser preenchida, mas também extremamente eficaz para aperfeiçoar o aprendizado e fazer uma boa revisão estratégica para a PCDF. Vamos ver como esse aluno preencheu sua tabela:

O estudante, durante a resolução de exercícios de uma determinada matéria, por exemplo, Habeas corpus, anota quais questões errou.

Após o término, o aluno dividirá o número de questões corretas pelo número total de questões resolvidas e encontra sua porcentagem de acertos, nesse caso: 80%, como visto na tabela.

Analisando suas deficiências

Uma vez finalizado o conteúdo todo, ou até mesmo antes da finalização total, o estudante vai tendo noção de quais assuntos ele domina e quais tem dificuldades. Nesse exemplo, chamamos atenção para seus piores desempenhos:

  • Mandado de Segurança
  • Características (Direitos Fundamentais)
  • Direitos Coletivos dos Trabalhadores (arts. 8º a 11 da CF/1988)
  • Distinções constitucionais entre brasileiros natos e naturalizados
  • Perda da nacionalidade

Portanto, o estudante teria que dar certa atenção a essas matérias devido aos seus acertos.

Dificuldade de aprender o conteúdo

Essa é uma importante variável subjetiva a ser considerada. Algumas matérias são temidas pelos alunos, pois mesmo com diversas revisões, ainda assim o conteúdo continua difícil. Dessa maneira, um estudante deve verificar quais as suas maiores dificuldades inatas. Elas ficam evidentes quando se tira as porcentagens de acerto como na tabela anterior, mas essa análise é um pouco mais subjetiva, apenas o estudante sabe aquilo que é seu “calcanhar de Aquiles”.

Esse estudo em que não existe um rendimento muito grande se resume a um estudo de baixa eficácia, ou seja, o concursando estuda, estuda e não aprende.

Para isso, o aluno deve ser autocrítico e verificar métodos de estudo com maior aproveitamento para ele. Mesmo videoaulas, que não são muito recomendadas, podem ser interessantes para um estudante que tem muita dificuldade em certo assunto.

Preferência da banca pelo conteúdo

Aqui falamos da preferência da banca por certos assuntos, pegaremos como exemplo, também o conteúdo de Constitucional:

Cobrança do CESPE em Constitucional

Notamos que em Constitucional, a banca tem preferência absurda pelo assunto de Direitos e deveres Individuais e Coletivos.

Novamente, reiteramos a importância da leitura análise feita no artigo abaixo:

Cebraspe – Quais as matérias mais cobradas para PCDF?

Correlação entre os três itens considerados para uma revisão estratégica para a PCDF

Uma vez entendido todos os três itens a serem considerados para uma boa revisão estratégica para a PCDF, vamos fazer uma análise deles em conjunto, usando, ainda, Direito Constitucional como exemplo:

Correlação para uma revisão estratégica para a PCDF.

Colocando as tabelas de cobrança em provas e porcentagens de acertos do aluno lado a lado, ficam logo evidentes alguns pontos:

  • Características dos Direitos Fundamentais com certeza deve ser estudado, já que, além de cair muito em prova, o aluno tem baixo aproveitamento na matéria
  • A Perda da Nacionalidade, é importante para esse estudante pelo seu baixo aproveitamento, mas não tem alta cobrança em prova, então, uma análise de valor deve ser feita sobre o estudo do conteúdo em uma revisão estratégica para a PCDF.
  • Extradição, Deportação, Expulsão e Banimento, tem alta porcentagem de acertos e baixa cobrança em prova, dessa maneira, pode ser que uma revisão dessa matéria seja bastante sucinta, trazendo apenas pouquíssimos itens

Vamos agora considerar ainda as dificuldades do aluno em cada matéria. Infelizmente, esse item não pode ser quantificado, apesar de aparecer nas porcentagens de acertos, mas, de maneira mesmo subjetiva, o aluno percebe que tem mais dificuldade, por exemplo, em raciocínio lógico do que em Direito Constitucional, desse modo, ao fazer suas divisões de revisão, ele deve dar destaque aos conteúdos de raciocínio lógico e ainda, levar em consideração as Porcentagens de acertos do conteúdo Preferência da banca pelo conteúdo.

Uma vez feita a correlação entre esses três itens, o estudante tem dados para fazer uma ótima revisão, especialmente num pós-edital em que cada minuto estudado pode fazer muita diferença para o estudo completo e de qualidade do material todo.

Um abraço,

Julio Furlanetto

@profjuliofur

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  • seria bom se vc disponibiliza-se a tabela =)
    JoRMSant em 05/02/20 às 04:18