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Dicas para cumprir a Trilha Pós-Edital da PCDF em alto desempenho

Olá, galera, tudo bem? O Estratégia disponibiliza vários métodos de acompanhamento do estudo pelas aulas em PDF, como: videoaulas, salas VIPs, mapas mentais, resumos do professor e agora até o material grifado “de fábrica”. A maioria desses conteúdos são auxiliares ao PDF, eles complementam o estudo, mas existe um material de acompanhamento que efetivamente guia o aluno no uso dos PDFs, é a Trilha Estratégica. Analisaremos hoje a Trilha Pós-Edital da PCDF.

As trilhas “pegam na mão do aluno”. Elas guiam passo a passo, dia a dia em como seguir um estudo de qualidade, possuindo ciclos de estudo semanais, divididos por especialistas na área e trazendo revisões “de ofício” para o estudante.

Desse modo, seguir uma trilha com qualidade pode trazer muitas vantagens para um aluno, inclusive psicológicas por não ficar duvidando se o conteúdo estudado é pertinente ou não. Essa característica se maximiza durante um pós-edital como no caso da PCDF, onde a ansiedade aumenta consideravelmente.

Trazemos hoje algumas dicas sobre como seguirmos uma trilha com qualidade separando como alunos avançados e iniciantes podem tirar o maior proveito delas, assim como indicando tarefas extracurriculares que o concursando pode realizar para aumentar ainda mais a eficácia desse material.

Como seguir a Trilha Pós-Edital da PCDF

Primeiramente, veremos como seguir uma Trilha, o que é primordial para que o aluno consiga, depois, cumpri-la em alto desempenho.

Periodicidade das trilhas

Cada Trilha Pós-Edital da PCDF é semanal, portanto, especialmente num pós-edital, em que o tempo é fixo, é importantíssimo que o aluno esteja acompanhando a trilha junto com o professor, caso contrário ele não terminará o material até a data da prova. Em trilhas pré-edital, isso fica mais flexível devido ao fato de que o concursando pode esticar seus estudos mesmo após o término da trilha.

Ordem de estudo

Vejamos o exemplo de uma parte de uma trilha:

Ordem de estudo
Ordem de estudo

É recomendado fortemente que o aluno siga a ordem das trilhas dadas (por exemplo, não realizar a tarefa 02 antes da 01, por exemplo). Isso se dá, pois, o organizador da trilha, faz um planejamento de médio prazo, aproveitando a continuação das aulas para realizar revisões obrigatórias sem que o estudante perceba que está revisando.

Como seguir cada tarefa

Explicamos aqui como seguir as diferentes tarefas encontradas nas trilhas:

Tarefas de bateria de questões

Para entendermos como seguimos as tarefas que envolvem resolução de questões, peguemos a primeiríssima tarefa da Trilha Pós-Edital da PCDF:

Tarefas de bateria de questões
Tarefas de bateria de questões

Note que o professor, primeiramente, coloca uma introdução da importância da matéria (Português) e da importância do conteúdo (Interpretação de textos) estudado. Isso é muito saudável para o concursando ter ideia do foco que ele vai ter que dar a essa matéria. É um motivador para o aluno, saber que o assunto cai em prova. Ele já o lê com mais afinco.

Em seguida, o professor coloca uma bateria de questões, bastante comum   nas trilhas também. Essas baterias, ao longo dos próximos meses, começarão a utilizar o sistema de questões do Estratégia, o que é vantajoso para os assinantes, visto que não precisam pagar por um serviço a mais.

O estudante, abrirá o link colocado na tarefa e realizará a bateria de questões normalmente, como se tivesse fazendo questões de um PDF. É interessante tirar a porcentagem de acertos para ter uma ideia do desempenho, mas é importante lembrar que uma bateria de questões não é um simulado. Muitas vezes, nós professores, elevamos o nível de uma bateria de questões em certos conteúdos para treinar o concursando, desse modo, uma porcentagem mais baixa de acertos em uma bateria dessas não deve desanimar o aluno, ele deve apenas utilizá-la como motivador para melhorar seu desempenho.

Tarefas de leitura de PDF

Vejamos agora uma tarefa que pede que o aluno faça a leitura de um PDF:

Tarefas de leitura de PDF da Trilha Pós-Edital da PCDF
Tarefas de leitura de PDF

Novamente, o professor inicia a tarefa fazendo uma introdução sobre o material, falando da importância da matéria como um todo.

No segundo parágrafo, são iniciadas as dicas referentes ao conteúdo em si. O professor indica, dentro do assunto de coesão e coerência, quais tópicos são mais importantes e, em alguns casos, o professor indicaria também, caso um tópico não tivesse importância e pudesse ser pulado por alunos avançados, por exemplo.

A tarefa continua dando dicas sobre o assunto até a parte em que coloca questões do PDF a serem resolvidas.

Em regra, as questões do PDF são de fixação, elas acabam sendo mais fáceis de serem resolvidas do que as questões de uma bateria do TEC ou do sistema de questões Estratégia, já que o aluno acabou de fazer a matéria. O estudante deve resolver essas questões, grifando no PDF os assuntos que possuem maior importância. Elas demonstram a preferência da banca por certos conteúdos.

 Tarefas de leitura de Passo estratégico

As tarefas que pedem a leitura dos passos estratégicos seguem exatamente a mesma ideia da leitura de PDF. A diferença, é que os passos, em regra, são utilizados como revisão de assuntos já estudados.

O aluno, porém, vai ler o passo normalmente, seguindo as indicações do professor.

Como os alunos avançados podem melhorar a eficiência de suas trilhas

Estudantes avançados, que já estão afiados nas diversas matérias, num pós-edital, podem utilizar a Trilha Pós-Edital da PCDF como guia do que é mais importante, mas, ao invés de ler os PDFS por completo, podem ler seus grifos e dar a devida importância aos destaques feitos pelo professor.

Esses alunos, podem se dar ao luxo de dedicar maiores tempos para revisões e resolução de questões, mas fica o aviso de que o aluno deve ter experiência suficiente para garantir que seus grifos e resumos foram previamente muito bem elaborados.

Aumentando o número de revisões das trilhas

Apesar de a trilha possuir revisões periódicas embutidas em seu conteúdo, lembramos que cada estudante, estuda para o bem próprio e, desse modo, caso ele termine a Trilha Pós-Edital da PCDF antecipadamente, num pós-edital, não seria ideal que ele simplesmente descansasse os diversos dias da semana.

É interessante, nesse caso, que o estudante faça diversas revisões sobre os assuntos estudados anteriormente (especialmente aqueles em que possuiu maiores dificuldades), revise através de questões erradas, vídeo aulas etc. É muito recomendado que o estudante faça aquele “algo a mais” para se destacar e garantir sua vaga. Nada melhor que revisões para ajudar nessa garantia, afinal, é amplamente reconhecida a importância das revisões para o bom aprendizado do conteúdo.

Como os alunos iniciantes podem melhorar a eficiência de suas trilhas

Um aluno iniciante deve seguir a trilha o mais rigidamente possível para tirar o maior proveito dela. Como ele ainda não possui maturidade para tomar decisões sobre o seu estudo, o melhor caso é seguir fielmente os conselhos dos professores, sem se aventurar em assuntos cujo domínio ainda não possui.

Caso esse aluno esteja terminando a trilha muito rapidamente, é interessante fazer uma autoanálise se não há certa ansiedade em terminar o conteúdo rapidamente. Essa ansiedade pode fazer com que o estudo, apesar de “rápido” não seja proveitoso. Uma verificação dessa situação é um baixo índice de acerto de questões em PDFs.

Recomendações gerais sobre o pós-edital

Amigos, esse momento de pós-edital é de bastante nervosismo e ansiedade, saibam que cada trilha é produzida com cuidado pelos professores. Segui-las pode fazer com que seu estudo renda mais. Não apenas pelo bom material, mas pela ciência de que o material é tem qualidade. Parece trivial isso, mas a paz de espírito pode fazer toda a diferença no aproveitamento de certo material.

Fica aqui então, a recomendação de que vocês confiem no conteúdo colocado, pois ele é feito por professores aprovados em ótimos concursos e com muita experiência no assunto.

Um abraço

Julio Furlanetto

Pacotaço PCDF

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