Como fazer uma redação sobre liberdade de expressão?

Por Estratégia Concursos

REDAÇÃO SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO

A liberdade de expressão é um tema amplamente debatido e fundamental para a democracia de qualquer país. Para te ajudar nos estudos, selecionamos exemplos que podem ser abordados na redação sobre o tema:

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA CONSTITUIÇÃO

A liberdade de expressão é um direito fundamental previsto na Constituição de 1988, permitindo manifestações artísticas, científicas e comunicacionais, mas com limites para evitar abusos, como o anonimato e ofensas à honra, e garantindo o direito de resposta e indenizações em casos de danos à honra, imagem ou moral.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA HISTÓRIA

Historicamente, no Brasil, o direito à liberdade de expressão foi restrito durante a ditadura militar, período marcado por censura, perseguições e repressão a opositores.  Como resultado de um longo período com esse direito ameaçado, a Constituição Cidadã de 1988 tornou a liberdade de expressão regra geral.

NA ATUALIDADE

Atualmente, o exercício da liberdade de expressão é pleno. Qualquer pessoa pode se expressar em blogs e na rede social. Ou seja, na era digital, as redes sociais ampliaram o alcance da voz individual, mas também intensificaram problemas como fake news e “cancelamentos”, exigindo equilíbrio entre liberdade e responsabilidade.

Lembre-se: a redação deve ter introdução com tese, dois ou três parágrafos de desenvolvimento com argumentos que sustentem essa tese, e uma conclusão que retome e sintetize o conteúdo. Além disso, priorize a escrita correta, legível e organizada para melhor avaliação.

ESTRUTURA DA REDAÇÃO

Prepare-se com o Estratégia!

Ainda com dúvidas após essas dicas? Conheça o curso preparatório para concursos do Estratégia! Aprenda com especialistas e otimize sua preparação.  Acesse agora e inicie sua jornada rumo à aprovação!

Não deixe de acompanhar as novidades dos principais Concursos Públicos do país com o Estratégia!