Artigo

EEAR 2018 – E aí? Como foi a prova de matemática?

Olá jovem estudante, guerreiro dessa batalha que já te separa como campeão! Como vai você? Espero que bem! Sigamos nesse caminho para torná-lo um sargento da EEAr.

 

Vamos lá então a um breve e direto comentário sobre a última prova da EEAr, ocorrida no dia 25/11/2018. Antes de mais nada: como vão os seus estudos? Muita pressão? Muita desordem? Pois é, rapaz. Relaxa que é assim mesmo. Estudar é um ato de desequilíbrio, de fato. Vitórias e conquistas são muito mais férteis quando plantadas em terras caóticas. Daí o porquê de antes de arrumarmos a nossa casa primeiro a bagunçamos. Bom, agora, à prova. 

Nem eu nem o professor Ismael, companheiro de luta no ensino de matemática, falhamos em concordar: a prova veio tranquila, dentro do esperado, com a anual margem de erro especulada. 

 

Como sempre, os pontos mais fulminantes e atípicos vêm nas questões de Estatística. Tivemos pela primeira vez uma questão que envolvia diretamente a noção de amostra, e a banca exigiu do candidato que diferenciasse tal conceito de população, variável e distribuição. Porém, não tivemos questões envolvendo análise de histogramas ou gráficos estatísticos, o que não é comum. Então, Estatística seria um dos nossos únicos pontos atípicos da prova, ainda dentro de nossa margem de erro. 

 

O quantitativo de questões da prova da EEAr de MAT I, II e III veio em uma PA de razão 2, nessa ordem. Visto que são 24 questões, quantas questões coube a cada uma? Tenta aí, questão extra pra você!

 

Agora vamos lá. Aqui vai o nosso quantitativo:

 

6 questões de MAT I, envolvendo exponenciais, logaritmos e funções modulares;

8 questões de MAT II, envolvendo PG, matrizes (outra atípica, por causa da forma que foi cobrada), números complexos, probabilidade, geometria analítica e estatística;

10 questões de MAT III, envolvendo métricas, áreas, lei dos cossenos, trigonometria no ciclo e volumes de primas, pirâmides e cones. 

 

Puxando a “sardinha” para o meu lado, olha a quantidade de questões de geometria! Lindo né? Teve de tudo, até mesmo questão de aplicação direta da leis dos cossenos (com aquela terrível alternativa com um radical duplo, que assustou todo mundo). Tivemos uma variedade considerável de conteúdos, e é por isso que é tão tranquilo estudar para a EEAr: estudar pelas provas anteriores sob uma boa instrução é “tiro-e-queda”: aprovou! “Mas professor, o que tenho de fazer para me preparar para o próximo exame?”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grife essa última parte na sua vida: crie metas semanais! Não deixe essa oportunidade voar pela janela, jovem estudante. Estamos aqui para te ajudar no que pudermos. Ano que vem é você na EEAr, Guaratinguetá!

 

Um grande abraço para você, e até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.