Artigo

Concurso TRT MG – Analista de TI: Comentários sobre a prova

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para comentar, em linhas gerais, a prova de TI para Analista Judiciário do TRT de Minas Gerais (Concurso TRT MG).

Olhando a prova como um todo, não a considerei difícil. Com relação às partes de Banco de Dados, Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas, me atrevo a dizer que foram “tranquilas”, se comparadas a outras provas para cargos similares.

O que me surpreendeu, negativamente, foi a parte de Normas ISO. A FCC sempre explorou muito o bom senso do candidato neste tipo de questão. Porém, em suas últimas provas, ela tem sido cada vez mais profunda, e exigindo muito “decoreba”, o que, a meu ver, não é producente e nem mensura, com qualidade, o conhecimento daqueles que se prepararam melhor. Desconfio, inclusive, que a FCC e a ABNT estão virando grandes parceiras, pois, em breve, os concurseiros precisarão adquirir todas as normas citadas em edital (que não são poucas e são CARAS) para poder ter acesso ao conteúdo íntegro das mesmas. E pior, ainda correrem o risco de não decorar o trecho que cair em questão de prova. Quer um exemplo? Basta olhar a questão da norma ISO 27004, que ilustra 9 atividades hipotéticas e quer saber do candidato quais são as que se aplicam ao desenvolvimento das medidas e medições. Que exagero!

Enfim, mais um desafio que teremos que superar juntos.

Quanto aos estudos de caso, a FCC novamente mostra sua capacidade de inovar e criou duas questões envolvendo Redes de Computadores e Desenvolvimento de Software. “Adivinhar” os temas de discursivas não é uma boa ideia, e nada melhor do que conhecimento abrangente sobre TODA a TI para fazer um bom estudo de caso. Como previsto, a cobrança foi extremamente objetiva, baseada em tópicos, e os candidatos certamente estavam muito mais preocupados com o conteúdo do que com o número de linhas exigido. Pelo nível da prova, que deve “achatar” os melhores colocados, não tenho dúvidas que a discursiva será o grande filtro que definirá os primeiros colocados, e prováveis nomeados do tribunal.

Quanto às questões de prova cujo conteúdo teórico fui responsável, não vi, por ora, possibilidade de recursos. A FCC, até mesmo pelo estilo de suas questões, dificilmente erra gabaritos em Tecnologia da Informação. Mas esteja atento aos comentários dos outros professores de nossa equipe de TI!

Até mais!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, muito interessante seu comentário a cerca da prova. O senhor poderia disponibilizar a resposta dos estudos de caso comentadas pelo senhor? Grato desde já.
    Ricardo em 09/08/15 às 20:14