Artigo

Tema de Atualidades – A reforma do currículo e o concurso da SEDF

Aproxima-se o concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Sendo um concurso da área educacional, em Atualidades, o candidato deve ficar atento aos temas da educação.

Um assunto em debate, cujo desfecho pode ser dar em breve, é a reforma do currículo da educação básica, oficialmente denominada de Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC está prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014. A base vai definir quais são os “objetivos de aprendizagem” a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

O documento está passando por uma ampla discussão no Brasil com os setores envolvidos. A proposta final será submetida para deliberação do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Prevista para estar concluída em junho de 2016, a elaboração da proposição está atrasada. No momento, a segunda versão do documento está em discussão em seminários estaduais, em realização entre os meses de junho, julho e agosto.

A Base Comum vai ser igual para todo o Brasil. Mas ela prevê espaços para a “base diferenciada”, que são os conteúdos definidos pelas escolas e redes, de acordo com as particularidades de suas regiões. A BNCC apresenta os conteúdos mínimos a serem vistos em sala de aula para as áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências humanas em cada etapa escolar do estudante. Segundo a proposta em discussão, o currículo terá 60% de conteúdos comuns para a Educação Básica do ensino público e do privado. Os 40% restantes serão determinados regionalmente, considerando as escolhas de cada sistema educacional.

O Brasil não é o único país que pretende implantar uma base nacional comum curricular. Trata-se de uma tendência internacional entre países que se propuseram a reformar a educação, entre eles: Austrália, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Cuba, Chile, Portugal e Coreia do Sul.

Está falado galera! Fica a recomendação de acompanharem a discussão deste tema. Qual será a proposta final e se ainda houver, quais serão os temas polêmicos, com os respectivos posicionamentos.

Para quem ainda não conhece, segue o link do nosso curso completíssimo de Atualidades para o concurso da SEDF. CLIQUE AQUI, leia a teoria e resolva as questões comentadas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.