Artigo

Técnico MP/RJ – Prova de Português

Olá, meus caros! Tudo bem?

Vim trazer minha contribuição para você que fez a prova para Técnico do MP/RJ, no último domingo, dia 01. Para quem não fez a prova e quer conhecer um pouco do estilo da FGV, eis uma boa oportunidade!

Quero analisar de maneira geral a prova. Foram 30 questões relativamente simples testando os candidatos quanto ao conhecimento de tipologia textual, vozes do verbo, uso das conjunções, regência, interpretação textual (bastante) entre outros temas, de uma forma bastante particular. Vou comentar algumas aqui para vocês.

Usei como base a prova para Técnico, Área Administrativa, Tipo 1.

O uso do “se” foi cobrado em duas questões: 03 e 05, vejamos:

03. “As vítimas se contam às dezenas e incluem músicos, jornalistas, carteiros etc”. Nesse segmento do texto 1, o vocábulo SE apresenta a função de partícula apassivadora; a frase abaixo em que as duas ocorrências desse vocábulo exercem essa mesma função é:

(A) “Para o homem só há três acontecimentos: nascer, viver e morrer. Ele não se sente nascer, sofre morrendo e se esquece de viver” (La Bruyère);

(B) “O açúcar seria caro demais se não se fizesse cultivar a planta que o produz por escravos” (Montesquieu);

(C) “E se Adão não tivesse resistido àquela operação nas costelas a que tão prematuramente se submeteu?” (Eno T. Wanke);

(D) “O amor é uma arte que nunca se aprende e sempre se sabe” (Galdós);

(E) “Não ensines a teu aluno toda a tua ciência. Quem sabe se ele amanhã não se tornará o teu inimigo”? (Saadi).

Comentário: o “se” como partícula apassivador cumpre a função de apassivar a ação verbal com relação ao sujeito. Isso ocorreu no enunciado “As vítimas se contam às dezenas..”, ou seja, as vítimas SÃO CONTADAS às dezenas. A banca quer a alternativas na qual o “se” apareça com a mesma função nas duas ocorrências. Isso ocorre apenas na alternativa D. Nas demais alternativas temos para o “se” as funções de pronome reflexivo (A e E segundo uso), pronome integrante do verbo (A), conjunção condicional (B primeiro uso e C) e conjunção integrante (E primeiro uso). Lembre-se de que a voz passiva sintética é formada apenas com verbos transitivos diretos!

GABARITO: D

05. “A crer no médico e “geek” Eric Topol”; essa oração reduzida equivale semanticamente a:

(A) embora creiamos;

(B) quando cremos;

(C) se crermos;

(D) à medida que cremos;

(E) para que crêssemos.

Comentário: a oração reduzida “A crer no médico e “geek” Eric Topol” pode ser desenvolvida da seguinte maneira: se crermos no médico e “geek” Eric Topol, mantendo a ideia hipotética do texto original. Observem que, ao desenvolvermos a questão, usamos o “se” como conjunção condicional.

GABARITO: C

A FGV abordou tipologia textual na questão 15, por exemplo, e exigiu mais do que “decoreba”! Questão simples, mas que necessita de uma pequena análise:

15. “Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina”.
Segundo esse segmento do texto 1, pode-se inferir que o texto de Topol pertence ao seguinte modo de organização:

(A) informativo;

(B) histórico;

(C) argumentativo;

(D) instrucional;

(E) injuntivo.

Comentário: o texto em questão é argumentativo, ou seja, marca a opinião do autor. Muitos alunos confundem textos desse tipo com os informativos. Embora o autor informe sobre o assunto tratado, é preciso observar as pequenas marcas de opinião que o colocam no time dos argumentativos. Vou marcar tais marcas para vocês no enunciado da questão:

“Para Topol, o futuro está nos smartphones. O autor nos coloca a par de incríveis tecnologias, já disponíveis ou muito próximas disso, que terão grande impacto sobre a medicina”.

Os termos “incríveis” e “grande impacto” nos mostram o envolvimento do autor com o que está sendo falado.

GABARITO: C

A questão 22 é referente ao segundo texto da prova e também falou sobre Tipologia Textual. Vejam:

22. O título do texto 2 já define o seu conteúdo como:

(A) preditivo;

(B) informativo;

(C) publicitário;

(D) normativo;

(E) instrucional.

Comentário: o título do texto é “Manual de princípios éticos para sites de medicina e saúde na internet”. Logo o aluno pensa: manual? Texto instrucional!! E marca feliz a alternativa E. Errado, galera!!! O gabarito aponta para a assertiva D, normativo, e há uma razão para isso! Os textos instrucionais dão instruções para que alguém desenvolva sozinho alguma atividade, como montar uma cama, mexer no celular, etc. Já os textos tão somente normativos trazem regras/normas de comportamento, de convivência e de respeito, como é o caso do texto em questão.

Mas, professora, eu nunca tinha estudado essa diferença!!

Não precisava ter estudado, meus queridos, bastava abandonar a “decoreba” e focar na análise, na compreensão! Foi pegadinha da banca!! Espero que vocês não tenham caído nela!

GABARITO: D

Meus queridos, dúvida em alguma questão específica? Posso ajudar? Deixem nos comentários ou mandem para o meu e-mail! Será um prazer poder ajudar!

Forte abraço! Sucesso!

Rafaela Freitas.

Contato: [email protected]

https://www.facebook.com/prof.rafaelafreitas

Periscope: @Rafaela190619

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Por último, por favor, poderia comentar as questões "O primeiro parágrafo do texto 1 mostra uma estratégia no tratamento do tema" e "Já é possível, por exemplo, fotografar pintas suspeitas...". Agradeço demais a sua análise!
    Smith em 06/05/16 às 19:19
  • Na questão "O segmento abaixo que mostra exemplo de linguagem coloquial é", a alternativa "b" apresenta "Da mesma forma...". Então, essa contração "de + a" não é exemplo de linguagem coloquial?
    Smith em 06/05/16 às 19:16
  • Professora, na questão "está no forno uma revolução da qual..." o gabarito foi "c". Mas não consigo enxergar oposição em médicos x pacientes. Para mim, a oposição é de ideias positivas x ideias negativas e o elo entre elas ou a causa delas é a "revolução". No caso, a revolução causará algo de ruim para os médicos e algo de bom para os pacientes (logo, minha resposta foi letra "e"). Você poderia por favor explicar o gabarito letra "c"? Obrigado!
    Smith em 06/05/16 às 19:07
  • Boa noite, professora! Se fosse possível, gostaria que me explicasse as classes gramaticais do termo "que" na questão 11. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Guilherme em 05/05/16 às 22:14
  • Professora, na questão A questão que pede a vantagem tecnológica que NÃO se encontra expressa no segmento: gabarito:a)"...analisa e diz com mais precisão do que um dermatologista"/ exatidão do diagnóstico. Porém, ser "mais preciso" não significa ser exato, se por exemplo, o dermatologista acertasse 70% das vezes e o aplicativo acerte 80% ele é mais preciso, porém não é exato. minha resposta b)"...se a mancha é inofensiva ou se pode ser um câncer, o que exige medidas adicionais" / indicação precisa de providências futuras Se verificar no texto, a passagem "exige medidas" pode-se inferir que há precisão quanto a necessidade de providências, já que medidas são exigidas. Não caberia um recurso aqui?
    José em 05/05/16 às 21:37
  • Um tijolo por cima do outro, como numa construção. Isso é filosofar, é construir! Está certinho!
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 20:02
  • Camila, o adjetivo de relação é aquele derivado de um substantivo. Exemplo: Crise mundial. No caso, "mundial" é derivado de mundo. Outra característica do adjetivo de relação não poder variar em grau, ou seja, não pode ser intensificado. Agora olhe a questão da prova: - Fácil entendimento = facílimo entendimento - linguagem objetiva = linguagem objetivíssima* - profissionais qualificados = profissionais qualificadíssimos - informação transparente = informação transparentíssima* Ainda que de maneira coloquial, é possível intensificar (variar o grau) os adjetivos citados. Isso só não é possível em: - prática clínica. O "clínica" é um adjetivo de relação, ele deriva do próprio substantivo "clínica" que significa prática ou exercício médico. Ok!! Abraço! Rafaela.
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:58
  • Me desculpe Letra C- " Filosofar: pôr tijolos sobre tijolos sem construir uma casa " (Anônimo)
    Felipe em 05/05/16 às 19:55
  • Qual é a sua letra C? Estou com a prova branca, tipo 1!
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:48
  • Professora, Até o momento não enteni a questão 9 " "que terão grande impacto... " que a resposta foi E "Nada de novo sobre o sol", porque não a letra C?
    Felipe em 05/05/16 às 19:35
  • Prof, Poderia esclarecer pf a questão sobre adjetivos de relação?! Mt obrigada!;)
    Camilla em 05/05/16 às 19:27
  • Olá, Amanda, a inadequação está na alternativa que diz que "interessados" deveria ser substituído por "interessadas" (B da prova branca, tipo 1), pois concorda com "muitos sites", no masculino. Muitos sites estão interessados em... Não há inadequação na concordância exclusiva de "editorial" com "linha". Abraço. Rafaela.
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:27
  • De acordo com a minha análise, não! Abraço.
    Rafaela Freitas em 05/05/16 às 19:16
  • Professora,boa noite. E a questão 27 que pede a alternativa imadequada? Qual seria a opção correta? Não seria editorial concordando exclusivamente com linha?
    Amanda em 05/05/16 às 18:57
  • Professora, boa noite. Existe alguma possibilidade de recurso nessa prova de Português?
    Bruno Ribeiro em 05/05/16 às 18:52