Notícia

Suspensão dos Concursos Públicos – 5 Razões Para Você Estudar Ainda Mais

Olá, amigos do Estratégia!

Os Ministros da Fazenda e do Planejamento anunciaram, ontem, a suspensão dos concursos públicos para cargos federais no ano de 2016, como uma das medidas de ajuste fiscal. Essa notícia deixou todos os nossos alunos assustados, e vários nos escreveram perguntando o que fazer neste momento tão difícil.

Sabemos que a aprovação num concurso de altíssimo nível demanda pelo menos um ano e meio de estudo. Conseguir seu almejado cargo de Auditor do TCU ou da Receita Federal não é um projeto de curto ou médio prazo. Afinal, são pelo menos 15 matérias a serem estudadas e a média de corte é de mais de 70% (setenta por cento).

Então, para muitos de vocês, esta é a oportunidade de planejar seus estudos em longo prazo, com tranquilidade. E mais: com grandes chances de parte da concorrência se perder pelo caminho, desanimada pela falta de perspectiva de um edital próximo. Vejam que, ao final de 2016, vocês poderão ter uma grande vantagem competitiva, plantando em médio/longo prazo para colher abundantemente em 2017.

A seguir, sintetizaremos algumas razões para vocês estudarem ainda mais após essa notícia de suspensão dos concursos públicos federais:

1 23 4 5

  1. Os concursos de altíssimo nível demandam pelo menos um ano e meio de estudos. Aproveitem esse tempo para se prepararem com tranquilidade, com foco naquele cargo dos seus sonhos!
  2. Muitos concorrentes altamente competitivos perder-se-ão pelo caminho, desanimados pela falta de perspectiva de edital em 2016. Então, de modo semelhante ao que acontece no mercado de ações, estude na “baixa” para lucrar na “alta”. Aproveite essa vantagem competitiva!
  3. Os concursos de Tribunais e do Poder Legislativo não estão suspensos por essa medida. Para isso, é necessária uma mudança no Projeto da LDO, o que depende do Congresso Nacional. Conforme vocês já têm notado, as demandas do Executivo não têm prosperado junto aos parlamentares. Ainda teremos alguns concursos em breve! Não desanimem!
  4. Os concursos estaduais e municipais também não estão suspensos. O ISS/Londrina, por exemplo, está em andamento, e o ISS/ Niterói deve ter seu edital publicado nos próximos dias.
  5. Sejam constantes em seu objetivo! Não deixem que circunstâncias externas atrapalhem o seu sonho! Pelo contrário: é diante dos obstáculos que vocês devem se fortalecer, concentrando todos os seus esforços em seu objetivo.

Uma razão adicional para você manter seu ritmo de estudos é a excelente notícia veiculada, hoje, pelo Jornal dos Concursos. Segundo o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), os concursos já autorizados neste ano não devem ser afetados. Um desses concursos é do INSS, com mais de 900 vagas previstas.

Confira nosso Pacote para o INSS:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/inss-tecnico-do-seguro-social-101/

Nós, do Estratégia Concursos, colocamo-nos à disposição de vocês para quaisquer esclarecimentos sobre concursos autorizados, em andamento ou previstos. Nosso conselho é de que mantenham a calma, continuem se preparando com tranquilidade, focando em seu objetivo. Dias difíceis virão, mas, depois da tempestade, sempre vem a bonança.

Abraços,

Coordenação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde, pretendo iniciar estudos para concursos, porém a muito tempo afasta- da dos livros. Tenho nível técnico, e meu interesse é o Ministério da Fazenda, nes - cessito de informação, aguardo resposta Obrigada, Eliani.
    Eliani S N Sigarini em 24/01/16 às 16:31
  • desistir jamais, vou continuar estudando para 2017, 2018,2019,2020... até eu passar este é meu projeto de vida, fiz faculdade só por isso e lá foram 5 anos se eu levar 10 para ser Auditor da Receita Federal, estarei feliz, porque terei cumprido meu projeto de vida, continuo firme com vocês estratégia concursos, e obrigado pela dedicação.
    Emerson em 25/09/15 às 19:36
  • Retirado do boletim do Sindireceita: "Assim que o governo cortar o Abono de Permanência, aproximadamente, 20% dos servidores que integram a Carreira de Auditoria da Receita Federal poderão deixar o trabalho imediatamente, pois já possuem condições para se aposentar. Isso significa que a Receita Federal que já sofre com a falta de servidores poderá perder de imediato mais de 3.600 Analistas-Tributários e Auditores Fiscais. Hoje, a Carreira de Auditoria conta com 7.924 Analistas-Tributários e 10.769 Auditores-Fiscais. Portanto, o número atual de Analistas-Tributários que representa 40% do efetivo ideal pode ser ainda mais reduzido gerando o agravamento das condições de atendimento nas Agências, Delegacias e CAC’s, ampliando o prazo para concessões de certidões e análise de processos e tornando ainda mais precária a fiscalização e o controle aduaneiro em portos, aeroportos e postos de fronteira em todo País." http://sindireceita.org.br/blog/a-sa...ao-na-despesa/
    Ed. em 17/09/15 às 12:45
  • Exatamente Eric, gostei das argumentações, acho que vai existir sim, mas na medida somente necessária para não parar a máquina. Talvez uns 3 concursos federais em 2017, não muito mais, mas vamos convir, é muito mais que 0. hehehe Analisando as crises anteriores percebemos que mesmo não tendo recursos, o Governo, não pôde suspender totalmente os concursos, caso contrário "travaria tudo", pode esperar sim um concurso da RFB e PF em 2017, mas deve vir metade das vagas que normalmente são oferecidas. Mesmo cortando gastos, cortar totalmente os concursos nessas áreas levaria a diminuição brusca de recolhimentos, fiscalização e segurança, estaria perdendo mais dinheiro do que o, supostamente, gasto nos concursos. Eu li hoje no site do IG o depoimento de um sindicato de servidores federais que representava mais de 800 mil servidores (salvo juízo maior, área fiscal) que disse que metade desses 800 mil servidores são aposentados, ou seja 400 mil, sobrando apenas 400 mil na ativa e desses mais de 100 mil já possuem os requisitos de aposentar-se e com a perda do bônus de 11%, com certeza aposentarão, pois permanecendo na ativa gastariam mais trabalhando do que aposentados; Já caiu para menos de 300 mil, a cada ano aposentam-se mais servidores da RFB do que os concursos suprem, ficar até 2020 sem concurso iria "travar" o funcionamento do órgão. Concordo plenamente com o que disse sobre diminuir, mas será que eles conseguiria ficar sem fazer concurso nesse caso? Será que o prejuízo não seria maior que a realização de um certame reduzido? (tudo achismo até o momento, mas é algo a se pensar) Victor, quanto aos concursos do Judiciário e Legislativo "o buraco é mais embaixo", não depende só do executivo, mas sim de anuência do outro Poder, sem aceitação deles fica muito difícil, para não dizer impossível, o governo reduzir gastos lá. O professor Heber Carvalho, postou um vídeo explicando bem sobre isso, aconselhor dar uma olhada..
    Ed. em 17/09/15 às 12:36
  • Soube que os concursos das empresas estatais não vão ser suspensos, então gostaria de saber se CAIXA e BB serão afetados ou não, pois ao meu saber são empresas estatais. Como fica?
    Aline Lopes em 17/09/15 às 12:20
  • Se eu entendi bem, nem todos os concursos foram cancelados para 2016, certo ?! Por exemplo, o concurso do TRE, que é tribunal, como fica ?
    Victor em 17/09/15 às 08:11
  • Parabéns pela preocupação e o esclarecimento de uma notícia que nos deixou tão preocupados e confusos! A injeção de ânimo também foi de grande valia, Obrigada! Mais uma vez parabéns para a equipe do estratégia!
    Jacqueline em 16/09/15 às 17:58
  • Agradeço seus comentários Ed, mas vejamos: o próprio governo foi otimista em 2014 e olha o que está acontecendo em 2015. Esse "continuado otimismo" deles agora em 2015, num cenário que está pior, não me anima para 2016/2017. Aliás eu até gostaria de estar errado, porque seria bom para todos nós que estamos nessa luta, certo? Mas prefiro ser mais cauteloso (não diria excêntrico, como você qualificou). Na minha opinião, no ritmo em que está a economia, sem investimentos na produção e com um volume menor de impostos a ser arrecadado, até mesmo a quantidade necessária de analistas de receita fica comprometida. Pode ter concurso? Talvez, mas para menos vagas, só o estritamente necessário. Outro fator que não se pode descartar é o cenário político de 2018, ano eleitoral. Qualquer gasto a mais, desequilíbrio nas contas públicas, déficit orçamentário, vai comprometer o discurso de campanha e servirá de argumento contrário ao governo atual. Então o foco governista será tapar os buracos para não ficar vulnerável em 2018. Por isso, continuo na mesma linha de raciocínio. Mas com uma pitada de otimismo, acrescentada por seus comentários, talvez eu diria que 2016 a 2019 vão, na melhor das hipóteses, repetir 2015, mas isso é o máximo que eu arriscaria apostar, tomando como base o cenário que vemos na data de hoje. De toda forma, vamos continuar estudando, seria um erro sair da fila. Mas vamos ter que exercitar a paciência, porque ainda acho que será um longo período de "vacas magras".
    Eric em 16/09/15 às 15:58
  • Simpatizo em muito do que foi dito pelo colega Eric, mas certas áreas, mesmo em crise necessita de pessoal, não vai ser uma febre de concursos, mas querendo ou não, o Governo precisa de gente para arrecadar para ele. (sem ter quem arrecada, o país quebra) Acredito que terá concursos para poucas áreas, mas pouco comparado a nada é muito. hehehe Não sei quanto a vocês, busco RFB e se sair concurso com metade das vagas dos últimos já será muito comparado com o que está no momento.
    Ed. em 16/09/15 às 14:38
  • Menos extremismo Eric. Quando falo em avalanche, digo comparado ao anos atual e 2016 que será quase sem nada. (se tivermos 1 concurso em 2016 e no ano de 2017 3 concursos, não é um aumento altíssimo " uma avalanche"). Lamento se não entendeu, talvez por erro meu, o que estava intrínseco no que disse, mas não coloque palavras na minha boca afirmando que será centenas de concursos, pois a comparação foi com os anos escasso que enfrentaremos. Com o fim do bônus, provável que muitos aposentem, vai ficar sem gente arrecadando dinheiro ou na fronteira? Quem governo vive sem arrecadação. Para constar um primo meu é Analista locado em SP e ele disse que existem aproximadamente 700 analistas e a necessidade seria de 2000, com o fim do bônus, segundo ele, uns 150 + - vão se aposentar, pois vão ganhar o mesmo aposentado comparado com o que ganha na ativa. Um governo em crise não pode se dar ao luxo de perder funcionários que arrecadam para ele, seria um tiro no próprio pé. Vai existir sim Concursos em 2017, acreditar que não terá nada de RFB, PF ou outros cargos de segurança, arrecadação e fiscalização é ser um tanto quanto pessimista demais. Reiterando, qualquer coisa acima de 4 concursos diferentes em um ano, comparado a 0, pode ser considerado "avalanche" para mim.
    Ed. em 16/09/15 às 14:05
  • Acho muito otimista essa idéia de "avalanche de concursos em 2017", não creio que vá acontecer isso. O rombo orçamentário em 2016 não permitirá outra coisa, senão, aumento de tributos e corte de gastos para cobrir o buraco nas contas públicas. Isto vai impedir investimentos tanto em infraestrutura quanto em incentivo à produção em 2016. O ano de 2016 será marcado como o "ano do tapa-buraco". Sem incentivos e sem infra em 2016, o ano seguinte, 2017, será "o ano de vacas magras". 2017 será um ano fraco, haverá pouca receita de impostos e tributos e o governo terá que continuar ajustando as contas em 2017 para não passar vergonha em 2018, que será "o ano eleitoral". Daí pode ser que em 2018 sobre um dinheirinho no caixa para o atual governo mostrar, na campanha, que não levou o país à falência. Mas sendo ano eleitoral, não vão aumentar os gastos de novo. Daí entra um novo governo e 2019 será "o ano de arrumar a casa". Portanto meus amigos, só em 2020... Ah sim, sempre tem quem diga: "Mas o governo não pode prescindir de cobrir as vacâncias". Pois eu lhe digo: vai prescindir, porque para eles será mais importante manter a pose em 2018 do que renovar a administração pública com novos servidores para prestar um bom serviço nos anos seguintes. Moral da história: continue estudando, não saia da fila, mas não conte com nenhuma avalanche de concursos nos próximos anos. Vai ser um pinga-pinga, um ou outro e olhe lá, até 2020.
    Eric em 16/09/15 às 13:23
  • Bom dia, eu fiquei tranquila com essa notícia pois sei que terei tempo suficiente para me preparar, comecei a estudar a pouco tempo e vejo quanto dispêndio de tempo é necessário, é um momento de mantermos firmes no nosso objetivo, confiarmos em Deus pois tudo concorre para o bem para aqueles que Nele crêem, sem falar que candidatos fortes vão se perder no caminho. Agradeço imensamente ao Estratégia Concursos por sempre nos orientar da melhor forma.
    erika simone em 16/09/15 às 10:12
  • Para os que acham que terá o concurso do INSS e outros Federais. Não sejam otimistas ao extremo achando que nada mudou e tudo vai ficar como antes, por se tratar de um ato do executivo, eles podem suspender os concursos autorizados até mesmo no dia anterior a sua prova, não fiquem sonhando com isso, pois não ocorrerá o concurso, haja vista que foi o próprio ministro do MPOG que propôs isso e se ele não quiser autorizar, não tem CN que o obrigue (ele não vai contra a Dilma). Da mesma forma não sejam pessimistas ao extremo achando que nunca mais terá concursos, se o País melhorar no 1° semestre ( como acredito), pode ser que algumas medidas sejam revistar e os concursos podem começar a voltar, mas nada garantido. Mas existe o lado bom nas medidas, com o fim do bônus de permanência, muitos com idade irão se aposentar e a necessidade de pessoal vai ser altíssima. No meu entender existem 2 possíveis cenários: 1° Nenhum concurso Federal até 2017 e uma avalanche em 2017 no 1° semestre mesmo (acredito mais nessa hipótese). 2° Alguns concursos no 2° semestre, mas com nomeações só para 2017 (possível, mas não tão provável). Em particular o INSS, tenho quase certeza que será suspenso muito em breve de forma expressa e não tácita como foi até o momento para evitar o que está acontecendo com muitos candidatos apavorados. Se por um milagre ocorrer o concurso do INSS esse ano (digo milagre mesmo, pois é remota a chance de acontecer), os aprovados COM CERTEZA não serão nomeados e assumirão o cargo antes de 2017. Conselho de quem já passou em concursos. Foco no estudo que é a única coisa que realmente controlamos e deixe o resto para os preocupados que só vão se apavorar e perder o tempo especulando, enquanto nós estudamos e melhoramos.
    Ed. em 16/09/15 às 08:37
  • Já venho me preparando para concurso do Instituto Federal de Educação na minha região que estava na iminência de ser divulgado. Estou em dúvidas até agora se estes órgãos foram contemplados com a suspensão. Se alguém pudesse me informar, estaria muito grata.
    SILVIA MARIA VIEIRA DE ARAUJO em 16/09/15 às 08:34
  • Professor, vc confirmou o que já sabíamos a respeito dos cortes no concursos federais, mas algo que tenho dúvida e ainda não vi ninguém explicando é se a medida também atinge os demais poderes, porque no pronunciamento dos ministros foi dito que a suspensão será para os três poderes além do M.P; e então é só para o executivo federal ou para o Congresso Nacional e Tribunais também vale? obrigado
    wendel machado em 16/09/15 às 00:16
  • No segundo semestre de 2016 os concursos devem voltar com força. Explico. Em minha modesta opinião, o anúncio de ontem não foi este bicho papão todo. Foi muito mais para demonstrar ao mercado que o governo está tomando medidas para terminar 2016 sem o déficit que fora anunciado semanas atrás, e que causou traumas financeiros (claro, os credores ficaram em polvorosa), e resultou no rebaixamento do score do país em uma das agências medidoras de risco (muitos fundos de investimento ou de pensão internacionais são obrigados estatutariamente a vender e/ou não adquirir títulos de país que não tenha grau de investimento). Assim, o governo teve de agir rápido depois do vacilo em anunciar um orçamento deficitário. O aumento da remuneração dos servidores federais, que estava previsto para entrar em vigor em jan/16, ficou para ago/16. Vê-se, assim, que "o grosso" do esforço será feito (chutaria uns 90% do esforço), no primeiro semestre de 2016. Tendo em vista, ainda, que realizar um concurso, entre sua autorização e sua homologação, demanda muitas vezes 7 ou 8 meses, e somente depois de mais algum tempo (meses em alguns casos) é que os aprovados são nomeados, eu apostaria que as provas deverão voltar com força em meados (junho adiante) de 2016, talvez antes em alguns casos mais graves, como AFT e AFRFB, que são cargos sensíveis e com alto grau de déficit. Uma prova feita em maio ou junho para AFT ou AFRFB só surtirá efeito financeiro em 2017, quando os aprovados forem nomeados. Logo, eu continuarei firme, porque tem muita coisa para estudar e 2015 já está no último trimestre. Esta é minha opinião. Abração a todos!!
    André em 15/09/15 às 23:52
  • Infelizmente o governo de São Paulo já informou que os concursos estão suspensos, inclusive, nos próximos meses não irão chamar quem já foi aprovado! Momento difícil que todo o país atravessa!!! Lamentável!!!
    Sueli Evangelista em 15/09/15 às 23:31
  • Bom Coordenação, como nós fomos bombardeados pela notícia de suspensão dos concursos públicos, para nos consolar, nada melhor do que um curso do pacote completo do estratégia e pergunto: quando vai sair o resultado do sorteio dos 4 anos de existência do Estratégia Concursos??? Se eu for sorteado, ficarei extremamente satisfeito e a notícia da suspensão será dada como esquecida por mim. rsrsrsrsrs
    Thiago Noleto em 15/09/15 às 23:19
  • Olá coordenação! Eu já li a atualização do artigo com a notícia de que o MPGO confirmou a realização do concurso do INSS para esse ano (já autorizado). Diante disso, gostaria de saber se essa informação foi de bastidores ou foi oficial? Se for oficial, onde encontramos a mesma?
    Rafael Barbosa em 15/09/15 às 22:39
  • A suspensão dos concursos abrange a quais situações? A suspensão abrange o quantitativo de cargos previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016. Como fica a situação dos concursos autorizados em 2015 com editais previstos? Os concursos já autorizados estão mantidos. Haverá interrupção de nomeações em 2016 de concursos realizados em períodos anteriores? As nomeações, dentro do número de vagas, estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos. Como fica a situação dos concursos já homologados e que aguardam autorização para nomeação? As autorizações para nomeações dentro do número de vagas previstas no edital estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos. Como fica a análise dos pedidos dos órgãos para a realização dos concursos? Esta análise será interrompida? De acordo com o fluxo estabelecido pelo Decreto nº 6.944/2009, os órgãos do Executivo Federal encaminham ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), até 31 de maio de cada ano, a solicitação para realização de novos concursos públicos. Diante disso, novas solicitações somente serão analisadas no primeiro semestre de 2016, para autorização somente em 2017. As solicitações enviadas para realização de concurso no exercício de 2016 ficam suspensas. Existe uma relação dos concursos previstos para 2016 que estão suspensos? Não existe relação de concursos previstos no PLOA 2016. Sem novos concursos, como a administração irá se adaptar? O governo federal está fazendo um esforço fiscal e todas as áreas devem se adaptar às novas realidades, a fim de garantir a eficiência da gestão pública. Os concursos das empresas estatais estão também suspensos? Não. O esforço fiscal previsto não engloba as empresas estatais. fonte:http://www.planejamento.gov.br/assuntos/concursos/noticias/saiba-mais-sobre-a-medida-de-suspensao-dos-concursos-publicos-para-2016
    Ricardo Borges em 15/09/15 às 22:08
  • Parece que não Danilo --> "Uma razão adicional para você manter seu ritmo de estudos é a excelente notícia veiculada, hoje, pelo Jornal dos Concursos. Segundo o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), os concursos já autorizados neste ano não devem ser afetados. Um desses concursos é do INSS, com mais de 900 vagas previstas."
    Coordenação em 15/09/15 às 21:59
  • Continue Eva! Veja a atualização do artigo: "Uma razão adicional para você manter seu ritmo de estudos é a excelente notícia veiculada, hoje, pelo Jornal dos Concursos. Segundo o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), os concursos já autorizados neste ano não devem ser afetados. Um desses concursos é do INSS, com mais de 900 vagas previstas."
    Coordenação em 15/09/15 às 21:57
  • Boa noite queridos professores!!!! Estou apavorada co essa tal suspensão de concursos, estou me preparando com vocês a 2 anos para o concurso do INSS, não sei se continuo.
    EVANEIDE em 15/09/15 às 19:06
  • Queria agradecer a força do Curso Estratégia nesse momento difícil para aqueles que sonham em ser funcionário público e que abriram mão de mts coisas como emprego e família em razão deste objetivo. Um agradecimento especial ao prof Ricardo Vale que teve a preocupação de publicar assim que foram anunciadas as medidas numa tentativas de nos acalmar. Embora não concorde com sua visão política, seu gesto foi de extremo cuidado e respeito com os estudantes e o apoio neste momento está sendo fundamental ! Um abraço a todos os professores
    Carol em 15/09/15 às 16:48
  • Olá, pessoal! Acabamos de atualizar o artigo com a posição do Ministro do MPOG sobre os concursos já autorizados. Confiram! ;)
    Coordenação em 15/09/15 às 16:44
  • Ola! Como esta a situação do concurso do INSS, que ja esta autorizado e o edital já deve sair no máximo em dez/2015, também foi cancelado ou vai sair ainda este ano?
    Marcelo em 15/09/15 às 16:01
  • O concurso do INSS, também ficará suspenso?
    Danilo em 15/09/15 às 15:51
  • Ao invés de pararem a roubalheira, eles param o meio de vida de quem quer trabalhar. Este País é brincadeira! Não é um País sério.Fora a quantidade de cargos comissionados que há neste País!!!
    Thiago em 15/09/15 às 14:49
  • O Concurso do Inss está incluído na suspensão de concursos?
    Helimar em 15/09/15 às 14:39
  • Também tenho a mesma dúvida em relação ao concurso do INSS. Ficará suspenso?
    Ale em 15/09/15 às 14:00
  • Claro vamos juntando conhecimento para daqui a dois anos.
    Silvio Santos em 15/09/15 às 13:57
  • Agora é hora de estudar mais ainda. São nas piores tormentas que nos tornamos mais hábeis.
    Olímpio de Souza Lino em 15/09/15 às 13:52
  • O concurso do inss,mesmo autorizado,fcara suspenso?
    aline em 15/09/15 às 13:41
  • Vou estudar mais ainda. Quero tá top!
    Eduardo em 15/09/15 às 13:12
  • E o concurso do IBGE?
    Magda em 15/09/15 às 12:39
  • minha dúvida é em relação aos concursos que foram autorizados(principalmente o do INSS),eles vão ser realizados? Os ministros afirmaram que não haverá concursos em 2016,então eles se referiram a todos os concursos federais,incluindo os que foram autorizados é isso? Obrigado
    Ozaildo Severiano de Morais em 15/09/15 às 12:38
  • Sinceridade? Não acredito que a suspensão dos concursos seja de apenas um ano, mas sim pelo restante do mandato da presidente, já a CPMF, hum! Essa sim vai extrapolar o tempo dela na presidência, porque nenhum político vai querer abrir mão de uma receita tão boa quanto essa logo no primeiro ano de governo... Bem, só nos resta torcer para os concursos voltarem lá para 2018/2019, e olhe lá hein!
    Alessandro em 15/09/15 às 12:25
  • Fala galera, esqueçam concursos para 2016, então foquem para 2017. INSS mesmo autorizado?? Esqueça!! RF?? Esqueça!! Presidente e sua quadrilha arrombando os cofres públicos e enchendo os bolsos de seus comissionados ao invés de equipar a maquina publica com servidores competentes. Isso ai parabéns para quem votou nela e estuda para concursos!!
    kimi em 15/09/15 às 12:01
  • E o concurso de Auditor Fiscal do Trabalho (é federal)...acreditam que seja suspenso msm com pressão inclusive da OIT??
    Fernanda em 15/09/15 às 11:51
  • Oi, pessoal! Ainda não dá para saber quais as consequências do anúncio feito ontem para concursos autorizados, como o do INSS. O momento é de muita instabilidade política e econômica. Aguardemos mais notícias...
    Coordenação em 15/09/15 às 11:33
  • Os concursos já autorizados, como o INSS, também estão suspensos? Pelo que vi, vários concursos previstos para serem lançados neste ano foram adiados, INSS, IBGE, Abin, ANAC, etc...
    Junior em 15/09/15 às 11:20
  • Bom dia! Gostaria de saber sobre o concurso para Auditor Fiscal do trabalho. Ficará para 2017? Por favor, me orientem a respeito! Obrigado.
    Pedro Coimbra em 15/09/15 às 11:10
  • Os cursos que foram vendidos (AFT, por exemplo) vão continuar disponíveis até 2017, certo?
    Virginia em 15/09/15 às 11:07
  • Então, com a suspensão, os concursos para ATRFB e AFRFB estão automaticamente suspensos também por integrarem o Poder Executivo, certo? Logo, é contrassenso essa medida governamental, uma vez que a SRFB é a maior entidade arrecadadora de tributos, o que seria, de imediato, parte estratégica da solução para sanar o rombo do déficit deixado pelo governantes. Assim, postergar tal concurso será um atestado de burríce do Poder Executivo Federal!!! Como eu vinha me dedicando para RFB, agora vou abrir meus horizontes para os fiscos estaduais e municipais graças à "suspensão dos concursos na esfera federal" e ao Estratégia Concursos, por ter elaborado um webnário fantástico sobre fiscos estaduais e municipais. O negócio é estudar as matérias top 5 (D.Trib, Leg. Trib, Contab, Matemática Financeira e Estatística).
    Thiago Noleto em 15/09/15 às 11:03
  • Temos como saber com mais precisão se o concurso do INSS ocorrerá ainda neste ano, ou também está entre os suspensos? Grata!
    Janaína em 15/09/15 às 11:00
  • Tenha a mesma dúvida que a Chirley citou: concursos já autorizados, como INSS e IBGE, também estão suspensos?
    Sabrina Ongaratto em 15/09/15 às 10:57
  • Esse é o espírito dos vencedores! Não desanimem , futuros colegas servidores! Dias difíceis sempre existirão. A forma como você os enfrenta é que faz a diferença. Sempre bom contar com todos do Estratégia. Obrigada pelo empenho! Só uma perguntinha...e quanto ao tão aguardado (e já autorizado) concurso do INSS? Vocês podem nos ajudar sobre isso? Ou vai ficar mesmo difícil saber se vai ocorrer?
    Fabiane em 15/09/15 às 10:57
  • Mas essa medida ainda tem que ser aprovada pela Câmara, certo? E mesmo concurso autorizado, com data limite para publicação do edital, como do INSS por exemplo, seria atingido por essa medida?? Grata
    Chirley em 15/09/15 às 10:56
  • Bom dia, prezados. Apesar da suspensão dos concursos para o executivo federal em 2016, como ficam as nomeações dos concursos que serão homologados até o fim de 2015/2016? Obrigado!
    Pedro em 15/09/15 às 10:53
  • Boa tarde! Gostaria de mais informações sobre o concurso do ISS/Niteroi em relação a banca e número de vagas bem como quais são os TCE's que estão para sair. Grata desde já
    Manuela em 15/09/15 às 10:36