Artigo

Simulado para o BNDES

Para não perdermos o costume, hora de afiar os conhecimentos.

10 questões rápidas para treinar para a
prova de domingo (retiradas do nosso simulado de psicologia para o BNDES).

 

1.                 De
acordo com Spector (2010), a análise do trabalho é um método utilizado para
descrever tanto os diferentes tipos de trabalho quanto as características
necessárias para o desenvolvimento das atividades. Uma análise formal do
trabalho compreende três elementos:

(A)             o
desenho da relação entre as funções, a sistematização das normas da organização
e a identificação do envolvimento do trabalhador.

(B)             a
sistematização do procedimento, a divisão em unidades menores e a produção de
produto escrito decorrente da análise das informações.

(C)             a
entrevista com os ordenadores do processo, o levantamento do trabalho real e do
trabalho prescrito e a publicação do estudo.

(D)            o
levantamento de competências organizacionais, dos gaps de competências e dos
canais de desenvolvimento da organização.

(E)             o
alinhamento estratégico dos perfis de cargos e funções, o estabelecimento de
critérios de relações funcionais e a publicação do estudo.

 

 

2.                 O
Banco de Talentos é uma ferramenta que é resultado

(A)             da
gestão de desempenho.

(B)             da
gestão por competências.

(C)             da
gestão da aprendizagem organizacional.

(D)            da
aplicação de testes psicológicos de competência organizacional válidos.

(E)             Da
gestão por desempenho.

 

 

 

 

 

3.                 Sobre
as organizações que aprendem e a aprendizagem organizacional, podemos
identificar que:

(A)             o
processo de aprendizagem organizacional desperta nos trabalhadores a motivação
em aprender cada vez mais e melhor o seu trabalho e está centrado no conceito
de Desenvolvimento Organizacional.

(B)             o single
loop learning 
ocorre quando um erro é identificado e corrigido de modo
a envolver modificações em normas políticas e objetivos fundamentais da
organização.

(C)              nas
organizações que aprendem os processos de mensuração são individuais.

(D)             para
as organizações que aprendem, o benchmarking é uma forma efetiva de
aprendizado.

(E)              as
organizações que aprendem acreditam que as competências que devem ser ensinadas
ao trabalhador devem ser preferencialmente ensinadas no cotidiano e não em
cursos ou treinamentos.

 

 

4.                 Considere
as seguintes premissas acerca do poder:

      I.     É
a capacidade de influenciar os outros.

   II.     É
imanente da pessoa que o detém.

 III.     Tem
estreita relação com a dependência.

 IV.     É
diretamente proporcional à dependência.

   V.     O
poder tradicional tem a sua fonte nos estatutos e nas leis.

Acerca das premissas acima,
identifica-se

(A)             Apenas
a afirmativa I está correta.

(B)             Apenas
as afirmativas II, III e IV estão incorretas.

(C)             Apenas
as afirmativas I, III e IV estão corretas.

(D)            Apenas
a afirmativa II está incorreta.

(E)             Nenhuma
das afirmativas está correta.

 

 

5.                 Mintzberg
trata a estrutura e o fluxo do poder dentro e em torno das organizações através
do conceito de jogos de poder organizacional. Sua perspectiva pressupõe a
necessidade de compreender os elementos básicos do jogo, como seus jogadores ou
influenciadores, seus meios ou sistemas de influência e seus resultados. Nessa
perspectiva, podemos dizer que

(A)             As
leis do mercado e a economia são atores externos ao processo de poder
organizacional.

(B)             A
configuração de poder missionária apresenta uma forte dominação ideológica e
uma alta passividade da coalizão externa. Dificilmente
os jogos políticos se desenvolvem nessa configuração.

(C)             Uma
coalizão externa não terá influência sobre uma organização se a coalização
interna for suficientemente organizada e coesa.

(D)            Na
configuração de poder autocrática, o poder é exercido pode especialistas e o
objetivo é desenvolver uma coalizão interna profissional.

(E)             Na configuração de poder Arena Política, existe a
anulação do conflito através do equilíbrio entre a coalizão interna e a
externa.

 

 

6.                 Para
Galbraith o poder é a possibilidade de alguém impor a sua vontade sobre o
comportamento de outras pessoas. Esse mesmo autor diz que existem três tipos de
poder

(A)             O
poder condigno, o poder compensatório e o poder condicionado.

(B)             O
poder autoritário, o poder legal e o poder carismático.

(C)             O
poder de referência, o poder carismático e o poder tradicional.

(D)            O
poder burocrático, o poder de liquidação e o poder finalístico.

(E)             O
poder subjetivo, o poder formal e o poder informal.

 

 

7.                 Conforme
Steiner (1986), o jogo de poder possui como características, exceto

(A)             todos
os jogos de poder são transações ou séries de transações

(B)             um
jogo de poder é uma tentativa de controlar a outra pessoa

(C)             os
jogos de poder podem ser abertos ou sutis, físicos ou psicológicos

(D)            um
jogo de poder é uma transação consciente

(E)             todo
jogo de poder está expresso na cultura organizacional.

 

8.                 Caso
um psicólogo adote o viés da liderança da teoria contingencial, ele irá
considerar que

(A)             a
liderança é situacional e depende das variáveis específicas de cada situação.

(B)             as
relações de liderança e poder estão adstritas à linha de comando.

(C)             cada
tipo de liderado tem um tipo de liderança que mais se adequa ao seu tipo de
personalidade.

(D)            é
preciso um plano contingente para mitigar riscos.

(E)             cada
situação é única e merece um mesmo perfil de líder.

 

9.                 As
modernas teorias que buscam explicar a liderança oferecem reflexões importantes
acerca das relações de liderança, exceto que:

(A)              uma
parte dos efeitos da liderança está nas habilidades comportamentais aprendidas
do líder.

(B)             busca-se
construir atualmente um perfil genérico de líder intitulado de “o grande
homem”.

(C)             para
Kurt Lewin, que o comportamento do líder é função da personalidade do líder e
da situação.

(D)            para
Hersey e Blanchard a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de
liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

(E)             a
gerência do tipo Country-Club expressa uma situação na qual o líder tem uma
preocupação com seus subordinados, e procura proporcionar um ambiente de
trabalho agradável e não estressante.

 

 

10.            Na
concepção psicodramática de Moreno, o homem é definido por dimensões de sua
existência. Essas dimensões são dinamizadas na relação grupal e cada um pensa,
sente e age em função de múltiplos papéis, no desempenho dos quais a pessoa
sente-se congruente ou incongruente. Sobre essa perspectiva podemos afirmar que

(A)             o
papel desempenhado dentro do grupo depende, prioritariamente, dos traços de
personalidade do trabalhador.

(B)             a
gestão de conflitos dentro do grupo priva a díade criatividade que essa força
pode proporcionar.

(C)             cada
equipe de trabalho representa um tipo de arquétipo diferente na organização.

(D)            a
atividade global do grupo influi na forma com que seus membros se apercebem
entre si, se aliam ou se excluem.

(E)             O
grupo operativo é o próprio grupo de trabalho, e possui tanto horizontalidade
quanto verticalidade.

 

 

 

Gabarito:

1-B

2-B

3-E

4-C

5-B

6-A

7-E

8-A

9-B

10-D

 

Meus queridos alunos, muita boa sorte
no concurso e, para o os que estudaram disciplinadamente, vão com fé e calma na
prova.

 

Mais questões e comentários:
www.psicologianova.com.br

 

 

Alyson Barros

 

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