Artigo

Serviço de elaboração de recurso para discursivas: eu já fui contra, mas mudei de ideia. E os alunos do MPOG sabem disso!

  • Olá amigas e amigos!

 

Gostaria de finalizar a semana falando sobre algo que já foi motivo de muita polêmica: o serviço de elaboração de recurso para discursivas.Sinceramente, eu sempre fui contra esse tipo de recurso. Já ouvi (e li) por aí que tal serviço é uma exploração do candidato que está desesperado para passar, que o preço é abusivo, dentre várias outras coisas. Até que comecei a fazer recursos para alunos. E mudei de ideia.

CONFIRA UM ARTIGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE FAZER RECURSOS

“Ah, você se vendeu.” É a primeira coisa que você pensou, certo? Mas deixe eu terminar.

 

Ao começar a prestar esse tipo de serviço, eu comecei a perceber que o professor realmente pode colaborar com o aluno. Diferentemente do aluno, que possui apenas a sua própria redação para avaliar os recursos, o professor recebe um conjunto (limitado) de redações. Ali, ele é capaz de entrar na cabeça do examinador, medir o seu grau de exigência, saber o que mais e menos o agradou, para aí sim, voltar-se para a sua redação, muito mais preparado para encontrar aspectos que poderiam ter sido melhor pontuados pelo mesmo. Além do que, naturalmente, o professor já é uma pessoa que domina o conteúdo exigido na discursiva.
Outro exemplo, que para mim foi marcante, ocorreu durante a análise de algumas redações para a Área 1 do BACEN (desenvolvimento de sistemas). Para um mesmo tópico de discursiva, para 4 alunos diferentes, eu fiz quatro recursos apoiados em 4 livros diferentes, um autor para cada aluno! E me peguei pensando sozinho: será que estes meus alunos teriam os quatro livros que tenho em minha estante, como munição para elaborar um recurso? E mais, teriam o instinto de ir naquele livro buscar um amparo para a sua discursiva? Não é que eu duvide da capacidade intelectual deles, mas é diferente você ter toda uma bibliografia ao alcance da sua mão, e já abrir o livro sabendo em qual parte você pode buscar um amparo para elaborar um recurso. Sim, o serviço tem valor! 

 

Ainda, permita-me contar a história do concurso de ATI-MPOG, que possuía 300 vagas e tivemos apenas 169 aprovados antes dos recursos das discursivas. Muitos alunos precisavam alcançar o mínimo de 12 pontos, em 30 possíveis. E eu topei o desafio de ajudar esse pessoal. Sabe o que aconteceu? Confira:

 

Sem título

 

Enfim, depois dessas experiências recentes, eu, que achava o serviço de elaboração de recurso para discursivas uma exploração, passei a enxergá-lo como uma ferramenta muito útil para o candidato. E, como é um serviço limitado, devido ao tempo disponível para sua realização, ele pode fazer a diferença para o candidato em seu resultado final.

CONFIRA UM ARTIGO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE FAZER RECURSOS

“Acredito que, como um advogado jamais deve representar a si mesmo num tribunal, um aluno jamais deveria recorrer de sua prova sem a ajuda de uma outra pessoa, porque corremos o risco de repetir o mesmo vício (erro) cometido.

Bom, como aluno e concurseiro, sei que nem sempre a banca é justa e nem sempre ela acata os recursos. Porém, receber um recurso tão bem feito e fundamentado me deixa bem feliz.” – Ricardo Pitta, aluno de recursos

Tenham um ótimo fim de semana!

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá gostaria de maiores informações referente a recursos contra a redação! Pois fiquei frustrada com a nota que me foi dada pela banca!
    Lilian em 08/03/18 às 09:25
  • Boa tarde. Como funciona o sistema de recurso da prova discursiva? Tem corretor específico do CESPE? Prestei o.concurso de analista judiciario area judiciaria TRF 1
    Livia em 27/12/17 às 17:57
  • Bom dia, mandei e-mail solicitando algumas informações. Vocês respondem ainda hoje?
    Bruna em 20/10/17 às 09:22
  • Email para [email protected]!
    Victor Dalton em 18/10/17 às 19:52
  • Boa tarde professor, como posso fazer para contratar seu serviço e lhe enviar a redação para que o senhor avalie e faça um recurso?
    Samuel Fernandes Nascimento em 18/10/17 às 13:27
  • Coordenação em 13/07/17 às 18:55
  • Sim, estará! Envie o email para [email protected]. Att, Vinicius Nascimento.
    Coordenação em 13/07/17 às 18:54
  • Professor, a nota da redação vai sair no dia 10, caso precise vou como comprar o serviço, vcs tao funcionando normalmente né? A banca examinadora é a UPE
    Silas em 05/07/17 às 23:23
  • Qual o contato para podermos realizar o recurso?
    Tiago alves em 23/01/17 às 18:20
  • Olá Zezinho! Ouço sua crítica com muito carinho e cuidado. Realmente fazer recursos depende da qualificação profissional do especialista. Fico triste em saber que outro site elaborou recursos de má qualidade. Por outro lado, tanto os prestadores de serviço quando os candidatos estão plenamente cientes de que a contratação do serviço não é garantia de conquistar pontos a mais. Pode ser que algumas bancas estejam mais propensas a acatar recursos do que outras? PODE SIM. Infelizmente existe um grau de discricionariedade na mão do examinador que ningúem (ainda) conseguiu regulamentar. Mas enquanto houver uma possibilidade real de recurso, é OBRIGAÇÃO do especialista argumentar, de forma lógica, racional e bem fundamentada, com o objetivo que elevar a pontuação do candidato. Quanto à sua avaliação, não sei por que meios tramitou esse pedido. Sei que assumi a responsabilidade pela elaboração de recursos do Estratégia Concursos e NÃO VOU DEIXAR nossos alunos na mão. Não é prática da nossa equipe ignorar solicitações. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 14/02/16 às 13:43
  • Fiz o concurso para prefeitura de Angra dos Reis para docente 1, o valor da prova era 20pts tirei 5, acho que minha nota não foi justa, você tem me ajudar?
    Gleiciane em 30/11/15 às 21:14
  • Mas TB depende da disposição da banca em acatar os recursos. Este do MPOG, por haver mais vagas do q aprovados, provavelmente, deixa a banca mais propensa a aceitar recursos. No último do TCU, por exemplo, pouquíssimas pessoas conseguiram alguma pontuação na fase de recursos. E sim, elas foram exploradas por professores q cobraram muito caro por recursos péssimos(ta certo q foram de outro site) ou q foram alimentados por uma esperança q não pode ser cumprida. Eu mesmo estou até hj esperando uma resposta da minha avaliação da possibilidade de recurso enviada nos moldes q havia sido anunciado aqui no blog do estratégia. A procura deve ter sido tanta q nem se deram trabalho de responder, mesmo encaminhando os espelhos ainda na manhã do primeiro dia
    Zezinho em 10/10/15 às 08:36
  • Parabéns professor! Os concurseiros agradecem!!
    Vinícius Nascimento em 09/10/15 às 17:44
  • Parabéns, mestre Victor!
    Aristócrates Carvalho em 09/10/15 às 16:24
  • Oi, professor! Eu também acho que é um serviço válido e até guardo uma graninha pra um eventual recurso. Mas, por outro lado também acho que a prova discursiva pode acabar se tornando uma coisa não muito justa, já que quem puder recorrer a um especialista para elaborar seu recurso irá recorrer e estará na vantagem sobre aquele que não pode usar tal serviço. Além disto, afora os recursos, eu não consigo acreditar que a correção de discursivas, principalmente quando são redações, possa ser 100% objetiva e justa. Mas, quem tá na chuva é pra se molhar.
    Simone em 09/10/15 às 15:33