Artigo

Recurso concurso: como fazer bons recursos para concursos públicos

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para escrever sobre recursos para concursos.

Nos concursos públicos, é assegurado ao candidato, em todas as etapas do certame, a contestação dos gabaritos e das notas atribuídas às provas discursivas. Tal contestação, conhecida sob o nome de recurso, tem por finalidade assegurar a justiça no certame. Afinal, violar-se-ia o princípio da isonomia se as pessoas fossem avaliadas erroneamente quanto ao seu conhecimento, por ocasião de um concurso público.

Os recursos são mais comuns em duas etapas do certame: nas provas objetivas e nas provas discursivas.

RECURSOS NAS PROVAS OBJETIVAS

É comum, imediatamente após a realização de provas objetivas (em média 48 horas), as bancas apresentarem o chamado gabarito preliminar.

O gabarito preliminar é o gabarito que a banca entende como o correto. Porém, é MUITO COMUM o gabarito preliminar apresentar erros, seja por apresentar equívocos na formulação do gabarito (erro de digitação, troca de questões, etc), ou equívocos na formulação da questão (questão com mais de uma alternativa correta, questão mal redigida, dentre outros).

As bancas não são perfeitas, os examinadores não são “Deuses”. Por isso os alunos PODEM e DEVEM interpor recursos aos gabaritos preliminares das bancas, quando enxergar que tais equívocos foram cometidos.

NUNCA DEIXE DE CONFRONTAR SUA PROVA COM O GABARITO PRELIMINAR. Pode ser você a pessoa que vai encontrar um equívoco importante no gabarito da banca, cuja inversão de gabarito ou anulação da questão fará a diferença na sua classificação final. Em concursos, os recursos contra o gabarito preliminar costumam ter prazo para a interposição de recursos nos dois dias úteis que sucedem à divulgação do gabarito.

Aqui no Estratégia Concursos, os professores costumam comentar as principais provas de concurso do país, sempre sugerindo recursos, quando os encontra. Acompanhe nosso blog e mantenha-se informado quando surgirem recursos para a sua prova!

RECURSOS PARA PROVAS DISCURSIVAS

Provas discursivas são mais complexas de serem corrigidas, por motivos óbvios. E, por mais que os baremas de correção sejam muito bem definidos pelas bancas, o fator humano está muito mais presente, e erros também podem ocorrer.

Por isso, o candidato deve, nesta etapa, confrontar o que escreveu com o espelho de resposta da banca, se houver; voltar à teoria e compreender o que deveria ter respondido; e, sendo pertinente, contestar as penalizações de português e/ou de conteúdo sofridas.

Às vezes, pode ser difícil para o candidato contestar a banca nesta etapa discursiva, por uma série de fatores. Exemplos:

1) o candidato pode não compreender as penalizações de Português que sofreu, o que é MUITO COMUM. São tantas as regras gramaticais, que nos acostumamos a escrever “por instinto” e, na presença de uma penalização, não sabemos se realmente estamos errados ou não;

2) o candidato pode ser penalizado pelo conteúdo, e, não raro, ele conhece aquele assunto “mais ou menos”; ele responde corretamente as questões objetivas, mas se enrola quando precisa escrever ideias organizadas e concatenadas sobre aquele tema.

Perceba que, em ambos os casos, o candidato vira um “fantoche” da banca. O que é muito ruim, pois pode ser que ele faça jus a uma nota maior, mas não saiba como recorrer e conquistar estes pontos.

Enfim, o especialista pode fazer toda a diferença para um candidato que esteja na etapa de discursivas. Cada vez mais as provas discursivas estão decidindo quem aprova e quem reprova em um concurso, pois as notas da parte objetiva da prova estão muito niveladas.

“Acredito que, como um advogado jamais deve representar a si mesmo num tribunal, um aluno jamais deveria recorrer de sua prova sem a ajuda de uma outra pessoa, porque corremos o risco de repetir o mesmo vício (erro) cometido.

Bom, como aluno e concurseiro, sei que nem sempre a banca é justa e nem sempre ela acata os recursos. Porém, receber um recurso tão bem feito e fundamentado me deixa bem feliz.” – Ricardo Pitta

O Estratégia Concursos está aqui para te ajudar em TODAS AS ETAPAS do seu concurso. Conte conosco!

CONFIRA OUTRO ARTIGO COM HISTÓRIAS BEM SUCEDIDAS DE RECURSOS

Grande abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite! Prestei concurso recentemente onde apresentavam todas as 10 questões de português idênticas à outro concurso prestado no mesmo mês. Percebemos o erro depois de sair o gabarito dos concurso. Recorremos porém a banca não se pronunciou sobre o ocorrido. O que fazer agora? Caracteriza isonomia?
    Vanessa em 01/01/19 às 21:46
  • Bom dia, Vitor Dalton; Prestei um concurso neste domingo, onde respondi 60 questões, mas na hora de preencher o gabarito que foi entregue no meio da prova não recebemos a orientação de ter que marcar o numero da prova e por causa do tempo curto que foi de 3:30 e por nevrosismo nao me atentei a esse detelhe e agora a banca não quer corrigir meu gabarito , como posso proceder
    Ivete Nunes em 05/09/18 às 08:12
  • no dia 12/08/18 , fizemos concurso de mato grosso do sul para PM( policia militar). no qual foi dado 4 horas de duracao, mas todos nos que fizemos a prova na universidade Uniderp (campo grande ).saimos com o sentimento de que foi dado muito pouco tempo para a extensao que foi a prova. imensamente grande.com acrescimo ainda de Legislacao no concurso ..comparando ao concurso de 2013 da PMMS, foi o mesmo tempo de duracao , 4 horas ! mas com uma diferenca nas duas provas de 4 folhas. ou seja acrescentou muito conteudo mas , nem um tempo a mais comparado a 2013. e assim gerando muita gente de minha cidade com essa mesma reclamacao. e o problema se intensifica mais ainda ao vermos um problema que ocorreu na nossa mesma universidade UNIDERP.(mesmo local de prova) entao intensificou o sentimento de que tinha algo de errado com o tempo de prova. no meu caso , a ultima materia , LEGISLACAO nao houve nem tempo para que eu pudesse ler ou analisar, tive que apenas marcar qualquer letra do gabarito,para que eu conseguisse entregar antes do tempo acabar a algum meio que posso conseguir fazer algo sobre ?
    eduardo salustiano em 15/08/18 às 14:36
  • Olá... No último sábado, dia 11/08/2018, compareci para o exame psicológico do concurso da polícia civil do RS após já ter passado pelas fases de testes escrito e físico. No edital dizia o seguinte: 1.2.3 Os candidatos deverão comparecer com 1 (uma) hora de antecedencia, munidos de: - documento de identidade original, em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento do candidato; - 3 canetas de material transparente de tinta azul ou preta; - 3 lápis nº 2, bem apontados; - 1 apontador; - 1 envelope tamanho A4 de papel pardo, com dimensões 24 x 34cm, novo e não lacrado; -cópia do Currículo Profissional com foto colorida e devidamente assinado pelo candidato; - cópia do documento de identidade colorida. 1.2.4 A falta de apresentação dos itens citados no item 1.2.3 poderá ser impeditivo para o candidato ingressar na sala de realização da Avaliação da Aptidão Psicológica. Por um erro meu não levei o currículo com foto, e não pude entrar para fazer o teste. Posso recorrer?
    Deborah Lima em 13/08/18 às 10:34
  • Boa noite! Domingo dia 08/04 fui para o Estado de Minas realizar uma prova. Chegando ao local com uma hora de antecedência ainda precisei esperar junto aos outros candidatos, por mais uma hora, A previsao era de iniciar as 14hr e a prova começou as 15hrs somente. A prova era de 60 questões e o prazo de 4hrs apenas para realização. Este tipo de situação pode ser pedido algum tipo de recurso? Obrigada!
    Viviane em 12/04/18 às 00:08
  • Existe uma coisa chamada impugnação de edital. No próprio edital existem instruções e prazos de como proceder para fazer isto. Seu objetivo é exigir que a banca publique novo edital retirando esta restrição. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 11/02/18 às 18:08
  • Bom dia No caso, quero me inscrever em um concurso, sou engenheira sanitaristas, mas no edital tá dizendo que só podem se inscrever engenheiros civis com especialização em saneamento ambiental. Como devo proceder?
    Lígia Tavares em 11/02/18 às 13:00
  • Bom dia, Sou Luana e moro em Minas Gerais Ribeirão das Neves eu e meu esposo prestamos concursos pra TRF1 dia 26 de novembro no qual a organizadora foi o CESPE e estou indignada com o resultado provisório dos candidatos aprovados.Pois seguindo Edital passamos sim na prova e era pra estarmos lá na lista dos aprovados.Olhe abaixo o que fala Edital. 9.11 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS PROVAS OBJETIVAS 9.11.1 Todas as folhas de respostas das provas objetivas serão corrigidas por meio de processamento eletrônico. 9.11.2 A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E). 9.11.3 A nota em cada prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem. 9.11.4 Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir: a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Básicos P1; b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de Conhecimentos Específicos P2; c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas. 9.11.4.1 O candidato eliminado na forma do subitem 9.11.4 deste edital não terá classificação alguma no concurso público. 9.11.5 Os candidatos não eliminados na forma do subitem 9.11.4 serão listados por cargo/área/especialidade/cidade de classificação de acordo com os valores decrescentes da nota final nas provas objetivas, que será a soma das notas obtidas nas provas objetivas P1 e P2. ABAIXO SEGUE A QTDE DE QUESTÃO QUE ACERTAMOS E ERRAMOS E ALGUNS CANDIDATOS QUE ERRARAM MUITO MAIS QUE A GENTE ESTÃO ENTRE OS APROVADOS. NUMERO INSCRIÇÃO: 10167248 - LUANA BARBARA GONÇALVES PEREIRA CARGO 6: TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA Na prova de Conhecimentos Básicos P1 alcancei 37 acertos e 13 erradas Na prova de Conhecimentos Específicos P2 alcancei 40 acertos e 30 erradas. NUMERO INSCRIÇÃO: 10167545 - FABIO FERNANDES MATEUS CARGO 8: TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA - SEGURANÇA e TRANSPORTE Na prova de Conhecimentos Básicos P1 alcançou 23 acertos e 27 erradas Na prova de Conhecimentos Específicos P2 alcançou 39 acertos e 31 erradas. AGORA ABAIXO ALGUNS CANDIDATOS QUE ERRARAM MAIS QUESTÕES E ESTÃO ENTRE OS APROVADOS: 10264010, Eunice dos Santos Faro, 24.00, 36, 13.00, 25, 37.00 10060798, Eurisvarlem Dias Bizerra, 34.00, 47, 20.00, 30, 54.00 10032797, Luana Barbosa Bento, 26.00, 37, 14.00, 23, 40.00 10326011, Luana Lucas de Souza Bastos, 30.00, 34, 11.00, 18, 41.00 (ESSE CANDIDATO ACERTOU 18 QUESTOES EM BASICO E TIROU 11 PTS E 34 QUESTOES EM ESPECIFICO E TIROU 30 PTS) ACHEI ABSURDO ISSO SABE AGORA EU E MEU ESPOSO QUE ACERTAMOS BEM MAIS NÃO ESTAMOS NA LISTA,É DESAFORO. MAS QUERO SABER COMO FAZER COM ISSO TUDO POIS LIGUEI LÁ ONTEM E DISSERAM QUE NÃO ABREM RECURSO PRA QUESTIONAR LISTA DE APROVADOS E SIM SOMENTE PRA PROVA DISCURSIVA QUE SE EU QUISER MANDAR UM RECURSO ADM SERIA SOMENTE POR E-MAIL E MESMO ASSIM ELA DISSE QUE NÃO TEM DIA PRA RESPOSTA,ACHEI MAIS ABSURDO AINDA FALTA DE RESPEITO COM OS CANDIDATOS.POR FAVOR ME DA UMA LUZ,IRIA MANDAR UM RECURSO ADM POR E-MAIL MAS PELO QUE A MOÇA DISSE NÃO VÃO NEM ME RESPONDER...
    Luana Barbara Gonçalves Pereira Mateus em 29/12/17 às 13:42
  • O edital permite que você recorra contra a nota da prova objetiva. Recorra argumentando esse ponto.
    Coordenação em 04/12/17 às 16:55
  • Toda fase de discursivas possui recurso. Recorra argumentando com base no edital.
    Coordenação em 04/12/17 às 16:55
  • Existe muita "lenda urbana" sobre isso, mas, em regra, não acontece. Só não faça recurso se você estiver muito desconfiada de que recebeu mais pontos do que mereceu. Caso contrário, pode recorrer à vontade!
    Coordenação em 04/12/17 às 16:54
  • Bom dia, Minha mãe fez um concurso e na sua prova discursiva na redação ela acabou colocando título da redação fora do espaço, lendo o edital somente zeraria se caso ela assinasse em local inapropriado, ou alguma escrita que a identificasse o que não foi o caso, deram nota zero a redação dela nesse caso cabe recurso? Pois não foi uma assinatura.
    Ligya em 10/11/17 às 12:09
  • é possivel que a nota seja diminuida, quando pedimos o recurso contra o resultado da prova dissertativa
    carla cristina em 10/11/17 às 10:49
  • Bom Dia, fiz um processo Seletivo, porém o resultado preliminar que foi disposto no Diário Oficial não equivale ao meu resultado nas questões objetivas, visto que eu trouxe o caderno de questão. Como faço para abrir um recurso pedindo nova correção o meu cartão resposta?
    Mirella Souza em 09/11/17 às 08:44
  • Oi essa informação está na ata geral do meu local de concurso. Segundo a coordenação do meu local de prova, tinhamos apenas 2h, mas em edital e o que ocorreu em outros locais foram 2h15
    Lara em 09/10/17 às 17:00
  • Olá Lara! Isso consta em alguma ata? Você conseguiu essa informação por escrito? Isso pode te ajudar a recorrer.
    Coordenação em 09/10/17 às 16:24
  • Fiz um concurso ontem e houve atraso no meu local de prova, era para começar as 13h e terminar as 15h15. Começou as 13h31 e terminou as 15h31. No meu local de prova teve 15 minutos a menos do que nos outros locais, posso entrar com recurso? Outra coisa, onde posso entrar com recurso, no site tem apenas para questionar as questões. Obrigada
    Lara em 09/10/17 às 16:10
  • Acredito que sim, mas isso poderia anular todo o concurso, em tese. Tem que ver se vale a pena recorrer nesse sentido...
    Coordenação em 07/07/17 às 17:27
  • Na folha de instruções do caderno de questões diziam que todas as 20 questões teriam 5 alternativas, porém cerca de 6 questões tiveram somente 4 alternativas. É possível recorrer quanto a essa falha?
    Renato Salvador em 26/06/17 às 23:11
  • Olá Márcio!

    O edital do concurso, bem como o resultado preliminar da prova de títulos devem possuir instruções de como recorrer nesta etapa. No caso, basta segui-las.

    Caso não acatem o recurso, o único caminho restante é o judicial, que é custoso e sem garantias de sucesso. Você precisará contratar advogado.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:36
  • Olá Jonatha!

    Nesses casos é só recorrer seguindo as instruções da própria banca.

    Tanto o edital do concurso quanto o site da banca devem possuir tais instruções.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:34
  • Olá Leonardo!

    Infelizmente não há previsão para esse tipo de situação.

    Acredito que somente uma assessoria jurídica poderia opinar em tal circunstância.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:33
  • Olá André!

    Infelizmente não. 

    Você terá que ver, no edital da própria banca, como recorrer nesta etapa.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:32
  • Olá Valdemira!

    O edital prevê regras para recorrer da prova de títulos, estipulando prazos e procedimentos.

    E, quando ela nega novamente, o próximo passo é recorrer judicialmente, contratando advogado, o que é caro, custoso e sem garantia de sucesso.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:31
  • A análise é feita pelo próprio candidato, que entra com o recurso.

    Às vezes, os professores que conhecem a prova ajudam, sugerindo recursos.

    Se você acompanhar o site do Estratégia Concursos, verá que muitos dos nossos professores fazem esse trabalho, comentando provas em nosso site!

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:30
  • Olá Jean!

    Aí só pela via judicial, contratando advogado.

    E, sendo sincero, isso é loteria, pois um juiz pode te dar ganho de causa, sim ou não. 

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:21
  • Olá Ana!

    Depende. Tem banca que acata, e banca que não acata.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:20
  • Olá Adriele!

    Por mais triste que seja sua história, acredito que não seja passível de recurso, pois o horário é definido pela banca, e não há nada que responsabilize a banca pelos problemas que você sofreu. Acho pouco provável que você consiga recorrer disso, infelizmente.

    Att,

    Victor Dalton

    Coordenação em 14/06/17 às 18:19
  • Passei na 1 fase de uma seleção pública, a segunda fase era uma entrevista de carácter eliminatório. Cheguei atrasada pq fui assaltada e não tinha documento com foto, liguei para meu esposo e o mesmo veio com distância de 14O Kl de distância, chegamos 15 minutos após fechar os portões. E não pude realizar a prova. Será que consigo entrar com recurso?
    Adriele Maria Pires Teixeira em 11/06/17 às 21:02
  • Como fazer recurso para prova de títulos? A banca não aceitou declaração de tempo de serviço feito pela própria contratante
    Valdemira em 19/05/17 às 20:43
  • Bom dia, recuso na fase investigação social vcs tmb fazem? Vou ter que entrar com recurso essa semana no concurso do dease SC, não fui indicado. Não tenho problemas com a justiça nem nadaz segunda irei ver. Vcs fazem recurso nessa etapa?
    André Rodrigues em 05/03/17 às 09:54
  • O concurso do DATAPREV foi realizado ano passado, porém, a banca esta realizando uma nova prova apenas para uma sala. Solicitei informações a banca examinadora qual seria o motivo de repetir essa prova e a mesma disse para acompanhar o site. Acho que pelo princípio da transparência e isonomia, deveria ser divulgado o que ocorreu e repetir a prova para todos candidatos. Qual procedimento devo fazer?
    Leonardo em 15/02/17 às 12:06
  • Olá, bom dia. Estou participando de um concurso e, na prova de títulos, obtive a nota zero por não ter autenticados os documentos. No edital regulador, não havia a informação da necessidade de autenticar - informação esta que só foi acrescentada depois com uma corre venda (a qual não vi durante o envio da documentação). Ademais, na corregenda fala da autenticação dos documentos e que sera atribuída nota zero a quem não entregar um formulário assinado. Em nenhum momento foi mencionado penalidade em relação a não entrega da documentação não autenticada. Gostaria de saber se cabe recursos. Se sim, como proceder? ABS,
    Jean Carlos em 08/02/17 às 09:05
  • Olá boa noite !! Erro de digitação em texto a ser interpretado na prova de Português é passível de anulação ??
    Ana Carolina em 06/02/17 às 23:23
  • Boa tarde. Não tenho muitas experiências com concursos. Gostaria de saber para entrar com recursos em relação as questões da prova, mas primeiramente preciso analisar essas questões com calma. Mas por enquanto saiu apenas o gabarito e falta 1 dia para entrar com recurso. Nesse caso, como faz para analisar as questões?
    Vanessa em 31/01/17 às 16:11
  • Olá Sou Marcio Adriano, Eu gostaria de saber como devo proceder em relação a avaliação dos títulos em que a banca examinadora não considerou minha experiência profissional de 08 anos. Sou policial militar e há oito anos trabalho no Hospital da PM, fiz concurso para combatente, mas por estar cedido ao Hospital desempenho/cumpro minha escala como enfemeiro há 08 anos, o edital diz o seguinte no item 10.14 alínea c: c) cópia autenticada do Termo de Posse acompanhada de cópia autenticada da certidão de tempo de serviço ou cópia autenticada de declaração, que informe o período (com início e fim) e a discriminação do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas, no caso de Servidor Público; Eu não possuo este termo de posse e enviei uma declaração dizendo que sou servidor público e que desempenho as funções de Enfermeiro de data tal até os dias de hoje. Convicto que seria considerada minha declaração porque no item 10.18 do Edital Regulador diz o seguinte: Caso o empregado público não possua o Termo de Posse mencionado no subitem 10.14 (letra, c) em razão de não ser estatutário, deverá encaminhar cópia autenticada da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - constando obrigatoriamente a folha de identificação com número e série, a folha com a foto do portador, a folha com a qualificação civil, a folha de contrato de trabalho e as folhas de alterações de salário que constem mudança de função ou cópia autenticada do contrato de prestação de serviços que comprove o vínculo, ou cópia autenticada de declaração, que informe o período (com início e fim) e a discriminação do serviço realizado, com a descrição das atividades desenvolvidas. Como devo proceder? Como devo elaborar recurso? Haja vista que, se considerarem minha experiência profissional eu ficaria entre os 10 primeiros no concurso que ofertou 45 vagas. Grato pela atenção.
    Marcio Adriano da Motta em 18/01/17 às 22:24
  • Jonhnson, 

    se você foi eliminado porque a banca não reconheceu você como PCD, deve existir algum procedimento administrativo para que você recorra da decisão.

    Se não houver, ou se a banca indeferir o seu recurso, aí o único caminho é o judicial.

    Coordenação em 16/01/17 às 18:05
  • Boa tarde, eu Fiz um concurso para Assistente Administrativo da UFC, edital196/2016 , concorrendo como Pcd's no qual acabei de saber o resultado final e sai como eliminado por perfil, eu queiria saber se cabe recurso. Jonhnson de Souza Dantas de Rg.2001002093447 cpf41699556334, cel; (85)985795638.
    Jonhnson de Souza Dantas em 16/01/17 às 15:43
  • Boa noite professor, Entrei com recurso contra o gabarito preliminar do concurso da CREFITO 12° REGIÃO. Porém não aceitaram, no meu ver cabe recursos as questões 06, 09, 15, 27, 29, Nível médio (ASSISTENTE ADMINISTRATIVO). segue abaixo caderno de questões. http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/CADERNO-DE-QUEST%C3%95ES-ASSISTENTE-ADMINISTRATIVO.pdf Esse aqui e o gabarito preliminar. http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/GABARITO-PRELIMINAR-N%C3%8DVEL-M%C3%89DIO.pdf Resultado dos recursos. http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/RESULTADO-DOS-RECURSOS-GABARITO-E-QUEST%C3%95ES-PROVA-OBJETIVA-CREFITO12.pdf É este e o gabarito oficial. http://paconcursos.com.br/v1/wp-content/uploads/2016/02/GABARITO-OFICIAL-N%C3%8DVEL-M%C3%89DIO.pdf Tenho até dia 23 pra interpor recurso contra o gabarito oficial. O que acha????
    Jonatha Freitas em 14/12/16 às 23:35
  • Cabe sim Adilton! Nesse caso, quando divulgarem o gabarito preliminar, entra-se com recurso contra a questão alegando que o erro no enunciado prejudica a compreensão da questão.
    Coordenação em 03/12/16 às 09:13
  • Olá Érica! Dever-se-ia ter recorrido nesta questão durante o prazo de interposição de recursos apropriado, que é imediatamente após a divulgação do gabarito preliminar. Depois desse prazo e da divulgação de gabarito definitivo, não cabe mais recurso ao gabarito.
    Coordenação em 03/12/16 às 09:12
  • olá,quando a banca erra o artigo...ex QUANDO A BANCA DIZ: Em obediência ao art. X, da Lei "X" Sendo a lei não pertencer a este artigo,e sim a outro,cabe recurso
    adilton em 23/11/16 às 15:46
  • Olá! Fiz uma prova para entrar em uma escola federal, mas na correção percebi que havia uma questão anulada por conta de duas alternativas corretas. Mas aí eu percebi que havia outra com duas alternativas corretas, mas esta não foi anulada. Minha professora disse que eu deveria recorrer, mas como faço isso?? Você pode me ajudar?
    érica em 22/11/16 às 12:15
  • Olá Ulysses! Etapas de avaliação de saúde são delicadas, o ideal é que um advogado tome parte no processo. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 02/11/16 às 13:16
  • Olá Bruno! Já soube de candidatos que recorreram na justiça e conseguiram sucesso, alegando que aquele exame de saúde não justifica a eliminação no concurso. Mas cada caso é um caso, e o ideal é que um advogado analise sua situação. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 02/11/16 às 13:15
  • Olá Leoberto! 1 - nesses casos, a questão é ANULADA e todos os alunos ganham o ponto da questão. 2 - o recurso é deferido e TODOS os candidatos são impactados pela alteração do gabarito. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 02/11/16 às 13:14
  • Olá Marcela! Isso me parece estranho, com base nas informações que você me falou. Mas, nesses casos, o ideal é que um advogado tome parte no processo. Att, Victor Dalton
    Coordenação em 02/11/16 às 13:13
  • Olá ! Gostaria de sabe como fazer recurso contra etapa de avaliação de saúde, estou no processo seletivo da CFP/PM PA, alguém poderia me ajudar??
    Ulysses em 26/10/16 às 18:33
  • Boa noite me chamo Bruno. Gostaria ter uma informação. Passei em um concurso público para a empresa comlurb no RJ , porém fui reprovado em apenas um exame médico dentre os muitos realizados. Gostaria de saber se há possibilidade de entrar com um recurso para minha possível contratação e caso seja possível como devo proceder? Quais os procedimentos à serem adotados e quais órgãos recorrer para tal. Desde já muito obrigado e parabéns pelo trabalho de toda equipe.
    Bruno Souza em 25/09/16 às 22:55
  • Olá professor, sou novo nos mundos dos co concursos e tenho algumas dúvidas talvez simples para quem já é ambientados nesse mundo, mas não para mim.Em síntese são duas sínteses: 1- Quando uma questão objetiva couber mais de uma opção de resposta (C/E, no caso da CESPE), caso eu tenha marcado E e a banca considerar como E, caso alguém entre com recurso e a banca acate o recurso, perderei o ponto da questão? 2- Quando uma questão couber recurso, basta uma pessoa interpor o recurso e isso servirá para todos os que se enquadrarem na mesma situação do impetrante? Ou o recurso só será aceito para a pessoa que interpôs o recurso? Grato!!
    Leoberto em 16/05/16 às 23:08