Notícia

Qual o valor do Volume molar nas CNTP? Veja esta.

Olá caros concursandos.

Ao receber dúvidas de uma das colegas aqui do grupo do concurso para PAPILOSCOPISTA do DF fui responder às questões solicitadas e observei algumas divergências.

Vamos a elas:
A aluna me relata que faz o curso do IFAR (sem qualquer problema quanto ao curso, mas mencionei quanto à fonte da questão) e que ela não conseguia chegar aos gabaritos apontados pelos exercícios.
Fiz a resolução e depois recebi o material pelo whatsup na forma de fotografias. Percebi que no material em questão existe uma diferença quanto aos valores empregados para o volume molar nas CNTP. Na questão deste material (questão 24) o cálculo considera o valor de 22,7L para o volume molar. Esta diferença no volume empregado no calculo reflete nos valores das massas solicitadas nos exercícios. Normalmente se emprega o valor mais comumente conhecido quando se reporta a pressão, em atm: 22,4L.

Portanto, julgo de grande relevância trazer à baila tal duvida:
Em primeiro lugar, a IUPAC usa as unidades do SI. Logo, a unidade adotada para a pressão é o Pa (Pascal = N/m²) e não atm. Até 1982 a IUPAC adotava as CNTP como 101 325 Pa (1 atm) e 273,15 K, portanto o volume molar de uma gás era 22,4 L/mol. Nesse caso a pressão normal (pressão atmosférica) ERA igual à pressão padrão.
Por uma série de razões, a partir de 1982, a IUPAC recomendou a adoção de um novo valor para a pressão padrão, sendo este de 100 000 Pa. Isso significa que não é mais adotada como pressão padrão a pressão atmosférica e sim esse novo valor arbitrário.

Ai o bicho ficou doido, a pressão NORMAL continua 101 325 Pa (1 atm) e a pressão PADRÃO é 100 000 Pa.
Mas a IUPAC não falou nada das CNTP, ela só mudou a pressão padrão. Posteriormente, em 1990, a IUPAC apresentou as novas Condições Padrão de Temperatura e Pressão (CPTP), do inglês Standard Temperature and Pressure (STP), ao qual manteve o valor de 100 000 Pa, já recomendado em 1982 para a pressão padrão, e recomendou novamente o valor de 273,15 K para temperatura padrão.
Ai o bicho ficou mais doido ainda, qual terminologia (CNTP ou CPTP) usar ??

Embora a IUPAC defina pressão normal como 101 325 Pa (1 atm), ela não recomenda seu uso, pois o atm não pertence ao SI.
Quando o tema chegou aos livros didáticos brasileiros a bagunça já estava formada. A maioria de nossos livros adotam para as CNTP 1 atm e 273,15 K, mas tem alguns que adotam 100 000 Pa e 273,15 K.

Veja que há até uma discrepância nos textos da Sociedade Brasileira de Química.
Depois de ler e analisar bastante, também tiro minhas próprias conclusões:
A IUPAC define pressão normal como 101 325 Pa (1 atm) até hoje, embora ela não recomende usar.

A IUPAC define CPTP (em inglês, STP) como 100 000 Pa e 273,15 K.
Para mim, o volume molar nas CNTP é 22,4 L/mol e o volume molar nas CPTP é 22,7 L/mol. Acho pertinente esta discussão. Mas, sinceramente, usarei 22,4L quando me informarem a pressão em atm. Mas fique atento ao que sua banca recomenda. Se não houver nenhuma recomendação use 22,4L, pois ainda é o valor de uso consagrado.

Prof. Wagner Bertolini

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Discussão totalmente válida e expressa de maneira compreensível
    Ana Letícia em 16/10/20 às 08:23