Artigo

Próximo concurso para AFT: quando vai ser e qual será a Banca?

Oi amigos(as),

Tenho recebido diversos e-mails questionando sobre quando será o próximo concurso para AFT, e qual será a Banca Examinadora.

É impossível prever quando o concurso será autorizado, pois isso depende de vários fatores. O pedido de autorização já foi feito, as vagas previstas em lei e não ocupadas é grande, e a quantidade de Auditores-Fiscais do Trabalho se aposentando aumenta cada vez mais.

Desde o último concurso (2013) várias unidades do MTE já perderam servidores – na maioria dos casos por aposentadoria – e muitos outros, apesar de ainda estarem na ativa, já cumprem os requisitos para se aposentar.

O total de cargos previstos em lei para a carreira de AFT é pouco mais de 3.600 (três mil e seiscentos), e com as diversas aposentadorias ocorridas o número de cargos vagos está próximo de 1.000 (mil).

Isso é de conhecimento do sindicato e do governo, e espera-se que em breve autorizem o concurso para não causar mais prejuízos à fiscalização trabalhista.

Sobre a Banca Examinadora posso dizer que, a meu ver, dificilmente o concurso deixará de ser organizado por CESPE ou ESAF. Digo isso porque elas costumam organizar os concursos do estilo de AFT.

O último foi realizado pelo CESPE, mas a distribuição de questões por matérias que nada tinham a ver com a fiscalização trabalhista, além de outros pormenores, desagradou a centenas de AFT e gerou muitas críticas internas.

A ESAF deixou de organizar o último concurso, mas possui um grande histórico de outros concursos organizado para o cargo.

Por estes motivos é que acredito que o próximo concurso para AFT deverá ser organizado por uma das 2 Bancas.

A par de todas essas dúvidas, uma coisa é certa: o próximo concurso para AFT será extremamente disputado, e quem deixar para estudar somente quando ele for autorizado – ou pior, somente quando definirem a Banca – será ultrapassado por milhares de colegas que já estão se dedicando a este concurso.

Grande abraço,

Mário Pinheiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • O estratégia concursos auxilia e informa o concurseiro.
    Maria Milza P Batista em 28/07/15 às 00:45