Artigo

O que mais cai na prova – DIREITO ADMINISTRATIVO.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, hoje será postado o que mais cai em Direito Administrativo. Como esta disciplina é mais extensa do que Direito Constitucional, o número de itens a serem estudados também aumenta. Veja a tabela abaixo:

Neste caso, o item “licitações e contratos administrativos” é questão certa. E você não precisa saber tudo sobre licitações e contratos (existem até livros sobre o assunto!), mas o que realmente interessa para a prova (como disse no artigo anterior, você não precisa ser gênio e nem resolver o problema de seu País. Você simplesmente precisa marcar o X no quadradinho certo!).

Se você chegar a quem realmente quer passar em um concurso público e começar a explicar demais, de forma extremamente detalhada, o motivo pelo qual a lei de licitação está equivocada, e como ela deveria ser refeita para que o serviço público melhorasse etc., você está perigosamente ameaçado de ser totalmente retirado do convívio com ele (você não precisa se tornar o “Papa” em Direito Administrativo).

Para você ter uma noção geral, eu resumiria em quatro itens (que são fáceis de memorizar): procedimento, isonomia, proposta mais vantajosa para a Administração Pública e desenvolvimento nacional sustentável. Para início da conversa, é isso que você precisa saber.

Voltando à análise da tabela acima, podemos verificar que os princípios (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência – LIMPE) são cobrados em torno de 1%. Verdade seja dita, se cair, todo mundo vai acertar e, por isso, não vale a pena focar tanto.

Precisamos usar a estatística a nosso favor. Simples assim. Uma aula por vez, um passo após o outro, nunca permita que o dia termine sem uma vitória (por mais pequena que seja) e o objetivo será conquistado.

Espero você do lado de cá!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • EXCELEEEENTEEEEEEEEEEE!
    Izak em 06/07/20 às 12:18
  • Adorei a dica, focarei nesses tópicos, lógico não esquecendo dos outros, e estou fazendo minha própria pesquisas das matérias mais cobradas em cada disciplina.
    Átila Leal em 03/04/19 às 10:40
  • Excelentes dicas!
    KASSIA ARAUJO em 26/03/19 às 09:42
  • Dane, muitíssimo obrigada. Excelente dica. Assim podemos focar nos assuntos mais cobrados, não deixando de lado os outros, é claro. Essa análise salva vidas de que tá se matando nessa matéria tão extensa.
    Erika Amaral Guimarães em 11/02/19 às 19:47
  • Boa tarde! Obrigado pelo artigo! Uma dúvida: esses quantitativos se referem a uma banca específica ou a várias?
    Diego Vieira em 11/02/19 às 17:28
  • Excelente análise!
    Edimar em 11/02/19 às 10:32
  • Bom dia!!obrigada pelas dicas importantes.
    Ana luciaAraújo Alves de Souza em 11/02/19 às 07:46