Artigo

MCASP Esquematizado: acesse GRATUITAMENTE!

MCASP Esquematizado: acesse GRATUITAMENTE

Meus camaradas, dando continuidade ao nosso projeto de esquematizar os principais normativos presentes em provas de concursos, hoje disponibilizamos a segunda parte esquematizada do MCASP – Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Em breve disponibilizaremos mais uma parte… só vamos “sossegar” quando todo o MCASP estiver esquematizado!

Aprecie sem moderação!

Acesse o arquivo aqui: MCASP_Esquematizado_Parte_II

Um forte abraço!

Gilmar Possati

www.facebook.com.br/profgilmarpossati

[email protected]

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando e fique antenado(a) com muitas dicas, análises, questões comentadas, promoções e muito mais.

Acesso nossos cursos disponíveis aqui!

Quer conferir a primeira parte esquematizada do MCASP? Veja no artigo abaixo!

———————————————————————————————————

[MCASPPUBLICADO EM 22/06/2016] Meus camaradas, recebi a nobre missão da coordenação do Estratégia, a qual agradeço aqui publicamente pela confiança depositada no nosso trabalho, de assumir a disciplina de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) ou simplesmente Contabilidade Pública.

 Sou “viciado” em Contabilidade e um entusiasta do ramo público dessa instigante Ciência Social, além claro de gostar muito da docência voltada para concursos públicos, haja vista todo o aspecto social envolvido. Se não fosse esse meio democrático e meritocrático de ascensão social, hoje estaria muito provavelmente em condições não muito agradáveis, pois minha família é de origem humilde, o que muito me orgulha e que me fez/faz ser forte nos momentos em que mais precisei/preciso. Quem conhece um pouco da minha trajetória sabe de todas as dificuldades que passei para chegar até esse momento em que escrevo esse texto. Mas, a ideia não é falar de mim, mas sim do desafio e compromisso assumido com todos os alunos que acompanham o Estratégia e mais especificamente com aqueles que estão matriculados em nossos cursos de Contabilidade Pública.

Há pouco mais de 2 anos atrás, quando recebi o convite de compor a equipe de professores do Estratégia para colaborar com a disciplina de Contabilidade Geral, não tinha a exata dimensão do trabalho desenvolvido pelo excelente quadro de professores e demais profissionais que compõem a “Família Estratégia”. No entanto, em pouco tempo percebi que o trabalho era “surreal” rsrsrs desgastante, mas ao mesmo tempo motivador e em pouco tempo estava integrado ao “mágico” mundo desses profissionais. Digo “mágico”, pois essa equipe que diariamente disponibiliza materiais de qualidade, em boa parte gratuitos, possui uma motivação e uma gana incrível. A obsessão dessa equipe por oferecer algo que realmente faça a diferença na vida de quem procura vencer pelo esforço intelectual é muito intensa. Confesso que não havia visto nada semelhante em minha carreira profissional. E nesse clima escrevi milhares de páginas de conteúdo focado para concursos, respondi centenas de e-mail, infinitas dúvidas no fórum (elas nunca acabam rsrsr), recebi elogios, críticas, sugestões… enfim, a “parada” foi de uma intensidade que nem parece verdade tudo o que realizei com o apoio técnico da equipe nesses meses e, claro, do apoio familiar.

 E ontem quando recebi o convite para assumir a disciplina de Contabilidade Pública, todo essa curta (mas, intensa) trajetória aqui no Estratégia passaram em questão de segundos pela minha cabeça… pensei comigo… poxa, será que é o caso… e tão rápido como um piscar de olhos, todo o esforço na elaboração desse trabalho até então desenvolvido e a dúvida em assumir compromisso semelhante foram soterrados pelo êxtase em saber que posso fazer (ainda mais…) a diferença na vida de muitos alunos e alunas que estão nessa jornada rumo à aprovação!

 E é com essa motivação que espero contribuir com a disciplina de Contabilidade Pública. Quem já foi meu aluno e/ou acompanha meu trabalho sabe do esmero que possuo em disponibilizar materiais focados e objetivos. Materiais que realmente façam a diferença na hora do “combate aproximado”. Nesse sentido, observamos que nesse período que nos dedicamos a essa nobre missão de ensinar, nosso trabalho vem sendo bem recebido pelos alunos e tem sido reconhecido pelo público-alvo em geral. Essa percepção também nos ajuda na certeza de que temos muito a contribuir ainda.

Portanto, meus amigos e amigas, tenham a certeza que farei o possível para que a Contabilidade Pública esteja bem representada nessa equipe de feras do Estratégia. A ideia é seguir a mesma metodologia que adotamos em nossos cursos de Contabilidade Geral, atentos, é claro, às especificidades da CASP. Obviamente que a parte de Contabilidade Geral seguirá a todo o vapor, afinal a locomotiva não pode parar!

 E, como não poderia ser diferente, para não perder o costume e o padrão Estratégia de ser, apresento uma pequena amostra do que teremos disponível em nossos cursos e artigos aqui no Estratégia voltados para a Contabilidade Pública. 

 Pretendo “detonar” o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), assim como estamos realizando com os Pronunciamentos Contábeis no nosso Projeto “Detonando os CPCs” (que, aliás, estou devendo novos artigos… mas, fique na paz que já já vamos retomar as postagens!).

Segue, portanto, um resumo esquematizado dos Procedimentos Contábeis Orçamentários (MCASP – Parte I). Uma pequena amostra do nosso novo projeto aqui no Estratégia. Aprecie sem moderação!

Acesse o arquivo aqui: MCASP Esquematizado (Parte I)

Acesse abaixo todas as leis esquematizadas produzidas pela equipe do Estratégia Concursos:

Leis esquematizadas para concursos – GRATUITAS

Um forte abraço!

Gilmar Possati

www.facebook.com.br/profgilmarpossati

[email protected]

Inscreva-se no nosso canal no YouTube: Contabilizando e fique antenado(a) com muitas dicas, análises, questões comentadas, promoções e muito mais.

Acesso nossos cursos disponíveis aqui!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Quero registrar aqui minha gratidão a todo material disponibilizado por esta escola na pessoa deste professor, sua didática é muito completa (pirâmide) e sua paciência muito longa. Parabéns e obrigada a todos!
    Silvia em 27/05/20 às 10:13
  • Muito Obrigada prof. material sensacional!!
    Isania em 07/03/20 às 19:59
  • Professor, saudações!!! Amo assistir suas aulas! Bom, posso usar esse material para concursos que especificam o MCASP 8º edição??? Visto que houve algumas alterações???
    Sanny Garcia do Nascimento em 04/03/19 às 15:39
  • Muito legal!
    Mariana em 01/08/18 às 20:29
  • otimo material obrigada
    samila nathalia em 29/11/17 às 11:29
  • Professor Gilmar. Sou assinante do curso do Estratégia, para TCU- Técnico. Observando a prova de 2015 do TCU para técnico, e analisando o edital, a matéria de CASP foi adicionada de forma inédita nessa prova de 2015. Olhando as questões da prova, pude perceber que as questões em que o enunciado de referia "à luz do manual.. do CASP), das 4 questões que tinham esse enunciado, dava para responder todas se você tivesse uma boa base do que seria Receita e Despesa de Capital e Receita extraorçamentária e orçamentária, ou seja Classificações de Despesa e Receita. Por um lado é bom mesmo que não estivesse dominando a matéria de CASP dava para responder, " não sei se só foram essas questões sobre CASP, que cairam, filtrando no site de questões parece que foram só essas 4 mesmo. O ponto negativo é , que o conteúdo de CASP é bastante extenso, estou estudando levando em conta esse edital de 2015. O senhor acredita que como é uma matéria nova incorporada para o cargo de Técnico do TCU ,e está inserida para um cargo que não seja contábil, pelo menos na essência, que o CESPE vá continuar a cobrar coisas mais genéricas desse assunto? Acredito que não dê para ter uma resposta objetiva sobre o futuro. Mas como toda prova de concurso, as vezes nos preparamos e utilizamos nosso tempo num determinado assunto, e na hora da prova percebemos que dedicamos tempo demais a determinado assunto. Mas acredito que seja sorte mesmo, os conteúdos que podem cair.
    Állan em 16/04/17 às 22:59
  • Excelente material!!!
    Eliane em 01/02/17 às 15:47
  • Rejane, tendo em vista que está para sair uma nova edição do MCASP, vamos aguardar essa edição para atualizarmos aquilo que já foi disponível e postar mais alguns pontos. Bons estudos!
    Possati em 17/11/16 às 12:13
  • Valeu, Evandro! Agradeço seu feedback! Ótimo saber que nosso trabalho tem auxiliado você em sua preparação. Bons estudos!
    Possati em 17/11/16 às 12:12
  • Possati é top! Vejo os resumos e comentários dele também em alguns outros sites de questões e é sempre assim: didático, claro e suficiente (sem exageros quanto às justificativas ou comentários). Parabéns!!!!
    Evandro em 16/11/16 às 07:04
  • Caro Professor Agradeço a gentileza de divulgar os esquemas do MCASP e gostaria de saber onde encontro a III parte. Estou adorando Abraços
    Rejane em 10/11/16 às 10:47
  • Está na fila! O foco será nos artigos referentes à Contabilidade Pública. Bons estudos!
    Possati em 05/09/16 às 16:02
  • Valeu ! ótimo material. Espero que a lei 4.320/64 comentada tb apareça aqui.
    Clayton em 05/09/16 às 13:12
  • Valeu, Cleonir! Em breve serão disponibilizados mais materiais esquematizados para auxiliar a todos que acompanham os nossos artigos aqui no Estratégia. Bons estudos!
    Possati em 25/08/16 às 14:55
  • Professor Gilmar! Arrasou com estes materiais esquematizados. Estou numa preparação serrada para AFT, o que puder mandar publica que estamos precisando. Seu material é maravilhoso, ajuda e muito a nossa compreensão e apoia na nossa organização. Grande abraço. Cleo.
    CLEONIR MARTINS CARPES em 25/08/16 às 13:48
  • Que isso Professor! É Possamito mesmo! Esse apelido vai pegar eheheheheh Obrigado pela atenção direcionada! Está sendo um diferencial tremendo esse material!
    Carlos Eduardo em 29/07/16 às 20:48
  • Olá , professor ! Parabéns pelo trabalho ! Tive a curiosidade de dar uma olhada no seu curso regular de CASP e na aula demonstrativa aparece o professor Jetro , não alcancei ! Se possível , esclareça . obrigado ! Sou seu aluno do curso DETONANDO os CPCs e sinto-me amplamente contemplado c seu material , mais uma vez ,sinta-se parabenizado .
    eduardo agostinho em 29/07/16 às 11:29
  • Valeu, Carlos. Seu comentário foi determinante... ontem quando li ele parei tudo e fui escrever o artigo rsrsrs Em breve mais uma parte... Abraço!
    Possati em 29/07/16 às 07:50
  • kkkkk... valeu, Pedro! Essa eu ainda não tinha visto! Bons estudos!
    Possati em 29/07/16 às 07:48
  • Possamito.
    Pedro em 28/07/16 às 19:48
  • Caro mestre Possatti! Sempre nos salvando na Contabilidade Geral e Pública! Mestre, aguardando ANSIOSAMENTE as outras partes do MCASP! Nossa, que imensa valia! Abraços
    Carlos Eduardo em 28/07/16 às 15:08
  • Houve, Marco. Dê uma consultada na última edição do Manual Técnico do Orçamento (MTO). Abs! Possati
    Possati em 26/07/16 às 16:09
  • Fala mestre, Fico muito feliz em ter vc como professor tanto em contabilidade geral e detonando cpc, como agora também na pública! Estou me dando super bem com o seu método de ensino que é didático, eficiente e esquematizado. Parabéns ao estratégia pela escolha. Grande abraço
    Marco Castilhos em 23/06/16 às 23:47
  • Boa tarde professor, parabéns pelo material. Fiquei com uma dúvida. A classificação da receita orçamentária não seria a C O E R AA SS ?? Houve alterações na natureza da classificação ???
    Marco em 23/06/16 às 16:54
  • Excelente professor, excelente material. Obrigada! Já estou ansiosa, no aguardo dos próximos. :)
    Janaina em 23/06/16 às 16:32
  • Excelente Material! Muito obrigada pelo esforço e dedicação, professor!
    Renata em 23/06/16 às 10:40
  • Parabéns, camarada! Excelente material, como sempre!
    Alan em 23/06/16 às 08:56
  • Se meus professores do primário fossem igual ao senhor, hoje eu seria o super saiadim (rssss). Parabéns! Provavelmente serei seu aluno nessa disciplina também.
    Eder em 22/06/16 às 19:56
  • Material de qualidade sensacional!!! Isso ajuda muiiitto na reta final de qualquer concurso na hora da revisão!! Agradeço pelo material, professor!!! A certeza que será bem utilizado e bastante útil! Abraços!
    Paulo Henrique em 22/06/16 às 19:54
  • Certamente, não teria alguém mais adequado para continuar os esforços do Jetro. Parabéns, Possati. Seu trabalho é high level.
    Pedro em 22/06/16 às 19:42
  • Olá professor! Material perfeito para as manhãs revisões (encaixados no ciclo para Receita). Assim, consigo estudar todas as contabilidades!
    Vanessa em 22/06/16 às 19:10
  • Valeu, Ricardo! Abraço!
    Possati em 22/06/16 às 18:50
  • Parabéns!!! Excelente material!!! Abraço.
    RICARDO CANOSSA em 22/06/16 às 18:48
  • Agradeço seu comentário, João. Tenha certeza que farei o possível para entregar a todos materiais e cursos com o selo de qualidade Estratégia Concursos! Não é uma tarefa fácil... principalmente nesse primeiro momento (imagina abrir um doc word do zero e "fazer acontecer"...), mas suas palavras certamente aumentam a motivação no cumprimento da missão! Bons estudos!
    Possati em 22/06/16 às 18:43
  • Valeu, Leandro! Em várias oportunidades comento com os alunos a importância do feedback. O retorno que o aluno nos fornece permite aferir se estamos no caminho correto e corrigir os rumos, se for necessário. Além disso, nos proporciona um gás fenomenal. A vida de professor é bem corrida, haja vista as diversas demandas que diariamente chegam. Nesse sentido, agradeço seu comentário. Será um grande desafio, mas tenho certeza que juntos podemos fazer acontecer. Conto com o apoio de todos na construção de materiais que realmente façam a diferença na difícil caminhada da aprovação. Vamos que vamos! Bons estudos!
    Possati em 22/06/16 às 18:38
  • Sensacional! Estou cada vez mais impressionado com a qualidade do trabalho que o professor Gilmar Possati está desenvolvendo aqui no Estratégia! As aulas dele deveriam servir de modelo para todos os demais professores do curso (principalmente no que se refere aos resumos e esquemas ao longo das aulas). Certamente os cursos de contabilidade pública daqui do site estarão em ótimas mãos.
    João Medeiros em 22/06/16 às 18:20
  • Obaaa!!! CPU e CASP finalmente vão deixar de ser meus pontos fracos!!!! Não faz ideia de como fiquei feliz ao ver esta primeira parte do MASP esquematizada. Obrigado, Possati! Tenho certeza que será o melhor professor de CPU/CASP do mercado. Sucesso na nova empreitada!
    Leandro Teles em 22/06/16 às 18:16
  • Valeu! Bons estudos!
    Possati em 22/06/16 às 17:38
  • Valeu, Breno! Excelente saber que nosso trabalho está sendo útil. É isso aí... hoje temos um bom arsenal de materiais à disposição. Basta ter disciplina e dedicação que a aprovação chega... pode ter certeza que sim! Bons estudos!
    Possati em 22/06/16 às 17:37
  • Quando penso que o Possati ja era O Cara, ele vem aparece com esse material! Agora, Virou Mais que O Cara! Nos só temos que agradecer, e meter as caras nos PDF's
    Breno em 22/06/16 às 17:18
  • Bom pra carValho !!!
    Beto Jurubeba em 22/06/16 às 17:14
  • Olá, Michelle! Obrigado pelo feedback! Realmente essa primeira parte do MCASP nada mais é do que uma revisão de AFO, necessária para o perfeito entendimento da Contabilidade Aplicada ao Setor Público! Em breve disponibilizaremos mais uma parte do MCASP esquematizada! Bons estudos!
    Possati em 22/06/16 às 16:52
  • Nossa..parabéns pelo MCASP esquematizeide
    Marcelo em 22/06/16 às 16:52
  • Parabéns prof Gilmar! Arrasou como sempre! Serve de esquema de estudo até para AFO!!! Abraço
    Michelle em 22/06/16 às 16:49