Artigo

Matemática e Raciocínio Lógico – Resolução de Questões ESAF

Olá Pessoal,

Iniciarei hoje uma série onde pretendo deixar resolvido aqui com vocês semanalmente uma questão da ESAF, com vistas à preparação para o concurso da Receita Federal em 2015.

Vamos começar?

Questão: ESAF – AFRE MG/SEF MG/2005

O reino está sendo atormentado por um terrível dragão. O mago diz ao rei: “O dragão desaparecerá amanhã se e somente se Aladim beijou a princesa ontem”. O rei, tentando compreender melhor as palavras do mago, faz as seguintes perguntas ao lógico da corte:

 1. Se a afirmação do mago é falsa e se o dragão desaparecer amanhã, posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesa ontem?

2. Se a afirmação do mago é verdadeira e se o dragão desaparecer amanhã, posso concluir corretamente que Aladim beijou a princesa ontem?

3. Se a afirmação do mago é falsa e se Aladim não beijou a princesa ontem, posso concluir corretamente que o dragão desaparecerá amanhã?

 O lógico da corte, então, diz acertadamente que as respostas logicamente corretas para as três perguntas são, respectivamente:

 a) Não, sim, não

 b) Não, não, sim

 c) Sim, sim, sim

 d) Não, sim, sim

 e) Sim, não, sim

 

SOLUÇÃO:

Analisando a frase, percebemos que ela é uma bicondicional (pq).

p: O dragão desaparecerá amanhã

q: Aladim beijou a princesa ontem

 

Segue sua tabela-verdade:

p q p q
V V V
V F F
F V F
F F V

 

Vamos analisar cada uma das perguntas que o Rei fez ao lógico da corte:

 

  1. Se a afirmação do mago é falsa e o dragão desaparecer amanhã (p é Verdadeira), logo q é falsa (3ª linha da tabela-verdade): Aladim não beijou a princesa ontem. Resposta: NÃO
  2. Se a afirmação do mago é verdadeira e o dragão desaparecer amanhã (p é Verdadeira), logo q é verdadeira (1ª linha da tabela-verdade): Aladim beijou a princesa ontem. Resposta: SIM
  3. Se a afirmação do mago é falsa e se Aladim não beijou a princesa ontem (q é Falsa), logo p é verdadeira (2ª linha da tabela-verdade): O dragão desaparecerá amanhã. Resposta: SIM

 

Gabarito: Letra D

* * * * * * * * * * *

 

E então? O que acharam desta questão? Espero que tenham gostado…  :))

Se você quiser, junte-se a nós! Já estão no ar nossos Cursos preparatórios para os concursos de Auditor e Analista da Receita Federal:

Curso de AFRFB 2015: clique aqui

Curso de ATRFB 2015: clique aqui

 

Espero vocês em um de nossos cursos! A chave para o sucesso é a preparação com antecedência!

Grande Abraço!

Felipe Lessa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.